01 setembro, 2012

A importância de preticar a revelação da Palavra.


Da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus (Cl 1:25). 
O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6)


At 21:23-26; Gl 2:16; 3:5, 13
Alimento Diário, Dong Yu Lan, Árvore da Vida

Ao refletirmos sobre a experiência de Pedro, precisamos enfatizar as palavras de João Batista que, inspirado pelo Espírito, disse: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11). Louvado seja o Senhor pela obra de transformação que hoje opera em nós, pois pelo Espírito recebemos Sua vida e por meio do fogo nossa natureza caída, a vida da alma, é eliminada.
A experiência de Pedro ilustra bem esse processo. Nos evangelhos vemos, em vários momentos, sua vida da alma sendo exposta e isso não foi algo fácil para ele. Esses sofrimentos interiores constrangeram-no a se arrepender, fazendo-o provar a eficácia do fogo purificador do Espírito.
Quanto à experiência de Paulo, sua terceira viagem revela que muito de sua vida da alma ainda precisava passar pelo fogo do Espírito. No decorrer dessa viagem, o Espírito o advertia, por meio da unção e por meio dos irmãos, que ele não deveria ir a Jerusalém. Entretanto, não se deixando persuadir pelos irmãos, partiu para lá.
Logo após ter tomado voto e se proposto a fazer ofertas segundo a tradição judaica (At 21:23-26), indo contra toda a revelação que havia recebido de Deus (Gl 2:16, 21; 3:5, 13), Paulo foi preso. Por Sua misericórdia, o Senhor impediu-o de consumar aquele voto, pois ele ainda precisava transmitir o restante das revelações que recebera de Deus. Estando na prisão, Paulo completou a revelação da economia de Deus, escrevendo as epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
Embora tivesse escrito sobre as revelações que obtivera do Senhor, os irmãos que receberam suas cartas não tinham realidade, pois não conseguiam praticá-las. Nem mesmo a permanência de Timóteo em Éfeso foi suficiente para ajudar os irmãos daquela igreja. Como vimos, somente com o passar de vários anos, por meio do ministério de Espírito e vida de João, os efésios puderam ser restaurados a uma condição desejável para Deus.
Essa experiência da igreja em Éfeso nos permite concluir que o mero conhecimento de todas as verdades e revelações bíblicas não é suficiente para que sejamos agradáveis a Deus. Somente por meio do Espírito e da vida podemos obter um coração segundo a vontade de Deus. Mais importante do que conhecer verdades bíblicas é fluirmos o amor, que é a expressão da vida Deus, por meio de Seu Espírito que habita em nós.

Nenhum comentário: