04 março, 2012

Discípulos do Senhor e conservos uns dos outros

Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos (Mt 23:8)


Mc 6:17-19; Lc 3:19; At 9:18-25; 2 Co 11:32-33; Ap 1:1

João Batista se envolveu em problemas com autoridades políticas ao repreender Herodes por ter se casado com a mulher de seu irmão, dizendo que isso não era lícito. Desde então, ele passou a sofrer perseguição e, por fim, foi preso por Herodes (Mc 6:17-19; Lc 3:19). No dia do aniversário de Herodes, este quis presentear a filha de sua mulher, que, por orientação da mãe, pediu a cabeça de João Batista em um prato. Em meio a circunstâncias tão estranhas, João Batista foi decapitado, e seus discípulos sepultaram o corpo. Esse foi o fim de seu ministério.
Muitos que perderam a vida por causa do nome do Senhor e do evangelho são considerados mártires, assim como Pedro. Talvez João Batista também seja considerado mártir por alguns, mas sua morte não foi ocasionada por ter seguido o Senhor, mas por tê-Lo abandonado, criando seu próprio discipulado (Mt 9:14; 11:2).
Que isso sirva de advertência para todos nós que servimos na igreja. Não podemos admitir em nosso meio uma "nova religião" nem grupos particulares de influência pessoal. Somente o Senhor Jesus é digno de ter discípulos, pois Ele é nosso Mestre (23:8).
Em certas situações, os discípulos aparecem de maneira muito espontânea. Por exemplo, Paulo tinha discípulos no início de seu ministério. Ele recebeu uma revelação vinda diretamente de Deus, por isso logo passou a pregar nas sinagogas, confundindo os judeus que moravam em Damasco, e isso enfureceu os fariseus, a ponto de tentarem matá-lo. Nessa ocasião, teve de deixar a cidade de Damasco escondido em um cesto descido pelo muro com a ajuda de seus discípulos (At 9:18-25). Essa foi a última vez que a Bíblia menciona que Paulo teve discípulos, pois o Senhor não mais permitiu tal situação (2 Co 11:32-33).
Todos nós somos servos do Senhor. Em Apocalipse 1:1 vemos que Deus deu a João a revelação de Jesus Cristo para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve irão acontecer. Ele o fez por intermédio de Seu anjo, notificando primeiramente a Seu servo João. O anjo não foi enviado para falar a cada um dos servos, mas apenas a João, que foi encarregado de transmitir aos outros conservos. O apóstolo João não tinha discípulos, mas conservos. Somos todos servos uns dos outros e discípulos apenas do Senhor. Portanto vamos servir ao nosso Deus com toda humildade. Não ambicionemos um grupo que nos siga de maneira particular. Isso ofende a Deus, pois só o Senhor Jesus é digno de ter discípulos e ser exaltado.

Nenhum comentário: