25 julho, 2012

Praticar a palavra de Deus.


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14:6). 
Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4)


Jo 1:1, 14; 4:24; 6:63; 14:2-3, 16-20; 20:21-22; 1 Tm 1:3-4; 2 Tm 3:2-5

A epístola que Paulo escreveu aos Efésios aborda o propósito eterno de Deus e mostra como Ele deseja dispensar Sua vida para dentro do homem. Depois de certo tempo que Paulo havia escrito aos efésios, ele visitou aquela igreja e constatou que a condição dos irmãos não era boa. A Palavra ministrada por meio da epístola era excelente, mas os irmãos não a praticaram, limitando-se a debater e a discutir questões doutrinárias.
Apesar das admoestações, os efésios permaneciam ocupados com outras doutrinas, fábulas e genealogias sem fim, que promoviam discussões no lugar da Fé (1 Tm 1:3-4). Em vez de se aprofundarem na revelação contida na epístola e procurar praticá-la, eles permaneceram na esfera natural, anímica. Por essa razão, Paulo deixou Timóteo como cooperador em Éfeso, na expectativa de que ele pudesse ajudar os irmãos a praticar a Palavra que tinham recebido.
Timóteo era um jovem fervoroso no espírito e com fé genuína, mas enfrentou muitas dificuldades ao tentar ajudar a igreja em Éfeso, a ponto de seu espírito quase se apagar (2 Tm 1:3-6). Os efésios gostavam de discutir sobre quem estava certo e quem estava errado, desprezando as palavras que promoviam a Fé. Além disso, por viverem na esfera do ego e das opiniões, eram influenciados pela situação social daquele momento, pois os homens eram egoístas, avarentos, ingratos, arrogantes, caluniadores, desobedientes, atrevidos, amantes dos prazeres, tendo forma de piedade, negando-Lhe, entretanto, o poder sobre suas vidas (2 Tm 3:2-5). Por viver num ambiente assim, Timóteo se entristeceu, chegando até mesmo a adoecer, pois não conseguia ajudar a igreja a sair daquela situação negativa. Essa situação perdurou até o final do ministério de Paulo. Por causa disso, podemos dizer que a igreja em Éfeso não estava, como seu nome significava, desejável aos olhos de Deus.
Depois de muitos anos, a situação da igreja mudou. Isso ocorreu por meio da ajuda do ministério ulterior de João, em sua maturidade. Ele havia sido exilado por vinte anos na ilha de Patmos, onde recebeu muita revelação por parte do Espírito e, desse modo, escreveu o livro de Apocalipse. Após sair do exílio, segundo os historiadores, João foi para Éfeso, onde escreveu seu evangelho e suas três epístolas.
Ao escrever o evangelho, João mostrou que Deus é a Palavra, que Deus é Espírito e que o Espírito é que dá vida (Jo 1:1; 4:24; 6:63). Ele também relatou que a Palavra de Deus se tornou carne na pessoa do Senhor Jesus. Antes, Deus era inacessível, mas um dia Ele veio até nós por meio de Jesus Cristo. Ainda assim, Deus não estava totalmente satisfeito, pois Ele quer estar para sempre conosco. Por isso, o Senhor Jesus morreu e ressuscitou, tornando-se o Espírito da realidade, o qual foi soprado sobre Seus discípulos, para que, desse mesmo modo, Ele pudesse habitar neles como o Espírito (1:14; 14:2-3, 16-20; 20:21-22).
Por meio da Palavra de Deus revelada a João, os irmãos da igreja em Éfeso foram supridos com Espírito e vida, deixando de ser influenciados pelos debates doutrinários e demais questões provenientes da vida da alma. Eles tiveram um novo começo, porque passaram a praticar a Palavra. Com isso, a igreja em Éfeso passou a ser o centro da obra naquela época, de onde vários cooperadores de João eram enviados para também ajudar a outras igrejas (3 Jo 4-8).

Nenhum comentário: