14 julho, 2012

Um coração adequado produz muito fruto.

Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus (Hb 6:7)

Jo 4:14; 15:1


Somos gratos ao Senhor por Sua palavra. Mediante a revelação da parábola do semeador, podemos discernir o tipo de solo que há no coração das pessoas e, principalmente, no nosso. Segundo essa revelação, precisamos buscar o tratamento adequado para sermos curados.

Vejamos o solo compactado. Nesse solo nem mesmo a água da chuva consegue penetrar, fica somente na superfície. Nesse caso, é necessário arar a terra, descompactando-a. Quando a terra é arada, o ar e a chuva penetram no solo, tornando-o um solo frutífero. Uma vez arado, fica fácil localizar as rochas ocultas em seu interior.

Para o segundo tipo de solo, precisamos remover as pedras. Quando elas são removidas, a terra fica mais arejada, com mais capacidade de absorver água e apta para produzir fruto (Hb 6:7). Como sabemos, a água que sacia o homem representa o Espírito (Jo 7:37-39). Como uma boa terra nós precisamos de muita água. Por isso sempre invocamos o nome do Senhor, para bebermos das fontes da salvação: Cristo, a fonte da vida (4:14; Is 12:3-4). Aleluia! Quando nos voltamos a Ele, somos lavrados, as pedras são removidas, e nosso coração consegue absorver as palavras do Espírito que produzem vida.

O labor não terminou. Ainda, por vezes, precisamos lidar com os espinhos. Para frutificar, a planta precisa da luz solar. Embora a terra seja boa, os espinhos tornam a planta infrutífera, pois seu crescimento a sufoca e impede de receber a luz do sol. Nessa situação, não basta que arranquemos os espinhos, que representam as preocupações do dia a dia e a fascinação das riquezas. É preciso queimá-los para que não voltem a crescer. Para isso usamos o fogo santificador que há em nosso espírito, onde eliminamos nossas ansiedades, ambições e preocupações.

O Senhor veio para nos batizar com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11). Glória a Deus! Agora podemos eliminar definitivamente as coisas que nos impedem de ser frutíferos, usando o fogo purificador do Espírito. Todos nós podemos ser uma boa terra, desde que nos deixemos ser trabalhados por Ele, e frutificar a cem, a sessenta e a trinta por um.

Nenhum comentário: