26 novembro, 2012

O homem preparado para reinar.

Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste  (Sl 8:4-5)

Gn 2:7; Mt 4:15-17; Jo 20:22; Ef 4:12; 1 Jo 5:19

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe 

Ao criar o homem, Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e ele passou a ser alma vivente (Gn 2:7). A intenção de Deus é que o homem seja preenchido com a vida divina em todo o seu ser: espírito, alma e corpo (Jo 20:22); assim, estará preparado para governar o mundo que há de vir, juntamente com Cristo.
 
A primeira criação era governada por anjos, seres que não possuíam a vida de Deus. O arcanjo Lúcifer, líder deles, se orgulhou e se corrompeu, rebelando-se contra Deus e dando causa à degradação do mundo criado. O mundo em que vivemos hoje está sob a influência maligna do inimigo de Deus (1 Jo 5:19). Diante disso, Deus, em Sua obra de trazer Seu reino à terra, não mais confiará o governo aos anjos, e sim ao homem. Mas para que este esteja apto a governar com Cristo, sua alma precisa ser ganha pela vida de Deus.
 
A alma humana tem grande importância para Deus, pois é um recipiente criado para conter Sua mente, emoção e vontade. Infelizmente, a alma humana perdeu sua função original ao adquirir vida própria quando Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. A partir de então, ela se tornou autônoma e independente de Deus, e o ser humano passou a ser guiado pelo que chamamos de vida da alma. Graças a Deus, o Senhor Jesus indicou que o caminho para que a alma do homem retorne à sua condição normal é o arrependimento; sempre que nos arrependemos, estamos negando a nós mesmos e cedendo espaço para a vida divina nos governar.
 
Tendo isso em vista, o Senhor Jesus iniciou Seu ministério terreno, chamando as pessoas ao arrependimento. Ele, como Rei do reino dos céus, já estava entre os homens, por isso anunciou que o reino estava próximo. Nessa ocasião, o Senhor convocou vários discípulos para cooperar Consigo, aos quais transmitiu o encargo de trazer o reino dos céus à terra. O Senhor tinha grande esperança de que eles assumissem a função de cooperadores no reino e que também fossem fiéis em propagar o evangelho do reino. Essa mesma expectativa também está depositada em nós. Hoje, Deus está trabalhando continuamente para encher todas as partes da nossa alma com a vida divina. Por misericórdia, Ele ainda está aguardando que nos preparemos para o reino.
 
O ministério do Senhor Jesus começou na região da Galileia, onde Ele veio como uma grande luz para aqueles que jaziam em trevas (Mt 4:15-16). Ali o Senhor iluminou o maior número de pessoas possível, anunciando o reino dos céus e mostrando a necessidade de arrependimento. Anteriormente, João Batista já havia feito isso. O Senhor revelou que fomos salvos para entrar no reino e dele participar. Já temos o Espírito de Deus habitando nosso espírito humano, mas, para reinar, ainda precisamos que nossa alma seja preenchida com a vida divina e sejamos aperfeiçoados (Ef 4:12).




Escrito por Dong Yu Lan