29 março, 2012

A revelação do viver da igreja

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5:16)




Êx 17:6; 1 Co 3:11; Gl 5:16, 19-23, 25



Após revelar a Pedro que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus lhe disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16:18). Jesus estava dizendo que Pedro simbolizava uma pedra e que Ele mesmo edificaria a Sua igreja sobre uma rocha, isto é, sobre Si mesmo. O Senhor estabeleceu esse fundamento e desejava que os discípulos edificassem a igreja sobre Ele (1 Co 3:11).
A rocha mencionada em Mateus 16 é a mesma que foi fendida por nossa causa. Deus crucificou Seu próprio Filho, ou seja, a rocha foi fendida, e dela fluiu água (cf. Êx 17:6). Essa água que fluiu representa a vida divina que nos foi dada ao crer Nele e está disponível, como suprimento, não apenas nas reuniões da igreja (Jo 4:10, 14; 7:38), mas em toda nossa vida da igreja, que inclui a vida familiar, o relacionamento social – no trabalho, na escola, onde quer que estejamos em nosso dia a dia – e a batalha espiritual (Ef 5 e 6). A vida da igreja existe para negarmos nossa vida da alma e recebermos o acréscimo da vida de Deus.
Em relação ao viver familiar, por exemplo, vemos algumas irmãs que são muito submissas e irmãos que demonstram amar muito a esposa nas reuniões da igreja, mas, quando estão em casa, esquecem tudo o que ouviram. As irmãs deixam de ser submissas, e os irmãos de ser bons maridos.
Devemos negar a nós mesmos, não apenas nas reuniões da igreja, mas também em nossa casa. Para que o marido ame verdadeiramente a esposa, ele precisa ter a vida de Deus e viver por ela. Da mesma forma, a esposa necessita viver pela vida de Deus para submeter-se ao marido. Na vida familiar, tanto o marido como a esposa têm muitas oportunidades para negar a vida da alma. Se souberem aproveitá-las, o resultado será um lar com muito amor e edificação mútua.
Se, porém, o marido está sempre irado ou se a esposa perde constantemente a calma porque os filhos são desobedientes, isso é a manifestação da vida da alma deles. A ira e o mau temperamento são a manifestação do ego, do ser natural de cada um deles. A melhor maneira de lidar com isso é voltar-nos ao Senhor, clamar pelo Seu sangue precioso, que é disponível a todos que O buscam, e viver mais no espírito, invocando Seu nome (Gl 5:16, 19-23, 25). Dessa maneira estaremos permitindo que a vida de Deus nos seja acrescentada mais e mais.
Além disso, em nosso andar diário, ao contatar muitas pessoas, não importando se são nossos subordinados ou não, precisamos da vida de Deus para amá-las, porque desse modo a vida da alma será negada e a vida de Deus, acrescentada.