24 junho, 2011

José é vendido ao Egito (Gn 37:26-36)
Semana 8 – Sexta-feira
Leitura bíblica: Gn 39:3-6, 9, 19-23; 40:5-23; Mt 24:45-47
Ler com oração: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4:7).
Fugir das tentações
Pelo fato de José se conduzir adequadamente, seu serviço foi reconhecido por Potifar, que aumentou sua responsabilidade, colocando-o por mordomo, governante de toda a sua casa (Gn 39:3-4). Aos nossos olhos, parece impossível um simples jovem se tornar responsável pela casa de um comandante militar. Potifar era um oficial de Faraó, de modo que, certamente, possuía muitos bens e dezenas de servos em uma grande casa. José, diante isso, com certeza reconhecia que precisava de Deus, por isso dependia Dele, invocando o nome do Senhor. Pelo fato de José manter constante comunhão com Deus, até a casa de Potifar foi abençoada por causa dele (v. 5).
José era um servo fiel ao encargo que recebeu. Esse é um padrão que todos devemos buscar; não apenas os jovens, mas também os mais velhos, com respeito à sua conduta. José não somente foi fiel, mas também prudente e leal ao seu senhor. Uma situação ocorreu para testá-lo, quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo. José, porém, não sucumbiu ao pecado, porque temia a Deus (v. 9).
Isso é uma importante lição para nós. Se queremos agradar ao Senhor, não podemos desonrar nossa conduta com o comportamento do mundo. Os adolescentes da igreja precisam guardar-se e não dar ocasião ao pecado, pois pertencem ao Senhor, e não ao mundo.
Deus aprovou a conduta de José, mas ainda permitiu que ele sofresse injustiças para ser aperfeiçoado em seu caráter. Por isso a esposa de Potifar inventou mentiras a respeito dele, de modo que Potifar se irou e mandou encarcerar José. Porém, mesmo encarcerado, José foi grandemente abençoado.
Em Gênesis 39:21-22 lemos: “O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali”. Isso é maravilhoso! Mesmo no cárcere, José recebeu a responsabilidade de cuidar das pessoas. Essa será a principal função de quem reinará com o Senhor (Mt 24:45-47). Não importa onde estivermos, que sejamos fiéis ao Senhor em cuidar daqueles que Ele nos confiou! Amém!

Ponto-chave: Ser um servo fiel ao encargo que o Senhor nos entregar.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Que importante lição extraímos do texto com respeito aos nossos adolescentes?

Nenhum comentário: