30 agosto, 2012

Os requisitos básicos para nosso aperfeiçoamento.


Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo (1 Jo 4:17)


2 Pe 1:3-7
Alimento Diário Dong Yu Lan, Árvore da Vida

Todos nós precisamos ser aperfeiçoados para a obra do ministério, isto é, cooperar com a pregação do evangelho. Para sermos aperfeiçoados, a primeira condição é estar no espírito.
Em 1 Coríntios 12:3 lemos: “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”. Quando invocamos o nome do Senhor, nossa mente se inclina para o Espírito (Rm 8:5). Este é o primeiro requisito para nosso aperfeiçoamento.
O segundo é negar a nós mesmos, tomando a cruz. Mesmo que tenhamos progredido em relação a essas condições, sentimos que ainda precisamos avançar mais. Ainda que a vida de Deus tenha crescido em nós e estejamos alcançando a realidade do amor fraternal, não podemos nos contentar somente com isso, pois o Senhor deseja nos encher a ponto de expressarmos Seu amor, o amor ágape (2 Pe 1:7).
O Senhor tem tido misericórdia de nós, conduzindo-nos à prática das verdades que temos recebido. À medida que vivemos no espírito, negando a vida da alma, nos tornamos cada vez mais parecidos com o Senhor.
Em sua segunda epístola, Pedro nos fala acerca dessas verdades. Por haver experimentado diversas vezes o fogo do Espírito, queimando suas impurezas, ele recebeu muita revelação: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pe 1:3). Por intermédio da graça, Deus nos doou todas as coisas que nos conduzem à vida e à piedade, fazendo-nos compartilhar da glória e virtude do Filho. O versículo 4 prossegue: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Todas essas coisas hoje estão disponíveis na esfera do Espírito, por meio do qual nos tornamos aptos para vencer o pecado e nossa própria natureza humana caída.
Para negar a vida da alma, precisamos viver no espírito, pois somente assim a vida divina pode crescer mais em nós. Tudo de que precisamos para o nosso crescimento de vida o Espírito pode nos suprir.

Nenhum comentário: