29 dezembro, 2011

A proximidade do reino dos céus

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4:19)Mt 3:2; 4:17-22; 10:7; 16:18; 24:14; Hb 2:5

O Senhor Jesus começou a pregar a palavra de Deus dizendo: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mt 4:17). Isso mostra que o principal encargo do Senhor era levar os homens para dentro do reino dos céus, e a primeira condição para nosso ingresso nesse reino é o arrependimento.
O arrependimento nos prepara para a manifestação do reino do Senhor, pois, ao nos arrependermos, colocamos nossa alma a serviço do Espírito, debaixo de Seu governo, ganhando, com isso, vida e paz. É dessa forma que o reino de Deus está em nosso meio (Lc 17:21). Se, por outro lado, deixamos nossa mente vagueando na carne, o resultado será morte espiritual e desqualificação para entrar no reino (Rm 8:6). Devemos nos preparar para reinar no mundo que há de vir, pois aquele reino será entregue aos homens para que o governem (Hb 2:5).

O livro de Mateus fala sobretudo a respeito do reino dos céus (3:2; 4:17; 10:7). Sua importância é tão grande que nele nos é revelado que, quando o evangelho do reino for pregado em toda a terra habitada, o Senhor Jesus virá segunda vez (24:14).

O Senhor não principiou a pregação do evangelho pelas grandes cidades como Jerusalém, porque sabia que, em lugares assim, a Palavra não receberia aceitação. Por esse motivo, o Senhor foi para junto do mar da Galileia, onde também convocou alguns para pregar o evangelho juntamente com Ele. É o que lemos em Mateus 4:18-22: "Caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-Ihes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram".

Esses fatos nos mostram que, para seguir o Senhor, não precisamos ter um alto grau de conhecimento ou cultura, mas sim negar a nós mesmos e permitir que a Palavra que procede da boca de Deus habite em nós e de nosso interior flua para alcançar outros. Que atendamos ao chamamento do Senhor hoje, colocando nossa mente sob o governo do Espírito e nos preparando para, um dia, reinarmos com Ele!