22 agosto, 2012

Conduzidos à vida e à piedade.


Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:3-4)


Gl 3:14; 2 Pe 1:1-2
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário, Estudos Bíblicos

Pedro escreveu sua segunda epístola, por volta do ano 69 d.C., quando já estava mais maduro e tinha tido muitas experiências com o Senhor. Segundo essas experiências, Pedro provou o trabalhar do Deus Triúno em seu ser. Podemos dizer que sua epístola não foi escrita somente para as pessoas daquela época, mas também para nós.
Ele começa sua segunda epístola assim: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1:1). Essa fé preciosa não se refere simplesmente à Fé em seu aspecto objetivo, exterior. Pedro mostra-nos que ela se tornou uma fé subjetiva, pois era resultado da palavra que havia recebido misturada com sua experiência pessoal. À medida que avançava em idade, ele aprendeu a viver mais pela fé, por isso a fé se tornou algo precioso para ele. Nós, que cremos em Cristo, também obtivemos a mesma fé e, certamente, se permanecermos nela, a vida do Senhor crescerá em nós como cresceu nele.
Então, ao descrever o dispensar do Deus Triúno, ou seja, o dispensar da vida divina em nós, Pedro o faz de maneira diferente da que Paulo escreveu em Efésios 1. Paulo escreveu baseado na revelação que teve; Pedro, entretanto, apesar de escrever a mesma coisa, relatou com base em sua experiência sobre essa verdade. Ele mostra que o Pai, pelo Seu divino poder, nos supre diariamente, doando-nos todas as coisas que conduzem à vida e à piedade (v. 3a). Vida é algo interior para nosso crescimento, e piedade é exterior para a expressão de Deus.
Ele continua dizendo: “Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (v. 3b). Isso se refere ao trabalhar do Filho, Jesus Cristo, em nós.
Além disso, no versículo 4, o apóstolo Pedro menciona a obra do Espírito: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Essas preciosas e mui grandes promessas se tornam reais a nós por meio do Espírito (Gl 3:14). Isso quer dizer que o Espírito, que é a realidade dessas promessas, é quem nos torna coparticipantes da natureza divina, e essa natureza nos livra das corrupções, das paixões que há no mundo.

Nenhum comentário: