09 janeiro, 2012

Esvaziar-se para entrar no reino

Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tomando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou (Fp 2:6-8a)
Mt 5:1-3; 16:24; Jo 12:31; 2 Co 4:4

Depois de ser batizado e ungido pelo Espírito, Jesus deu início a Seu ministério na terra pregando: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mt 4:17). Para que essas palavras fossem compreendidas, Ele tinha de ensinar Seus discípulos a respeito do reino dos céus, mostrando-lhes como deve ser a condição daqueles que entrarão no reino: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-Ias" (5:1-2). Jesus não dirigiu a palavra à multidão ali presente, mas a Seus discípulos, porque contava com eles para que o evangelho do reino dos céus fosse pregado.
Sempre se considerou Mateus 5:3-13 apenas como as nove bem-aventuranças, mas essa passagem descreve, na verdade, como deve ser o viver daqueles que, um dia, participarão do reino dos céus. O primeiro item diz respeito a ser pobre em espírito: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus" (v. 3 - VRC). Ser pobre em espírito está relacionado a esvaziar-se, a negar a vida da alma.

O Senhor nos mostrou que, para entrar no reino dos céus, temos de passar pela etapa da igreja. A igreja foi revelada em Mateus 16:18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". No versículo 24, Ele diz como se deve viver na igreja: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me".

Ao longo desses anos, o falar do Senhor deixou evidente que, para vivermos a vida da igreja, é essencial negar a vida da alma. Jesus diz que são "bem-aventurados", benditos, felizes os que se esvaziam, que negam a vida da alma para entrar no reino, pois o reino dos céus pertencerá àqueles que são humildes de espírito. Entretanto, se alguém preservar sua vida da alma, o reino dos céus não lhe será garantido. É por esse motivo que, nesses últimos tempos, o Senhor nos tem falado muito sobre negar nossa vida da alma. Agora vemos que Mateus 16 também nos apresenta a condição para entrar no reino vindouro: ser uma pessoa que se esvazia no espírito.

Devemos ter clareza acerca deste assunto: para sermos governantes no mundo que há de vir, precisamos dia a dia negar a vida da alma. Se praticarmos isso, o Senhor, quando voltar, nos estabelecerá no governo do reino dos céus.

Existem mais de duzentas nações atualmente, e todas estão debaixo da influência do príncipe deste mundo, que é Satanás (Jo 12:31; 2 Co 4:4). Mas, se cumprirmos os requisitos de Deus, o reino vindouro será entregue a nós. Precisamos ser pessoas esvaziadas no espírito, que negam a vida da alma para a vida de Deus crescer; desse modo, o reino vindouro será nosso. Louvado seja o Senhor!

Vamos despertar, pois vem chegando o dia!

E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia (Rm 13:11-12a)
Mt 25:30; 1 Jo 3:1-2; Ap 20:6; 22:14

Hoje vivemos na era da igreja. Depois dela, virá o reino milenar, e somente depois a nova Jerusalém descerá dos céus. Todos os regenerados pela vida divina entrarão na nova Jerusalém (Ap 22:14). Nela Deus estará totalmente mesclado conosco; seremos semelhantes a Ele em vida e natureza (1 Jo 3:1-2). Entretanto, entre a era atual e a descida da nova Jerusalém, haverá um período de mil anos, durante os quais os crentes vencedores reinarão com Cristo (Ap 20:6). Estes são os que, nesta era, negaram sua vida da alma e deixaram a vida divina crescer em seu interior.
Por outro lado, os que permaneceram infantis espiritualmente, não amadureceram na vida de Deus, esses serão postos num lugar de disciplina para que se tornem maduros "à força". Assim como algumas frutas verdes necessitam ficar numa estufa para amadurecer, os crentes imaturos ficarão apartados da glória do reino e sofrerão muito com isso. Essa será a oportunidade de amadurecimento que Deus dará para aqueles que não querem buscar a Deus nesta era e se deixam governar apenas por sua mente, vontade e emoção. O Senhor os colocará num lugar fora da glória, durante o milênio, a fim de que amadureçam (Mt 25:30).

Não será fácil sofrer por mil anos; então, por que não negar a vida da alma agora? A manifestação do reino dos céus ainda não chegou, mas está bem próxima. Vamos despertar, pois vem chegando o Dia (Rm 13:11-12)! Aproveitemos, portanto, o tempo que nos resta para nos arrepender e negar a nós mesmos.

Já de início Mateus 5 diz que os humildes de espírito vão herdar o reino dos céus. O que demonstra que uma pessoa é humilde de espírito é o fato de ela diariamente se esvaziar de si mesma negando a vida da alma. Aqueles que são humildes estão sempre permitindo que sua mente seja renovada, colocando-a no espírito (Rm 12:2; 8:4-6). Podemos dizer então que bem-aventurados são os que se esvaziam da vida da alma, porque deles é o reino dos céus!