26 agosto, 2012

Buscar diligentemente o amor.


Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente (1 Pe 1:22)


1 Jo 2:5; 3:11, 14, 16; 4:16
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário, Estudos Bíblicos

Embora sejamos coparticipantes da natureza divina por meio de Suas promessas, ainda precisamos do acréscimo da natureza de Deus: “Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai...” (2 Pe 1:5a). Isso quer dizer que temos de buscar mais e buscar diligentemente, incessantemente, o crescimento, o desenvolvimento da vida divina em nós.
De acordo com a experiência de Pedro, é preciso associar “com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (vs. 5-7). Não basta somente a fé, é preciso associar a virtude; só a virtude não basta, é preciso acrescentar conhecimento; só o conhecimento não é suficiente, precisa acrescentar domínio próprio; com o domínio próprio, segue a perseverança; a perseverança produz a piedade; e a piedade, o amor fraternal.
Hoje, na vida da igreja, pelo fato de lermos e orarmos a Palavra do Senhor e invocarmos Seu nome, a vida divina está crescendo em nós e, consequentemente, já começamos a expressar aos outros o amor de Deus que habita em nós (1 Jo 2:5).
Deus é amor, então a manifestação prática da igreja em nosso viver diário é transmitir o amor divino que habita em nós aos nossos irmãos (1 Pe 1:22; 1 Jo 3:16; 4:16). Para que isso ocorra, como os apóstolos Paulo e Pedro descreveram em suas epístolas, devemos permitir o trabalhar do Espírito em nós. Esse processo de transformação não ocorre de uma hora para outra; precisamos usar de diligência para cooperar com o Senhor.
Porém, apesar de nos darmos por satisfeitos em amar os irmãos, isso ainda não é suficiente para o Senhor. Precisamos buscar, com mais diligência, crescer na vida divina para sermos inundados com o amor ágape, que é o amor de Deus. Esse é o amor mais elevado, ilimitado, o amor do princípio, que ama até mesmo o inimigo e que perdoa incondicionalmente.
Paulo nos disse que o amor é o caminho sobremodo excelente, e Pedro vem nos mostrar de maneira prática, como cultivar esse amor. Ele teve a experiência de negar sua vida da alma, de purificá-la por meio do fogo do Espírito (1 Pe 4:12-13).
Foi pelo queimar com o fogo do Espírito que sua alma foi purificada, para receber mais da natureza de Deus e de Suas preciosas e mui grandes promessas. Os sofrimentos mencionados por Pedro são interiores e vêm como fogo para, pouco a pouco, consumir a vida natural, nossa vida da alma. Dessa forma, a vida divina terá mais espaço para crescer em nós.
As situações de sofrimentos pelas quais passamos não são à toa: Deus nos ama e deseja nos tornar mais úteis a Ele, por isso permite que passemos por várias provações. Essa é a ajuda que recebemos com as ricas experiências de Pedro em suas epístolas. Almejamos que Cristo cresça gradativamente em nós, para reinarmos com o Senhor na era vindoura. Aleluia!

Nenhum comentário: