07 agosto, 2012

Restaurar o primeiro amor e ser ativo na pregação do evangelho.


Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas (Ap 2:4-5)


Jo 1:1, 12; 4:24; 5:39-40; 6:57, 63; 10:10; 20:31; 1 Jo 1:1-3; 2:27

O apóstolo Paulo, quando estava na prisão em Roma, escreveu sua primeira epístola dirigida aos efésios. Ele tinha um forte encargo por eles, pois havia vivido pelo menos dois anos no meio deles. Apesar disso, a igreja em Éfeso não praticou as palavras contidas na carta de Paulo. Infelizmente, eles apenas tomaram aquelas palavras para analisar e principalmente para discutir questões doutrinárias (1 Tm 1:3-4). Estavam totalmente na esfera da alma.
Por mais que sua epístola mostrasse a importância da prática daquelas palavras (Ef 4:1-3, 15-16, 25-32; 5:1-2, 8-10, 15-18), os efésios foram intensamente influenciados pelo modelo “acadêmico” deixado pelo próprio apóstolo Paulo, quando ensinava na escola de Tirano. Pessoas de toda a Ásia vieram ouvi-lo, mas no final de sua vida, quando estava sendo julgado em Roma, todos os da Ásia o abandonaram (At 19:9-10; 2 Tm 1:15).
Passados muitos anos após a morte de Paulo, o Senhor confiou ao apóstolo João as visões registradas no livro de Apocalipse. Naquela ocasião, a condição da igreja em Éfeso ainda não estava boa, pois o Senhor lhes enviou uma dura repreensão: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2:4-5). Embora fizessem boas obras e tivessem boas qualidades (vs. 2-3), o Senhor ainda não estava satisfeito, pois eles haviam perdido o mais importante: o primeiro amor, o amor do princípio, que é proveniente da vida de Deus.
João, porém, havia amadurecido espiritualmente e estava pleno de Espírito e vida. Quando foi libertado de seu exílio, ele foi para Éfeso e, com sabedoria, ajudou os irmãos a se arrependerem e praticarem as palavras contidas na epístola que haviam recebido de Paulo. Assim, a igreja em Éfeso foi restaurada e o resultado foi a mobilização dos irmãos na pregação do evangelho.
Podemos ver isso na terceira epístola de João quando, ao escrever para Gaio, que estava em Corinto (1 Co 1:14), menciona os relatos dos irmãos de Éfeso, hospedados por ele (3 Jo 5-6). Gaio também deve tê-los suprido de recursos financeiros, segundo a orientação de João, para prosseguirem na pregação do evangelho pelas cidades. Aleluia!
Por fim, a igreja em Éfeso tornou-se verdadeiramente desejável, fazendo jus ao seu nome. Quando o primeiro amor foi restaurado, eles se tornaram ativos em realizar a obra de Deus. Isso ocorreu porque João os ajudou a voltar ao princípio (Jo 1:1), a exercitar o espírito (4:24), a crer no nome de Jesus (1:12; 20:31), a tomar a Palavra como alimento e não como conhecimento (5:39-40; 6:57, 63), a obedecer a unção (1 Jo 2:27), a receber vida (Jo 10:10; 1 Jo 1:1-3) a frutificar para glória de Deus (Jo 15:16) e muito mais. Graças ao Senhor porque no Espírito temos vida e essa vida nos leva a amar e a frutificar.

Nenhum comentário: