20 agosto, 2012

A ajuda que recebemos do ministério de Paulo.


Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (2 Tm 4:6)

1 Co 2:14; Ef 1; 2 Tm 4:6-8
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário

Depois de sua terceira viagem, Paulo foi para Jerusalém. Ali, depois de ameaçado de morte num tumulto, Deus o conservou vivo para que escrevesse tudo o que havia lhe revelado, principalmente quando esteve nas regiões da Arábia (Gl 1:17; 2 Co 12:1-4). Somente depois de ser preso e escrever as oito epístolas: Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemon, 1 Timóteo, Tito e Hebreus e 2 Timóteo, ele pôde afirmar que havia completado sua carreira e que o tempo de sua partida havia chegado (2 Tm 4:6-8).
Ao longo dos anos, recebemos muita ajuda do ministério epistolar de Paulo, principalmente quanto ao que ele escreveu no livro de Efésios. O capítulo um discorre sobre a economia neotestamentária de Deus, o Seu plano eterno, mostrando que Ele quer nos abençoar com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo. Essas bênçãos incluem o dispensar do Deus Triúno para dentro do homem tripartido para que tudo o que Deus é, fez, realizou e alcançou sejam trabalhados em nossa fé. A obra do Pai começou antes da fundação do mundo, quando Ele nos escolheu para sermos santos e nos predestinou para a filiação; no tempo, Ele nos concedeu gratuitamente a remissão de nossos pecados pelo precioso sangue de Cristo, com o fim de encabeçar todas as coisas Nele. A partir do momento em que cremos no evangelho, começou a obra de sermos selados pelo Santo Espírito da promessa. Entretanto, não basta conhecer toda a economia neotestamentária de Deus, isto é, ter o mero conhecimento do mistério da Sua vontade, precisamos praticar a revelação e executar bem a comissão que nos foi confiada por Deus, pois o Seu desejo é que cresçamos cada vez mais na vida divina e estejamos preparados para reinar com Ele no mundo vindouro.
Infelizmente, os efésios tomaram os escritos de Paulo como meros ensinamentos para serem analisados e comparados a seus conceitos. Com essa atitude, eles não conseguiram avançar na Fé, tampouco praticar as verdades contidas nas epístolas de Paulo, mas caíram em discussões vazias e se cercaram de mestres segundo suas próprias cobiças (2 Tm 4:3). Como resultado, a degradação entrou na igreja em Éfeso que abandonou o primeiro amor.
Isso é um alerta para nós. Ao ler a Palavra, devemos sempre exercitar nosso espírito, invocando o nome do Senhor e buscando nela o verdadeiro alimento que nos capacita a viver pelo Senhor (Jo 6:57), pois as Palavras do Senhor são “espírito e são vida” (v. 63).

Nenhum comentário: