14 maio, 2012

A importância de nascer de novo.


A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1:12-13)
Jo 3:1-7

Para ver o reino de Deus, é necessário nascer de novo. Essa palavra foi falada pelo Senhor Jesus na ocasião em que recebeu a visita de um homem chamado Nicodemos. Ele era uma pessoa madura, um mestre com alta posição na religião judaica. Sendo um dos principais dos judeus e também fariseu, seguia rigorosamente as leis e ordenanças do Antigo Testamento. Provavelmente Nicodemos era muito requisitado para dar sua opinião a respeito da lei e da religião. Tinha bastante experiência e possivelmente por isso era reconhecido como um líder no círculo de pessoas de seu convívio.
Nicodemos tinha tudo para se sentir satisfeito e completo com o que já alcançara, mas é bastante provável que em seu interior houvesse uma sensação de vazio. Essa pode ser a situação de muitos hoje. Mesmo que uma pessoa que ocupe um cargo importante, receba a melhor formação profissional, ganhe um alto salário e tenha uma família já formada pode se sentir vazia interiormente.
Talvez Nicodemos tenha procurado o Senhor Jesus por estar nessa situação. A visita no horário da noite indica que ele se considerava alguém conceituado diante dos outros e não queria ser visto em público se humilhando ao consultar o Senhor. Afinal, Jesus era uma pessoa simples, e a maioria de Seus discípulos também. Mas ainda assim Nicodemos se encontrou com o Senhor, a quem dirigiu as seguintes palavras: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (Jo 3:2).
Nicodemos estava disposto a ouvir o que o Senhor tinha a dizer, mas talvez não esperasse pela resposta que Ele lhe deu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v. 3).
Em outras palavras, é como se o Senhor estivesse lhe dizendo: “Você precisa ver o reino de Deus, mas para isso de nada adianta sua alta posição religiosa, política, social, nem mesmo sua educação ou a experiência adquirida com a idade. Não importa quão excelente seja a sua condição, você precisa se arrepender e receber uma nova vida, a vida de Deus”.
O Senhor não detalhou a palavra dessa forma, apenas apontou a necessidade de Nicodemos nascer de novo. Como deve ter sido a primeira vez que ouviu algo assim, Nicodemos não conseguiu entender o que era o novo nascimento (v. 4). Isso mostra que todo o conhecimento religioso e toda a cultura humana acumulada por Nicodemos eram inúteis para compreender as coisas celestiais.
A Bíblia não menciona se Nicodemos creu na Palavra, mas o Senhor enfatizou ser necessário nascer de novo (vs. 5-7). Nascer de novo é ser regenerado com a vida de Deus para entrar em Seu reino, crescer em vida e reinar.