15 fevereiro, 2012

O Senhor Jesus fala por parábolas

[Jesus respondeu:] Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. Bem aventurados, porém, os vossos olhos porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem (Mt 13:13,16)


Mt 13:10-17



O capítulo 13 do evangelho de Mateus apresenta sete parábolas: do semeador, do joio, do grão de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, da pérola e da rede. Essas parábolas se cumprem profeticamente na história da igreja, nas sete igrejas (Ap 2-3), que será desenvolvida na próxima semana.
"Então se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado" (Mt 13:10-12).
O Senhor fala a nós, Seus discípulos, todas as Suas palavras; quanto aos outros, porém, o Senhor explica por que só lhes fala por parábolas: "Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem" (v. 13). Eles ouvem as parábolas somente como doutrina, mas não têm a realidade de praticá-Ias. "De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis, porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos" (vs. 14-15). Por viverem para si mesmos, o coração deles se encheu de orgulho e endureceu, por isso não conseguem tocar nas palavras faladas pelo Senhor.
No passado, aprendemos um precioso princípio espiritual: "Devemos ir para onde o Espírito estiver realizando Sua obra". Os que não seguiram esse princípio, em vez de buscar ajuda onde a obra do Espírito Santo estava fluindo, pouco a pouco deram início a uma nova religião. O Senhor usou parábolas para apresentar o evangelho do reino dos céus. Ele sabia que algumas pessoas iriam ouvir as parábolas como doutrina e mero objeto de investigação teológica, e não como lições para buscar o crescimento espiritual. Quando isso acontece, torna-se muito difícil praticar as palavras do Senhor por causa do orgulho que ocupa o coração dessas pessoas e o torna endurecido.
Diante disto, vamos manter nosso coração humilde, sempre pronto para aprender com outros, a fim de que os nossos olhos possam ver e os nossos ouvidos ouvir. Aleluia! Dessa maneira seremos bem-aventurados!

Nenhum comentário: