27 fevereiro, 2012

A renovação que produz vida e paz.

Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho (Mc 1:1-2)
Mt 3:2-5; Lc 1:5, 36, 41-44; Rm 8:6; 12:2

João Batista foi a primeira pessoa a pregar o arrependimento no Novo Testamento (Mt 3:2). Ele foi enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor Jesus e iniciou seu ministério transmitindo aos judeus a mensagem do arrependimento.
Como vimos, desde o ventre materno João Batista percebeu, pelo Espírito Santo, que Jesus era o Filho de Deus. A mãe de João Batista, Isabel, era parenta de Maria, a mãe de Jesus (Lc 1:36). Certo dia, quando Maria foi visitar Isabel, estando ambas grávidas, João, que estava no ventre de Isabel, estremeceu. Isabel reconheceu que aquele que estava no ventre de Maria era o Senhor, o Rei do reino dos céus (vs. 41-44).

O pai de João Batista era o sacerdote Zacarias (v. 5). Um dia o próprio João Batista poderia se tornar um sacerdote e, assumindo a mesma função no templo, vestiria roupas de linho e se alimentaria da comida consagrada aos sacerdotes - o peito e a coxa dos sacrifícios -, mas isso não ocorreu. Quando adulto ele passou a pregar o evangelho no deserto e usava vestes de pelos de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre.

Isso significa que, por meio de João Batista, Deus queria que as pessoas fossem libertadas das tradições, rituais e ordenanças do Antigo Testamento para com elas estabelecer uma nova maneira de se relacionar. Por isso todos precisavam se arrepender, deixando a velha maneira de pensar e a velha religião.

O arrependimento é a mudança que provém da renovação da nossa mente (Rm 12:2). Quando a mente é colocada no Espírito, ganhamos vida e paz (8:6). Os pensamentos renovados não tendem ao pecado nem à carne.

Como a mente é uma parte da nossa alma, renovar a mente também significa negar a vida da alma, que é independente de Deus e oposta a Ele. Que o Senhor revele a cada um de nós o ponto específico em que precisamos de renovação. Para isso, precisamos ir diante Dele em oração e, ao ser iluminados por Ele, nos arrepender para sermos libertados dos nossos conceitos, da velhice espiritual e das tradições.

Nenhum comentário: