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02 setembro, 2012
Refletindo...
Pequena Chave Bíblica da Restauração.
A Igreja como o Corpo de Cristo, a obra prima de Deus e o Novo Homem.
Aspectos da Igreja: a Igreja é o Corpo de Cristo - Ef 1:22-23; 1Co 12:12; Cl 3:11.
É a obra prima de Deus - Ef 2: 1-10.
É o novo Homem - Ef 2:10; 4: 24; Cl 3:10-11
Aspectos da Igreja: a Igreja é o Corpo de Cristo - Ef 1:22-23; 1Co 12:12; Cl 3:11.
É a obra prima de Deus - Ef 2: 1-10.
É o novo Homem - Ef 2:10; 4: 24; Cl 3:10-11
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Para Meditar...
Chamados para promover a fé.
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1:1)
Mt 10:1-7; 1 Tm 1:3-4; Hb 3:1
Muitos discípulos seguiam o Senhor Jesus durante Seu ministério. Dentre esses Ele escolheu doze, depois de ter se retirado no monte e passado a noite orando a Deus (Lc 6:12). Deu-lhes também o nome de apóstolos (v. 13) e os enviou para pregar o evangelho do reino dos céus (Mt 10:1-7). A palavra apóstolo vem do grego e quer dizer enviado. Os apóstolos são enviados por Deus para a pregação do evangelho, para promover a Fé¹.
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1:1)
Mt 10:1-7; 1 Tm 1:3-4; Hb 3:1
Muitos discípulos seguiam o Senhor Jesus durante Seu ministério. Dentre esses Ele escolheu doze, depois de ter se retirado no monte e passado a noite orando a Deus (Lc 6:12). Deu-lhes também o nome de apóstolos (v. 13) e os enviou para pregar o evangelho do reino dos céus (Mt 10:1-7). A palavra apóstolo vem do grego e quer dizer enviado. Os apóstolos são enviados por Deus para a pregação do evangelho, para promover a Fé¹.
Hoje, a fim de fazer a obra do
Senhor com mais efetividade, enviamos irmãos para o CEAPE (Centro de
Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho), onde têm a oportunidade de ser
aperfeiçoados como colportores. Esses irmãos, depois de passarem pelo
aperfeiçoamento, pregam o evangelho do reino por meio dos livros. O objetivo
principal é levar as pessoas à Fé.
Outro item do mover do Senhor
para pregar o evangelho do reino é o espaço que denominamos bookafé, cujo
significado é livro que promove a Fé, ou livro que leva a pessoa à
Fé.
A palavra "Fé" se refere à
economia de Deus no Novo Testamento, como Paulo nos mostra ao longo do capítulo
1 do livro de Efésios. O apóstolo nos apresenta o Deus Triúno e a obra do Pai, a
obra do Filho e a obra do Espírito. A obra do Deus Triúno visa infundir Sua
própria pessoa em nosso interior até saturar nosso espírito, alma e corpo com
Ele mesmo. Juntando essa porção da Palavra com a passagem de 1 Timóteo, fica
claro que o objetivo de Deus é infundir Sua economia - a Fé objetiva - em nossa
fé subjetiva (1 Tm 1:3-4). Daí a importância do bookafé e da
colportagem.
Precisamos de irmãos
aperfeiçoados que saibam divulgar os livros. Assim a economia neotestamentária
de Deus será apresentada para as pessoas. O colportor pode ser comparado ao sumo
sacerdote do Antigo Testamento e ao apóstolo do Novo Testamento, pois ele leva
as pessoas até Deus, é um enviado de Deus. O Senhor Jesus é tanto Apóstolo como
Sumo Sacerdote (Hb 3:1).
Nossa responsabilidade é cada
vez maior. Ultimamente Deus também nos incumbiu de pregar o evangelho do reino
na Europa, África e América Central. Ele precisa de mais pessoas para suprir a
necessidade de Sua obra nesses países. Por isso mais irmãos devem ingressar no
CEAPE para se tornar colportores. Dessa forma, será pregado o "evangelho do
reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim"
(Mt 24:14). Louvado seja o Senhor!
¹A Bíblia fala de fé, que é
uma disposição que existe dentro de nós para crer em Deus, crer em Suas
promessas, e alguns podem ter fé maior que outros, como vemos nestes versículos:
"Por que sois tímidos, homens de pequena fé?" (Mt 8:26); "Ajuda-me na minha
falta de fé!" (Mc 9:24); e "Admirou-se Jesus dele e [ ... ] disse: Afirmo-vos
que nem mesmo em Israel achei fé como esta" (Lc 7:9). Existe também a Fé, que se
refere àquilo em que cremos, que é o aspecto objetivo da fé, ou seja, são todos
os itens que compõem os ensinamentos revelados pelos apóstolos e que nos
apresentam o plano de Deus e Seu arranjo para se dispensar ao homem. Para
facilitar a compreensão do leitor, optamos por escrever fé, com inicial
minúscula, quando nos referimos à nossa capacidade subjetiva de crer, e a Fé,
com inicial maiúscula, para falar da fé objetiva, que é depositada dentro de nós
à medida que cremos na Palavra e a praticamos.
Progredir cada vez mais.
Reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 1:5-8)
Jo 21:22-23; 1 Co 10:13; Hb 4:15; 9:28; 1 Jo 2:5; Ap 1:10
Por meio da obra redentora de Cristo, recebemos a natureza divina. Agora todos os atributos de Deus podem ser trabalhados em nossa natureza humana, tornando-nos cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus e levando-nos anelar o padrão de Seu viver humano.
Além disso, por ter vivido como homem, o Senhor pode compadecer-se de nossas fraquezas (Hb 4:15), pois Ele conhece as nossas limitações (1 Co 10:13). Assim Ele nos fortalece e nos concede Sua graça, que nos capacita a negarmos a nós mesmos para segui-Lo.
No passado vimos que Moisés não pôde entrar na boa terra de Canaã por causa de uma única falha que cometeu. Ele feriu a rocha pela segunda vez. Como aquela rocha representa Cristo, e Ele não pode ser ferido uma segunda vez (1 Co 10:4; Hb 9:28), a atitude de Moisés não foi perdoada. Mas nós, na atual dispensação, fomos abençoados pelo sacrifício do Senhor Jesus Cristo e podemos nos arrepender, clamando por Seu sangue que possui eficácia eterna (Hb 9:14; 1 Jo 1:7).
Todas as vezes que nos arrependemos genuinamente, o Senhor se acrescenta a nós como vida, elevando nossa humanidade. Assim, passamos a participar da natureza divina. Nossa necessidade hoje é reunirmos toda nossa diligência e progredirmos do amor fraternal ao amor ágape, perseverando em viver segundo o ministério ulterior de João, enfatizando a prática de invocar o nome do Senhor, de guardar a Sua palavra e de negar a vida da alma.
Hoje podemos fazer parte do ministério de João, que é o ministério de Espírito e vida. Todos podem ser aperfeiçoados para aperfeiçoar os santos para a obra do Senhor por meio destes três pontos: invocar o nome do Senhor, guardar a Palavra e negar a vida da alma.
Mantendo-nos nesse fluir da vida, exercitando-nos na piedade, iremos gradualmente progredir em nossa experiência, até o ponto de alcançarmos o nível do amor ágape, quando a plenitude de Deus em nós nos capacita a amar todas as pessoas, assim como Ele as ama.
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