02 junho, 2011

- O Senhor é o Leão da tribo de Judá

Jacó e os seus doze filhos (Gn 35:23-26)
Leitura bíblica: Gn 49:1-33; Ap 5:1-5
Ler com oração:
Um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos (Ap 5:5).
O Senhor é o Leão da tribo de Judá
Vimos ontem como Jacó obteve todas as riquezas relacionadas ao direito de primogenitura, após ter feito seu irmão lho dar em troca de um prato de lentilhas. O que devemos reter de Jacó não são suas artimanhas e astúcias, mas o fato de ele ter valorizado a bênção divina que estava contida no direito de primogenitura.
Jacó teve 12 filhos, que foram os pais das 12 tribos de Israel. No fim de sua vida, já no leito de morte, Jacó proferiu uma bênção profética para cada um de seus filhos. Vejamos um pouco sobre algumas dessas bênçãos contidas no capítulo 49 de Gênesis.
O quarto filho de Jacó foi Judá, que tem muita relação conosco. A profecia de Israel para Judá começa assim: “Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti” (v. 8).
Em seguida, Israel continua: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos” (vs. 9-10). Judá foi a tribo da realeza, da autoridade, de onde saíram inúmeros reis de Israel. Dessa tribo, um dia nasceram não apenas o rei Davi e seus descendentes, mas o próprio Senhor Jesus, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 19:16).
O Senhor Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Sl 110:4; Hb 5:10), que é o Rei da justiça; contudo o Senhor é também o Rei da paz, Rei de Salém – palavra que tem o mesmo significado de “Siló”. A profecia de Israel, portanto, indicava que a tribo de Judá iria reinar até o nascimento do Senhor Jesus.
Apocalipse 5 fala de um livro, escrito por dentro e por fora, todo selado com sete selos. O apóstolo João chorava muito porque não havia ninguém digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia um dos anciãos o consolou dizendo que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Esse é o nosso Senhor Jesus.Ponto-chave: O Senhor Jesus é o único que é digno de abrir o livro.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Por que a benção profética de Jacó sobre Judá tem muito a ver conosco?