06 agosto, 2012

Crescer em vida, praticar a palavra e manifestar o amor.


O saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1). 
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganandovos a vós mesmos (Tg 1:22)


Mt 13:1-9, 14-22; At 19:9-10; 2 Tm 2:24

Somos gratos ao Senhor por toda a revelação que temos recebido. Quando cremos em Seu nome, recebemos pela fé a salvação de nosso espírito. Hoje nossa meta e esperança é estar preparados para a vinda do Senhor. Enquanto aguardamos e apressamos esse glorioso dia, devemos viver a vida da igreja em amor, pregando o evangelho do reino e ajudando outros a crescer na vida de Deus. Assim, receberemos nosso galardão no reino milenar.
Nas últimas semanas, nos foi mostrado acerca das sete parábolas registradas em Mateus 13. Nelas estão revelados os mistérios do reino dos céus. Como já vimos no passado, estas parábolas possuem estreita ligação com as sete igrejas descritas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Toda essa revelação tem como fim nos preparar adequadamente para ser vencedores e ganhar o galardão.
A igreja em Éfeso é a primeira descrita em Apocalipse 2 e relaciona-se com a parábola do semeador (Mt 13:1-9). Éfeso significa desejável, e embora tivesse este nome, por algum tempo a igreja em Éfeso não praticou os ensinamentos do apóstolo, tomando-os apenas como doutrinas para estudar e discutir. Naquela época, os irmãos de Éfeso viviam na esfera da alma, tendo o coração endurecido pelo conhecimento doutrinário. Por essa razão, a palavra era infrutífera no meio deles, conforme a descrição da parábola do semeador (Mt 13:14-22).
Paulo descreveu sua preocupação pela igreja em Éfeso ao escrever para Timóteo: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na Fé” (1 Tm 1:3-4). Por darem atenção excessiva à discussão de doutrinas, esqueceram-se de atentar para o crescimento de vida, que resulta na manifestação do amor.
O próprio apóstolo Paulo, no período em que permaneceu em Éfeso, em sua terceira viagem ministerial, deu muita ênfase ao ensinamento das verdades, tanto na sinagoga como na escola de Tirano, onde, por três meses e dois anos, respectivamente, discorria acerca do reino de Deus, e muitos vinham de toda a Ásia para ouvi-lo (At 19:8-10). Desde o início de Seu chamamento, Paulo gostava de discutir sobre as verdades que conhecia, mas depois, em sua velhice, aprendeu que o servo de Deus não vive a contender (2 Tm 2:24).
Infelizmente, esse modelo de ensinar doutrinas, no qual uma pessoa prega e um grupo apenas ouve, influenciou muitos grupos cristãos da atualidade. Esse modelo acaba se tornando um impedimento para o crescimento espiritual da maioria dos filhos de Deus. Se apenas somos meros ouvintes da Palavra de Deus, e não praticantes, envelhecemos em vez de crescer e perdemos a oportunidade de ser úteis ao Senhor nesta era.
Que o Espírito opere em nós, levando-nos à prática das verdades recebidas, a fim de manifestar o amor de Deus às pessoas.

Nenhum comentário: