08 agosto, 2012

Os sofrimentos cooperam para nosso amadurecimento


Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7)


Mt 3:11; 4:17; 13:24-30; Rm 8:5-6; Ap 2:5, 8-11

A experiência de João em Éfeso é um encorajamento para nós. Com muita paciência e amor, ele ajudou os irmãos a se libertarem das discussões sobre doutrinas, comuns aos que estão na esfera anímica, e a viverem no espírito. Quando estamos no espírito, podemos ser uma “boa terra”, uma igreja desejável que tem um coração adequado e frutífero para Deus.
Portanto, ao nos depararmos com algum irmão, ou alguma igreja, vivendo segundo a vida da alma, não vamos julgá-los e condená-los nem mesmo rejeitá-los. Vamos orar por eles, esperando que sejam iluminados pelo Senhor para que se arrependam e voltem a viver pelo Espírito.
Com efeito, o arrependimento é condição essencial para nos tornarmos vencedores. O significado de arrependimento é negar a vida da alma, é ter uma mudança na maneira de pensar. Em Apocalipse 2:5 o Senhor disse à igreja em Éfeso: “Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. Quando nos arrependemos, isto é, negamos a nós mesmos e nossa maneira antiga de pensar e viver, ficamos livres para fazer a vontade de Deus.
Isso é tão importante que, antes mesmo de o Senhor iniciar Sua obra na terra, João Batista pregava o arrependimento. Depois Jesus também passou a pregar e a dizer as mesmas palavras: “Arrependei-vos porque está próximo e reino dos céus” (Mt 4:17).
A mente é a parte representante da alma. Em Romanos 8, vemos que não devemos inclinar a mente para a carne, pois o resultado é morte. Mas quando a mente se inclina para o espírito, o resultado é vida e paz (v. 6). Portanto, mudar de mente significa pender a mente para o Espírito, e, como resultado, ter a alma transformada pelo Espírito. Essa transformação decorre de recebermos o batismo de fogo do Espírito (Mt 3:11), cuja função é queimar as impurezas e purificar nossa alma. O queimar do Espírito produz um sofrimento interior, um genuíno arrependimento, que nos leva a mudar nossa maneira de pensar e agir.
Em Apocalipse 2:8, temos a segunda igreja, Esmirna. Esta representa a igreja que passou por uma intensa perseguição por parte do império romano. A partir do final do primeiro século, muitos cristãos foram perseguidos e martirizados. Surpreendentemente, quanto mais eles eram perseguidos e mortos, mais se multiplicavam. Mesmo diante da morte, eles invocavam o nome do Senhor, como aconteceu com Estêvão (At 7:59-60), e também guardavam a Palavra. Isso os fez não ter medo dos sofrimentos e ser fiéis até a morte, pois tinham a promessa da coroa da vida (Ap 2:10).
As perseguições e sofrimentos pelos quais a igreja em Esmirna passou nos mostram sua relação com a parábola do joio, que foi semeado pelo inimigo para impedir o trigo de crescer e amadurecer (Mt 13:24-30). Do mesmo modo, quando voltamos a mente para o espírito, vemos que os sofrimentos pelos quais passamos cooperam para nosso amadurecimento, pois passamos a buscar mais a vida divina e isso resulta em mais crescimento e transformação. Louvado seja o Senhor!

Nenhum comentário: