02 maio, 2012

Os oito passos do evangelho da graça.

Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (1 Co 6:11)




Rm 3:23-24



Segundo a Palavra de Deus, podemos dizer que o evangelho da graça inclui oito passos, oito etapas. A maior parte dessas etapas, que tratam da nossa experiência de salvação, está descrita em Romanos.
O primeiro passo diz respeito a sermos iluminados. Antes, nós vivíamos nas trevas, pecávamos e não sabíamos. Quando a luz do Senhor nos alcançou, nós percebemos que estávamos nas trevas e conseguimos ver nossos pecados. Aleluia! Por meio da luz, o pecado é exposto, então podemos ver com clareza aquilo que não víamos antes (At 26:18).
O segundo passo é confessar os pecados. Debaixo da luz do Senhor, vemos nossa condição e podemos declarar: “Senhor, obrigado! Eu não sabia que eu era um pecador. Agora que o Senhor me iluminou, posso ver que sou pecador, posso ver a minha situação, tantos pecados em mim” (cf. Rm 3:23). Quando confessamos, temos Seu perdão.
O terceiro passo é, então, o arrependimento. Uma vez confessados os pecados cometidos outrora, nossa atitude deve ser arrepender-nos (2:4). Depois do arrependimento, nós tomamos o sangue de Jesus que “nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7b). Todo registro dos pecados cometidos antes de crermos em Jesus é cancelado.
Uma vez purificados, somos justificados “gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3:24), isto é, tornamo-nos justos diante de Deus, pois estamos de acordo com Sua justiça. Por sermos justificados, já não somos mais pecadores, nós somos santificados (1 Co 6:11). Aleluia! Por causa disso, podemos agora estar reconciliados com Deus e ser regenerados, ganhar a vida divina.
Os últimos passos, portanto, são: purificação, justificação, santificação, reconciliação e vida. Assim, vemos que o evangelho da graça começa com a iluminação de nossa condição como pecadores e termina na regeneração, quando ganhamos uma nova vida. Embora esses passos pareçam descrever uma caminhada, podemos experimentar todos eles de uma só vez quando invocamos o nome do Senhor! Aleluia! Você quer ter essa experiência? Então invoque e seja salvo: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Amém!




Pela graça somos salvos!

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus        (2 Co 5:21). Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2:8)


Sl 22:6-9, 12-18; Rm 5:1, 17-18; Gl 1:3-4a



O Senhor Jesus foi crucificado para nos salvar dos nossos pecados. A Palavra afirma que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Portanto, uma vez que somos pecadores, cometemos pecados, nós deveríamos morrer, mas foi o Senhor que recebeu o castigo em nosso lugar e cumpriu as justas exigências de Deus por nós (2 Co 5:14, 21).
Sua morte foi extremamente dolorosa. Ele foi pendurado no madeiro, fixado na cruz com cravos nas mãos e nos pés, e ainda Lhe puseram uma coroa de espinhos na cabeça. No auge de Sua dor, quando não mais podia aguentar tanto sofrimento, disse: “Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19:28b-30).
O Senhor sofreu por nossa causa. Por isso, quando nos referimos à Sua morte redentora, jamais deveríamos falar de maneira leviana. Na verdade, devemos lembrar que nós é que deveríamos sofrer ali, na cruz, porque nós temos pecados, e não o Senhor! Mas Ele, por Sua infinita misericórdia, pagou alto preço por nós. Esvaziando-Se, Ele se humilhou, como servo, e foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2:7-8). Todo esse sofrimento, Ele passou por nos amar.
Louvado seja o Senhor! Quanta graça! Por isso nós falamos do evangelho da graça. Por Sua graça o Senhor Jesus morreu por nós, derramou Seu sangue, nos purificou de todos os pecados e nos salvou (Ef 2:8).
Sabemos que, sem derramamento de sangue, não há perdão de pecados (Hb 9:22). Por nos amar, Ele morreu derramando Seu sangue para nos justificar diante de Deus Pai (Rm 6:23; 5:9). Quanto a nós, ao ouvir o evangelho, cremos em Sua morte redentora e fomos justificados pela fé. Recebemos Jesus como nosso Salvador e, por meio Dele, somos salvos, recebemos o perdão dos nossos pecados, nos reconciliamos e temos paz com Deus.
Esse evangelho, essas boas-novas da graça de Deus, já chegou a nós, e nós o recebemos. Agora já nenhuma condenação pesa sobre nós, que estamos em Cristo (Rm 8:1). Mesmo que eventualmente ainda pequemos, temos a eficácia do sangue derramado pelo Senhor que, uma vez por todas, resolveu o problema dos nossos pecados perante Deus (1 Jo 2:1-2). Louvado seja o Senhor!