09 fevereiro, 2013

A revelação do ministério do Novo Testamento.

Fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas (Ef 3:7-9)

 
 
At 9:1-2, 14; 13:43; 22:3; 23:6; Rm 10:9-13; 1 Co 1:2; 16:5; Gl 3:2-3
 
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Apesar da perseguição deflagrada contra a igreja em Jerusalém, descrita em Atos 8, os doze apóstolos permaneceram naquela cidade. Contudo eles já não podiam publicamente invocar o nome do Senhor Jesus e, por essa razão, não puderam continuar desempenhando o ministério que haviam recebido. Por isso Deus teve de transferir o ministério de invocar Seu nome para Paulo, que nesse tempo ainda era chamado Saulo.

Ele era um jovem cheio de capacidade, pois se avantajava aos demais de sua idade (Gl 1:14). Além disso, ele era um fariseu (At 23:6), instruído por Gamaliel em toda lei judaica (22:3). Ele era o principal perseguidor da igreja em Jerusalém. Tamanho era seu destaque que o sumo sacerdote deu-lhe autorização para prender todos os que invocassem o nome do Senhor (9:1-2, 14).

Porém, no caminho para Damasco, o Senhor Jesus lhe apareceu, e, a partir desse momento, a vida de Saulo mudou completamente; de perseguidor da igreja ele passou a ser um ministro de Cristo.

Assim como Deus revelou o ministério do Antigo Testamento para Moisés, durante quarenta dias e quarenta noites, semelhantemente o Senhor equipou Paulo com a revelação completa do ministério neotestamentário (2 Co 12:1-4). O desejo de Deus era que Paulo transmitisse esses ensinamentos para as igrejas (Ef 3:7-9).

Em suas primeiras viagens, Paulo foi acompanhado por Barnabé e João Marcos. Tendo passado por muitos lugares, eles ensinavam os irmãos a perseverar na graça de Deus (At 13:43). Eles foram perseguidos e maltratados, mas prosseguiam anunciando o evangelho por onde passavam; não davam ênfase para estruturas ou edificações humanas, tampouco ensinavam os irmãos a preocuparem-se com isso. Reuniam-se de casa em casa e levavam as pessoas em todo lugar a invocar o nome do Senhor (1 Co 1:2; Rm 10:9-13; 16:5). Era dessa maneira que Paulo conduzia as pessoas ao Espírito (Gl 3:2-3), para viverem a vida da igreja. Aleluia! Que essa também seja a nossa prática.








Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



 www.radioarvoredavida.net

A maneira de edificar o Corpo de Cristo.


Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4:15-16)

 
At 2:21, 42-47; 4:4, 12, 32-33; Ef 4:11-12

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Em Atos 2, no dia de Pentecostes, os discípulos do Senhor estavam reunidos em Jerusalém, quando todos ficaram cheios do Espírito de poder e lhes foi dada a autoridade de falar a Palavra. Naquele dia o apóstolo Pedro usou a profecia de Joel sobre os últimos dias e mostrou que, para serem salvos, eles precisavam invocar o nome do Senhor (v. 21). A partir daquele dia, os apóstolos receberam o ministério de invocar o nome do Senhor, e, por terem observado fielmente as palavras do Senhor Jesus, três mil pessoas foram batizadas em um só dia. Todos os que creram estavam juntos e diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo (vs. 42-47). Dessa maneira mais pessoas eram salvas, totalizando, em poucos dias, quase cinco mil homens (4:4), sem contar mulheres, crianças e velhos.

Por meio do nome do Senhor Jesus muitos milagres aconteceram, e havia no meio dos irmãos um só coração e uma só alma, a ponto de ninguém considerar exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía. Mesmo sendo perseguidos pelo judaísmo, com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (vs. 12, 32-33). Assim, crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres. Desse modo, a igreja em Jerusalém teve um início normal, com milhares de irmãos que invocavam o nome do Senhor. Essa é a prática da vida da igreja revelada pelo Senhor em Mateus 16, pois, por meio de invocar Seu nome, estamos no Espírito e podemos seguir o Senhor.

Com o passar do tempo os homens foram adaptando a prática do viver da igreja às suas preferências e escolhas. Por causa disso, muitos cristãos pensam que a igreja é um conjunto de formas, doutrinas e templos físicos. Mas a revelação do Senhor da realidade da igreja não se relaciona com templos físicos construídos pelo homem, tampouco com doutrinas e tradições humanas, mas com um viver diário de seguir o Senhor (Mt 16:18, 24).

Ao lermos Efésios 4:11-12 vemos a maneira como o Senhor edifica Sua igreja: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo”.

Deus confiou a um grupo de servos a responsabilidade de aperfeiçoar os demais membros do Corpo de Cristo para obra do ministério, ou seja, para o exercício de suas funções. Embora o Senhor tenha designado alguns servos para aperfeiçoar os outros membros, Ele concedeu dons a todos nós para que os usemos na edificação da igreja. Por isso todos os membros devem funcionar, sendo auxiliados por aqueles que foram designados por Deus para esse propósito. Assim vemos que a função dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres nunca pode substituir o desempenho do serviço dos outros irmãos.

Esse é a realidade prática da vida igreja, onde somos aperfeiçoados para servirmos na edificação do Corpo de Cristo em nosso viver familiar, social bem como em nossas reuniões. Em todo lugar podemos viver essa realidade prática, invocando o nome do Senhor, negando a nós mesmos e guardando Sua palavra.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan



 


Cumprir fielmente a comissão de Deus.

Pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12:3)

 
 
Mt 3:16-17; Jo 1:32-33; At 13:24-25
 

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Vida Para Todos, Bookafe, Ceape
 
O ministério neotestamentário está totalmente relacionado à pessoa do Senhor Jesus, pois foi estabelecido por Ele mesmo. Pelo fato de tê-lo cumprido fielmente, segundo a vontade do Pai, o Senhor Jesus foi o único considerado digno por Deus de abrir o livro e seus sete selos; Ele é o Leão da tribo de Judá e a Raiz de Davi (Ap 5:5).

O Senhor Jesus é o primeiro ministro do Novo Testamento. Apesar de João Batista tê-Lo precedido, ele apenas preparou o caminho para o Senhor, propagando o fim da dispensação da era lei. Por isso João, ao anunciar o evangelho, dizia: “Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus!”. Assim, todo aquele que recebe as palavras dessa pregação deve estar preparado para a chegada do reino dos céus.

Agradecemos ao Senhor por termos recebido o evangelho do reino. Por meio de Sua vida em nós, podemos praticar e viver a realidade desse evangelho. Isso nos faz crescer em vida, enchendo-nos do Espírito, para que, por fim, estejamos aptos para entrar na glória do reino vindouro.

Precisamos sempre nos recordar da experiência de João Batista. Embora tenha iniciado bem seu ministério, preparando o caminho para o Senhor, após batizá-Lo, ele deveria tornar-se um discípulo de Cristo. Ele testemunhou o Espírito Santo descer sobre Jesus em forma de pomba, e ouviu uma voz dos céus que dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:16-17; Jo 1:32-33).

A lição que podemos extrair disso é que devemos fazer unicamente a vontade do Senhor, cumprindo a comissão designada a nós, não fazendo nada além do que Ele determinou e não pensar de nós mesmos nada além do que convém (Rm 12:3). João Batista sabia que deveria somente preparar o caminho para o Senhor (Jo 1:23), e seu ministério deveria ter sido concluído quando o Senhor Jesus iniciou Seu próprio ministério terreno (At 13:24-25). Contudo ele permaneceu com seu ministério particular e seu discipulado, escolhendo não seguir o Senhor Jesus.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós, a fim de que nunca nos esqueçamos da comissão que nos foi confiada. Devemos aprender a fazer todas as coisas exclusivamente segundo a vontade do Senhor. Sejamos fiéis à Sua vontade seguindo-O e deixando de lado nossas escolhas e preferências. Amém.
 





Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


 


O ministério de invocar o nome do Senhor.

Ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo (1 Co 12:3b).
 
Deus o exaltou [Jesus] sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2:9-11)

 
 
Gn 4:26; Sl 56:9; Jo 7:38-39; Rm 10:11, 13
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape,
 
No início da vida da igreja, não apenas os apóstolos tinham como característica ajudar as pessoas a invocar o nome do Senhor para serem salvas (At 2:21, 38; 3:6; 4:10-12; 5:28; 7:49), mas o ministério do apóstolo Paulo também foi marcado com essa característica. Paulo recebeu essa comissão e desempenhou seu ministério (9:15-16, 27-28; Rm 10:12-13; 1 Co 2:2; 12:3; Fp 2:8-9; 2 Tm 2:22).

Graças a Deus, até hoje nós permanecemos invocando o nome do Senhor, e por meio disso, somos conduzidos ao espírito e entramos em comunhão com Deus. Embora, em princípio, essa prática possa nos parecer mecânica em alguns momentos, devemos prosseguir invocando o nome do Senhor de coração, pois em algum momento "tocaremos" a vida de Deus.

Posso testificar que o nome do Senhor nos traz o acréscimo da vida de Deus. Isso tem acontecido desde o início da obra do ministério nas igrejas da América do Sul, por mais de quarenta anos. No passado, levamos um grupo de jovens de Ribeirão Preto a invocar o nome do Senhor e eles perceberam que essa prática os ajudava a ganhar mais da vida de Deus. Como permaneceram invocando o nome do Senhor, a vida divina cresceu visivelmente neles.

Invocar o nome do Senhor possibilita o fluir da vida de Deus de maneira mais eficiente do que quando só transmitimos ensinamentos (Gn 4:26; Sl 56:9; Jo 7:38-39). O Senhor é a origem de tudo, por isso nós invocamos o Seu nome. Quando praticamos isso, ganhamos a vida de Deus e também somos enchidos com Seu amor para amarmos os irmãos e aqueles a quem pregamos o evangelho. Graças a Deus, nos foi confiado o ministério de invocar o nome do Senhor Jesus. Vamos prosseguir praticando esse ministério para desfrutarmos de todas as riquezas do Senhor (Rm 10:12)!







Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


 


Guardar a pura Palavra de Deus.

Lançai fora o velho fennento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento  (1 Co 5:7a).
 
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tg 1:21)

 
 
Êx 12:8; Mt 13:33; 16:12, 18-23; At 2:42-47; Ef 4:12; Ap 3:8

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Para praticarmos o ministério neotestamentário, além de nos arrepender, precisamos invocar o nome do Senhor e guardar Sua Palavra (Ap 3:8). Durante a história da igreja, houve períodos em que se perdeu a prática de invocar o nome do Senhor. A Palavra de Deus também foi misturada a ensinamentos de homens, conforme descreve a parábola de Mateus 13:33. As três medidas farinha, que representam a Palavra de Deus, receberam uma parte de fermento, que representa os ensinamentos dos homens.

No Antigo Testamento, foi ordenado ao povo de Israel que se alimentasse de pães asmos, isto é, sem fermento (Êx 12:8). No Novo Testamento, o Senhor continua nos admoestando a nos acautelarmos do fermento, não de pães, mas sim do que se refere aos ensinamentos tradicionais e religiosos.

Em Mateus 16 o Senhor Jesus faz uma importante advertência acerca da doutrina dos fariseus e saduceus nos versículos que antecedem a revelação da igreja. Devemos dar atenção ao versículo 12, porque ele nos direciona a compreender os versículos seguintes. O Senhor nos exorta a rejeitar os ensinamentos que não se originam da pura Palavra de Deus.

Quando, no versículo 18, o Senhor fala que edificará a Sua igreja, Ele não está se referindo a uma instituição, organização hierárquica ou prédio. Antes, Ele se refere ao Seu Corpo. Antigamente, achávamos que a igreja era o local de reuniões. Porém, conforme lemos em Efésios 4:12, a edificação da igreja é a edificação do Corpo de Cristo; para isso, o que importa é o acréscimo da vida de Deus, não formas exteriores ou doutrinas.

Por melhores que sejam nossas opiniões ou experiências, não devemos enfatizá-las em detrimento do encargo do Senhor, porque, dessa forma, elas se tornarão uma mistura de "fermento" que nos desvia da pura Palavra de Deus. Noutras palavras, devemos negar a vida da alma, não somente no seu aspecto mau, mas também no aspecto bom (Mt 16:22-23).

No versículo 18, o Senhor menciona a autoridade da igreja. Essa autoridade não é institucional, mas está relacionada com as chaves do reino dos céus, concedidas a quem nega a vida da alma e cresce na vida divina. O próprio Senhor abrirá a porta do reino dos céus a quem nega a si mesmo. Por outro lado, se não negamos a vida da alma, impedimos o crescimento da vida divina, e a porta do reino ficará fechada para nós.

Nesse contexto, a vida da igreja não é uma organização baseada em um ensinamento, mas um viver prático. Foi dessa maneira que a igreja se iniciou em Jerusalém. Os primeiros cristãos invocavam o nome do Senhor e partiam o pão de casa em casa, tendo comunhão na Palavra de Deus e perseverando em oração (At 2:42-47). Nós também devemos permanecer invocando o nome do Senhor e apascentando uns aos outros, na prática do amor fraternal. Além disso, devemos apascentar e alimentar nossos conservos, não com o pão levedado de fermento, mas com a genuína Palavra de Deus.






Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan

 
 


A necessidade de arrependimento.

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1:14-15).
 
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam (At 17:30)

 
 
Rm 8:4-11; 12:2
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
Desde João Batista, que pregava o arrependimento para o batismo com água, Deus tem buscado preparar Seu povo para o reino dos céus. Essa preparação ocorre pelo arrependimento que, na prática, significa renunciarmos a vida da alma, esvaziando-nos do velho homem e seus conceitos. No Evangelho de Mateus, vemos que o Senhor pregou o arrependimento e levou Seus discípulos a fazerem o mesmo.

O arrependimento não é apenas uma mudança de mente, pois pela prática atestamos que seu significado é mais profundo. Arrepender-se é esvaziar-se a fim de negar a vida da alma. Essa operação não ocorre apenas na mente, mas em toda a nossa alma, que é composta de mente, vontade e emoção. Em Romanos 8:10-11, vemos que, quando recebemos Cristo, nosso espírito ganha vida e até mesmo nosso corpo mortal ganhará vida, por meio do Seu Espírito, que em nós habita. Isso significa que nascemos de novo, nascemos do Espírito e nos tornamos filhos de Deus. Além disso, no versículo 6, lemos que a alma também obtém vida e paz, quando inclinada para o Espírito. Nesse contexto, os itens mais importantes são Espírito e vida.

A mudança de mente a que se refere o arrependimento não é sermos convencidos de um ponto de vista diferente do nosso, mas sim termos a mente transformada pela vida de Deus. Em Romanos 12:2, Paulo nos mostra como ocorre a transformação da alma: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Isso significa que, pela vida de Deus, somos renovados em nosso entendimento, não nos deixamos ser influenciados pela vida da alma, mas sempre buscamos negá-Ia, a fim de nos prepararmos para o reino.

Ainda hoje devemos reconhecer que não estamos preparados para a manifestação do reino dos céus, porque ainda não temos praticado suficientemente a Palavra. Por isso o Espírito nos fala repetidamente sobre a necessidade de a praticarmos. Não devemos nos incomodar em ser admoestados para negar a nós mesmos e nos arrepender, porque, de fato, o reino dos céus está próximo. Essa é a pregação e a prática do evangelho do reino. Vamos reconhecer nossa real necessidade e dar importância àquilo que, aos olhos de Deus, é essencial para nós: arrependermo-nos para entrar no reino dos céus.







Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


Arrepender-se e receber a misericórdia de Deus.

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:15-16)

 
 
Êx 17:6; Jo 19:34; 1 Co 10:14; Ef 4:22

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
O povo de Israel levaria somente alguns dias atravessando o deserto, até chegar à boa terra de Canaã, mas isso não foi possível. Deus já os havia feito passar pelo Mar Vermelho, isto é, os israelitas já haviam sido libertos do Egito, porém ainda restava um problema a ser resolvido: o velho homem, a velha natureza que os fez murmurar contra Moisés e contra o SENHOR, negando-se a entrar na boa terra. Sem eliminar o velho homem, eles não poderiam desfrutar da boa terra.

O velho homem se refere à nossa vida da alma, enquanto a boa terra de Canaã é uma figura do reino dos céus. Em razão da incredulidade e da murmuração dos israelitas contra o SENHOR, não foi permitido a ninguém daquela geração entrar na terra prometida, exceto a Josué e Calebe (Nm 14:26-30; Ef 4:22).

Por conta disso, foi necessário que Moisés conduzisse o povo pelo caminho durante quarenta anos, até que toda a velha geração perecesse no deserto. Certa ocasião, o povo contendeu com Moisés por falta de água. Sob a orientação do SENHOR, Moisés feriu a rocha em Refidim, e dali jorrou água para saciar a sede dos filhos de Israel (Êx 17:6). Em outra ocasião, novamente o povo contendeu em razão da falta de água. O SENHOR disse a Moisés que falasse à rocha, e dela sairia água para lhes dar de beber (Nm 20:8). Moisés, porém, se irou contra o povo e feriu a rocha duas vezes (vs. 10-11). Ali ele expressou sua velha natureza, sua vida da alma, deixando de santificar ao SENHOR. Em razão disso, Deus não permitiu que Moisés entrasse na terra prometida.

No Novo Testamento a rocha representa Cristo (1 Co 10:14). Ele foi ferido por nós na cruz uma única vez e, conforme testifica o apóstolo João, do Seu lado saíram sangue e água (Jo 19:34). A água que jorrou do lado do Senhor Jesus nos deu a vida de Deus, enquanto o sangue se destina à nossa redenção. Cristo, como a Rocha, foi ferido uma única vez, de modo que a atitude de Moisés ao ferir a rocha duas vezes foi inaceitável aos olhos de Deus. Posteriormente, Moisés se arrependeu e rogou ao SENHOR que o deixasse entrar na boa terra, mas Ele não o permitiu.

Moisés e outras pessoas que viveram no Antigo Testamento não tiveram a chance de desfrutar da misericórdia de Deus na proporção em 'que ela está disponível para nós hoje. Somos agraciados com tal misericórdia porque, no Novo Testamento, o Senhor Jesus viveu na terra como um ser humano normal Ele nasceu em uma manjedoura e, desde a infância, sofreu perseguições. O Senhor cresceu em uma cidade pobre chamada Nazaré, passou por todas as etapas do crescimento humano e foi preparado para desempenhar o ministério neotestamentário. Após ser batizado e ungido, Ele passou a pregar o arrependimento, apontando a proximidade do reino dos céus.

O Senhor conhece a natureza humana e suas fraquezas; por isso, quando nos arrependemos, Ele pode se compadecer de nós e exercer misericórdia em nosso favor (Hb 4:15,16). Graças a Deus, Ele nos providenciou um caminho de arrependimento. Precisamos valorizar as oportunidades de arrependimento, porque elas foram providenciadas pela maravilhosa obra do Senhor Jesus.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
 Escrito por Dong Yu Lan