04 agosto, 2012

O caminho para restaurar a igreja em Éfeso.

Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus (Ap 2:7)

Jo 1:1-14; 14:16-18; 3 Jo 12; Ap 2:1-7


O apóstolo João estava no espírito e viu a necessidade de ir para Éfeso ajudar os irmãos a praticar o conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios. João se lembrou das palavras do Senhor e percebeu que muitas verdades estavam registradas naquela carta. Ao ir para Éfeso, ele recebeu encargo de escrever seu evangelho, no qual falou sobre o Pai: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (1:1); falou sobre o Filho: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (v. 14). Como o Filho, em carne e sangue, não poderia estar conosco para sempre, no início do capítulo 14, João falou sobre a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Era necessário o Senhor ir para junto do Pai, para que o Espírito da realidade, o Espírito que dá vida viesse até nós.

Em Éfeso João não falou suas próprias palavras, mas levou os irmãos a praticar o conteúdo do que Paulo já havia lhes deixado escrito. Por meio de seu ministério, a igreja em Éfeso mudou totalmente: os irmãos cresceram em vida e Éfeso se tornou um centro de obras de onde João podia enviar cooperadores para outras regiões (3 Jo 5-8).

Na sua terceira viagem, Paulo foi expulso de Éfeso por Demétrio, o ourives. Ao ler a Terceira Epístola de João, vemos que há menção de Demétrio, mas este já havia mudado; ele se tornou um modelo de quem todos davam testemunho. Mesmo que não tenhamos sido tão ruins quanto Demétrio, éramos também inimigos de Deus, todavia, em nosso viver já tivemos muita mudança! Por invocarmos o nome do Senhor, desfrutando do Espírito e da vida de Deus, certamente seremos transformados e nos tornaremos vencedores.

O Senhor é Aquele que chama vencedores, Ele sabe qual é a condição da igreja. Eis o que diz o Senhor em Apocalipse sobre a igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (v. 4). O primeiro amor é o amor do princípio: Deus é o princípio. Isso não quer dizer que não havia amor na igreja em Éfeso; eles se amavam e estavam sempre juntos, mas o que faltava era o amor do princípio, aquele que provém de Deus. O amor humano e o companheirismo não são suficientes, eles precisavam do amor de Deus, o amor que vem desde o princípio, que é o próprio Deus. Nós éramos pecadores e nossas obras eram malignas, mas Deus nos amou e nos deu Sua vida por meio de Seu Filho. Temos a vida de Deus porque tocamos no amor de Deus (Ef 2:1-4; 1 Jo 4:8).

O Espírito prossegue dizendo: “Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (Ap 2:7). Deus está chamado vencedores para que se alimentem da árvore da vida, isto é, do próprio Deus.

Em cada igreja, o Senhor chama vencedores. O vencedor é aquele que deixa sua alma ser permeada pela vida divina; é aquele tem a vida em abundância (Jo 10:10). Que sejamos estes que invocam o nome do Senhor, praticam Sua Palavra e restauram o amor do princípio para desfrutar novamente do próprio Deus como a fonte da vida. Aleluia!

Nenhum comentário: