04 setembro, 2012

O início do ministério de Paulo .

O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome (At 9:15-16).
 
Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade (1 Tm 1:12-13)
 
At 2:41; 4:4, 32-37; 8:1; 9:1-23; 11:25-26; 13:1-3

Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário
 
Logo no início da vida da igreja em Jerusalém a religião judaica queria eliminar os primeiros cristãos e, por isso, levantou-se grande perseguição contra a igreja; aqueles que invocavam o nome do Senhor eram encarcerados e mortos. Assim muitos, por medo, deixaram de invocar. Os que não quiseram deixar essa prática, porque invocar o nome do Senhor já fazia parte de seu viver, foram para outros lugares.

Uma expressão muito interessante é registrada após essa perseguição: “Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria” (At 8:1b). Enquanto os apóstolos continuavam em Jerusalém, o evangelho era pregado aos gentios em outros lugares por meio dos cristãos que foram dispersos. Dessa maneira, em várias cidades foram gerados os que invocavam o nome do Senhor.

Pode ser que os apóstolos tenham permanecido para cuidar daqueles que estavam receosos de invocar. Todavia, para ficar em Jerusalém era preciso deixar de invocar o nome do Senhor publicamente. Como consequência, pouco a pouco, o ministério dos doze apóstolos foi cessando.

Entrementes, Saulo assolava a igreja e “respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (At 9:1-2). Ele foi a Damasco para prender a todos que invocavam o nome do Senhor (v. 14). Mas aconteceu que “seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (vs. 3-5). Então Saulo entendeu que ao perseguir aqueles que invocavam o nome do Senhor, ele estava perseguindo o próprio Jesus.

Saulo creu, foi batizado e ousadamente pregava o evangelho. Ele era muito jovem e por onde passava discutia com os judeus, e estes intentavam matá-lo. Para guardá-lo, ele foi enviado para Tarso, sua terra natal. Tempos depois, Barnabé o levou para servir na igreja em Antioquia e o ajudou a exercitar seus dons.

Paulo ganhou muita graça e, de perseguidor daqueles que invocavam o nome do Senhor, se tornou um instrumento útil nas mãos de Deus. Um dia, quando ele estava servindo e jejuando junto com os demais irmãos em Antioquia, “disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13:2). Eles foram enviados para pregar o evangelho, receberam o ministério e apostolado.

Apóstolo é aquele que é enviado da parte de Deus. O Senhor abençoou a obra deles porque estavam no espírito. Provavelmente eles invocavam o nome do Senhor e levavam as pessoas ao espírito. Isso nos revela um princípio: se pararmos de invocar o nome do Senhor, como os doze apóstolos fizeram, perderemos nossa função e o ministério que recebemos será entregue a outros, assim como ocorreu naquela época, quando o ministério foi passado para Barnabé e Paulo. Isto é, a responsabilidade de levar adiante a obra do Senhor recaiu sobre eles.

Nenhum comentário: