23 janeiro, 2012

Governantes no mundo que há de vir

Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações (Ap 2:26)
Mt 24:21; 25:1-10, 14-17, 19-23, 31-46; Ap 3:10; 13:16; 19:20

O Senhor nos salvou com o propósito de que reinemos com Ele no mundo que há de vir. Temos visto nesta série do Alimento Diário que Jesus, ao subir ao monte, passou a ensinar Seus discípulos as condições que eles deveriam ter para entrar em Seu reino (Mt 5-7). Ou seja, Jesus apresentou como deve ser a pessoa e o viver dos que irão governar com Ele no reino milenar, que será a manifestação do reino dos céus na próxima era.
Vimos ainda que os cristãos vencedores, os que cumpriram as condições dadas pelo Senhor, não serão povo ou cidadão comum do reino milenar, mas governantes reinando com Cristo, o Rei do reino dos céus. Já o povo do reino milenar será composto por pessoas boas, as quais suprirão as necessidades dos filhos de Deus que passarem pela grande tribulação, a qual antecederá o reino (25:31-46) .
A grande tribulação diz respeito a um tempo de grande sofrimento para os habitantes da terra, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido nem haverá jamais (24:21). Durante aquele tempo surgirá um falso profeta que, com sinais, seduzirá as nações a receber a marca da besta, que é o anticristo: ''A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, ele fará que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita e sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta e o número do seu nome" (Ap 13:16-17; cf. 19:20). Os cristãos que se negarem a adorar a imagem do anticristo e a receber essa marca serão perseguidos, e muitos serão mortos (13:15).
No final desse período, segundo a profecia de Mateus 25, o Senhor Jesus reunirá as nações em Sua presença e separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. As ovelhas dizem respeito àquelas boas pessoas que ajudarão os filhos de Deus durante a grande tribulação, e os cabritos serão os que não se dispuseram a fazê-lo. Aquelas entrarão na posse do reino do Pai, e estes receberão o castigo eterno (vs. 31-46).
Portanto, amados irmãos, diante disso, devemos buscar crescer na vida divina e ser aperfeiçoados na obra do Senhor, para nos tornarmos vencedores e sermos guardados da hora da tribulação que há de vir (25:1-10, 14-17, 19-23; Ap 3:10). Por isso eu encorajo vocês a tomar em oração a porção de Mateus 5-7 para que sejam iluminados e supridos pelo Senhor para praticar cada palavra. Certamente são exigências muito elevadas, pois foram deixadas para aqueles que pretendem governar com Cristo no reino vindouro.