23 agosto, 2012

Dar lugar à vida divina.

 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4:15)

 
Mt 18:21-22; Rm 7:15-18
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário, Estudos Bíblicos
 
De acordo com as experiências de Pedro em sua maturidade, o Pai nos dá a vida e a piedade, o Filho nos chama para Sua própria glória e virtude, e o Espírito nos concede preciosas e mui grandes promessas. Louvamos ao Senhor, pelo dispensar do Deus Triúno, pelo Seu trabalhar em nós de maneira tão real e prática.

 Quando cremos no Senhor Jesus, recebemos a vida divina em nosso espírito. À medida que nos voltamos a Ele, invocando o Seu nome, somos conduzidos à Sua glória e virtude. Agora, por meio do Seu Espírito, ganhamos a realidade de Suas preciosas e mui grandes promessas e podemos, assim, nos livrar das corrupções e das paixões que há no mundo, por meio da natureza divina que está em nós. Dessa maneira, a Fé objetiva, aquilo em que cremos, pode ser trabalhada em nosso interior até tornar-se a fé subjetiva. Esse deve ser o alvo de todo cristão durante sua vida inteira.

 O desejo de Deus é que Sua natureza seja acrescentada à natureza humana e elevar assim o padrão das nossas virtudes. Embora a natureza humana tenha virtudes como a ética, a moral, a paciência, o amor, a humildade etc., elas são muito limitadas (Mt 18:20-21).

 Por isso o Senhor Jesus tornou-se um homem e experimentou as restrições do viver humano durante trinta e três anos e meio. Uma vez que participou da natureza humana, Ele conhece nossa situação e pode, assim, compadecer-se de nós (Hb 4:15; Jo 2:25). Além disso, Jesus experimentou, em Seu viver terreno, as virtudes humanas. Depois de Sua morte e de Sua ressurreição, entretanto, Ele acrescentou à natureza humana, a divina. Dessa maneira, os atributos divinos elevaram o padrão das virtudes humanas. Hoje, como o Espírito que dá vida, Sua natureza pode ser infundida em todo nosso ser.

 
Quando praticamos o que o Senhor Jesus disse em Mateus 16:24, negando nossa vida da alma, a vida natural corrompida que herdamos de Adão, damos lugar à vida divina e assim, por meio do Espírito, somos coparticipantes da natureza divina.

 Que nestes dias, que antecedem a volta do Senhor, possamos experimentar, assim como Pedro, essas preciosas e mui grandes promessas.

Nenhum comentário: