25 fevereiro, 2012

A igreja em Sardes e em Laodiceia

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, para que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te (Ap 3:18-19)


Jo 5:39-40; Rm 5:1; Ap 3:1-6, 17-19



A Bíblia encontrava-se fechada para a maioria das pessoas. o século XVI surgiu Martinho Lutero. Ele fazia parte do corpo eclesiástico da única instituição religiosa reconhecida na época e tinha acesso à Bíblia, porém não concordava com as práticas de sacrifícios físicos para obter perdão de pecados, salvação pelas obras, venda de indulgências etc.
Essa liderança religiosa universal controlava todas as nações da época. Cada rei tinha de ser nomeado por essa instituição e devia obediência às normas por ela estabelecidas. Até para casar-se era preciso pedir autorização de seu líder máximo. E, se alguém não o obedecesse, ele não seria coroado.
A igreja em Sardes surgiu depois da reforma realizada por Martinho Lutero. Por causa dele temos hoje a Bíblia disponível para leitura. Ele se levantou a favor da justificação pela fé, e, por isso, foi duramente perseguido pelos líderes religiosos.
O nome Sardes significa restauração. Deus queria que eles restaurassem a prática de invocar o nome do Senhor e de  guardar a Sua Palavra que inclui não apenas conhecê-la, mas principalmente praticá-Ia. Muitos reis, todavia, aproveitaram a ocasião para romper com a liderança religiosa única e formar as igrejas nacionais. Surgiram, então, as igrejas estatais na Inglaterra, na Alemanha, na Holanda e várias outras igrejas nacionais.
As práticas saudáveis na igreja haviam sido perdidas desde o tempo de Pérgamo, onde havia o trono de Satanás. Em Tiatira havia os ensinamentos de Jezabel em lugar da Bíblia e outro nome em lugar do nome do Senhor.
Na época de Sardes, com a Palavra de Deus disponibilizada nas principais línguas, muitos começaram a investigar e pesquisar seu conteúdo, e, por causa das diferentes interpretações, diversos grupos cristãos se organizaram em torno dos pontos de vista que defendiam (Jo 5:39-40). Sardes deveria restaurar o nome e a Palavra do Senhor, mas não o fez.
Os fundamentalistas se preocuparam em examinar a Palavra; suas reuniões eram formais, e predominava o silêncio. Dentre esses surgiu um grupo dos que buscavam avivamento e deram início à linha pentecostal no meio cristão.
Tudo o que nos impede de caminhar juntos, em unidade, para o avanço da obra do Senhor, de fazer apenas a Sua vontade, está relacionado com a vida da alma, com a vida natural. Sabemos que a alma possui três partes: mente, emoção e vontade. Dessa forma, de Sardes surgiram os que davam mais ênfase à mente, promovendo a análise pura e simples da Bíblia, e os que preferiam tocar na emoção das pessoas, enfatizando apenas a manifestação exterior do Espírito.
Outro grupo, também proveniente de Sardes, formou a igreja em Laodiceia. Esse grupo é composto de pessoas que têm uma vontade determinada: afirmam que sua maneira de explicar a Bíblia é a melhor e são fechados para novas revelações da Palavra. Acham-se ricos e abastados, pensam que não precisam de coisa alguma e já possuem todas as riquezas espirituais (Ap 3:17).
Para os que se sentem abastados o Senhor diz: "Nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu". Não é miserável na questão humana ou financeira, e sim quanto à prática da Palavra de Deus. Acham-se ricos em espírito, mas isso mostra como eles são orgulhosos. Mais adiante o Senhor diz: "Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te" (v. 19). Essa é a advertência de Deus para os que se encontram na condição de Laodiceia. O Senhor nos livre de cair neste tipo de situação!

Nenhum comentário: