16 julho, 2012

Bem-aventurados os que veem, ouvem e entendem os mistérios do reino.

Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem  (Mt 13:16)

Mt 13:1-8, 15, 24-33, 44-48; Rm 8:9, 11, 16; 1 Co 2:14; 12:3; Ef 1:13


Nesta semana iremos falar dos mistérios do reino dos céus. No capítulo 13 do Evangelho de Mateus, o Senhor Jesus narra aos discípulos sete parábolas relacionadas a esse assunto. Cada parábola retrata um aspecto do reino dos céus, sendo elas: a parábola do semeador (vs. 3-8), a do joio (vs. 24-30), a do grão de mostarda (vs. 31-32), a do fermento (v. 33), a do tesouro (v. 44), a da pérola (vs. 45-46) e a da rede (vs. 47-48).

Sobre a primeira parábola, a do semeador, vemos que, após narrá-la aos discípulos, o Senhor explicou-lhes porque o povo não compreendia os mistérios do reino dos céus: “O coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados” (v. 15). Vemos, portanto, que o Senhor não falou de maneira muito clara ao povo, porque o seu coração estava endurecido, insensível, coberto de gordura. Por causa disso, eles ouviam de mau grado e fechavam os olhos para não ver; em outras palavras, apesar de ouvir Suas palavras, não estavam dispostos a receber o que Jesus queria falar com eles.

Para nós que pregamos o evangelho do reino nos tempos finais é muito importante conhecer esse assunto. Se aplicarmos essas palavras aos dias de hoje, esses que têm o coração endurecido são aqueles que vivem cogitando nas coisas dos homens e não nas de Deus.

Muitos cristãos que começam a ler o Novo Testamento logo que se convertem, têm dificuldades de compreender as palavras da Bíblia. O que dificulta o entendimento da Palavra de Deus é um coração endurecido, e isso acontece quando se vive segundo o homem natural, de acordo com a vaidade dos pensamentos, segundo a vida da alma (1 Co 2:14). Entretanto, quando estamos no espírito, o Senhor pode falar conosco de uma maneira muito especial, revelando-nos Sua vontade, e isso nos torna pessoas bem-aventuradas, felizes.

Portanto devemos sempre atentar para a importância de invocar o nome do Senhor para estarmos no espírito. Quando cremos no Senhor Jesus, o Espírito de Deus entrou em nosso espírito (Ef 1:13; Rm 8:9, 11, 16). A partir de então, todas as vezes que invocamos o Seu nome, estamos no espírito e, por continuar a invocar, permanecemos no espírito (1 Co 12:3). O Espírito que está em nós também nos dá revelação da Palavra de Deus, pois nos permite ver e ouvir com olhos e ouvidos espirituais e compreender o falar do Senhor. Aleluia!

Nenhum comentário: