23 fevereiro, 2012

A cooperação de João em sua meturidade

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4)
At 19:8-10; 20:31; 1 Tm 1:3-4; Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:10

Durante sua terceira viagem missionária, Paulo passou por Éfeso. Ali, durante três meses, Ele tentou convencer os religiosos da cidade a acreditar no reino de Deus; depois, discorreu durante dois anos na escola de Tirano (At 19:8-10). Quando uma pessoa tenta convencer outra com argumentos, isso produz discussões, que não as ajudam a ter a mente no espírito, e sim em suas razões. Provavelmente, sem perceber, tentando persuadir as pessoas, Paulo introduziu os irmãos de Éfeso na esfera anímica.
Quando Paulo deixou Timóteo em Éfeso, ele o fez porque viu que os irmãos estavam ensinando outra doutrina e se ocupavam com fábulas e genealogias sem fim; coisas da esfera da alma que só promoviam discussões e não o propósito de Deus na fé (1 Tm 1:3-4). Embora Éfeso signifique desejável, a condição da igreja ali estava longe de ser desejável. Mas, louvado seja o Senhor, há esperança para todas as igrejas.

Durante a perseguição do império romano, Pedro foi morto porque era um dos principais líderes da igreja. João, porque fora considerado somente cúmplice de Pedro, foi condenado à prisão no exílio (Ap 1:9). Ele ficou exilado em Patmos por vinte anos e nesse período permaneceu no espírito (Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:10). O Espírito da realidade, que é comparado à unção (Jo 14:16-17; 1 Jo 2:20,27), o lembrou de tudo o que Senhor Jesus lhe havia falado ao longo dos três anos e meio em que esteve com Ele (Jo 14:26).

Quando saiu da prisão, João foi para Éfeso. Ministrando Espírito e vida, ele tirou a igreja da esfera doutrinária e de degradação, e a conduziu a praticar a Palavra do Senhor. Dessa maneira, viram onde haviam caído, arrependeram-se, voltaram à prática das primeiras obras e foram restaurados ao amor do princípio.

Por meio da ajuda que receberam do ministério do apóstolo João em sua maturidade, a igreja em Éfeso de fato mudou, a ponto de se tomar o centro da obra do ministério ulterior de João (3 Jo). Eles aprenderam a usar o espírito para gerar as transformações necessárias na igreja. Os irmãos começaram a negar a vida da alma, a viver no primeiro amor, na vida divina, e a sair para a expansão do evangelho por causa do nome do Senhor Jesus (v. 7).

Graças ao Senhor, por causa do labor do apóstolo João naquela "terra", a igreja em Éfeso se tomou desejável. A igreja se encheu de vida e passou a produzir frutos a cem, a sessenta e a trinta por um (Mt 13:23). Isso está relacionado com a parábola do semeador.