28 novembro, 2012

Autoridade para perdoar pecados e curar doenças.

Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Vendo isso as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens  (Mt 9:6, 8)

Mt 6:9-10; 8:16
Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe 

Como Rei do reino dos céus, o Senhor Jesus realizou muitos milagres e curas entre o povo. Apenas com Sua Palavra, Ele expeliu espíritos imundos e curou todas as pessoas que estavam doentes (Mt 8:16). Além disso, o Senhor acalmou uma tempestade, ordenando que o vento cessasse. Após a cura de um paralítico na cidade de Cafarnaum, Ele chamou Mateus para segui-Lo.
 
O chamamento do Senhor incluía pessoas incultas como pescadores galileus. Estes certamente eram úteis para cooperar com o Senhor, de acordo com a capacidade de cada um. Porém, para falar acerca do reino dos céus, o Senhor precisava de alguém como Mateus, um coletor de impostos. Provavelmente Mateus tinha a formação necessária para entender o funcionamento da administração de um reino, de sorte que o seu chamamento pelo Senhor tinha um objetivo específico: que ele registrasse em seu evangelho as coisas concernentes ao reino de Deus.
 
Os registros que constam nos evangelhos de Marcos e Lucas mostram a obra do Senhor e Seus atos como Servo e Homem, respectivamente, mas o registro feito por Mateus em seu evangelho indica que a intenção do Senhor é estabelecer Seu reino na terra. Ele é mostrado como o Rei do reino dos céus. Portanto a ênfase dada por Mateus para os acontecimentos que envolveram o Senhor Jesus é especial quanto ao reino e diferenciada dos demais evangelistas.
 
Por meio do Evangelho de Mateus, percebemos que o reino dos céus é uma esfera governada pela autoridade de Deus, onde o nome do Senhor é santificado e Sua vontade é feita (6:9-10). Esse evangelho relata que o Senhor tinha autoridade para realizar muitas coisas, tais como curar enfermos, expulsar demônios, perdoar pecados e ordenar que o vento e o mar se acalmassem. O Senhor também ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas. Além disso, Mateus registrou que Ele concedeu essa mesma autoridade aos discípulos que enviou.
 
Portanto devemos atentar para a prática das palavras registradas nos capítulos 5, 6 e 7 desse livro. Tenhamos em mente que Deus deseja utilizar cada um de nós como servos, conforme a capacidade de cada um. Aquilo que temos e somos, deve ser colocado a serviço do Senhor, o que nos tornará úteis em Seu reino.



Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan