02 setembro, 2012

Progredir cada vez mais.


Reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 1:5-8)


Jo 21:22-23; 1 Co 10:13; Hb 4:15; 9:28; 1 Jo 2:5; Ap 1:10
Alimento Diário, Dong Yu Lan, Árvore da Vida

Por meio da obra redentora de Cristo, recebemos a natureza divina. Agora todos os atributos de Deus podem ser trabalhados em nossa natureza humana, tornando-nos cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus e levando-nos anelar o padrão de Seu viver humano.
Além disso, por ter vivido como homem, o Senhor pode compadecer-se de nossas fraquezas (Hb 4:15), pois Ele conhece as nossas limitações (1 Co 10:13). Assim Ele nos fortalece e nos concede Sua graça, que nos capacita a negarmos a nós mesmos para segui-Lo.
No passado vimos que Moisés não pôde entrar na boa terra de Canaã por causa de uma única falha que cometeu. Ele feriu a rocha pela segunda vez. Como aquela rocha representa Cristo, e Ele não pode ser ferido uma segunda vez (1 Co 10:4; Hb 9:28), a atitude de Moisés não foi perdoada. Mas nós, na atual dispensação, fomos abençoados pelo sacrifício do Senhor Jesus Cristo e podemos nos arrepender, clamando por Seu sangue que possui eficácia eterna (Hb 9:14; 1 Jo 1:7).
Todas as vezes que nos arrependemos genuinamente, o Senhor se acrescenta a nós como vida, elevando nossa humanidade. Assim, passamos a participar da natureza divina. Nossa necessidade hoje é reunirmos toda nossa diligência e progredirmos do amor fraternal ao amor ágape, perseverando em viver segundo o ministério ulterior de João, enfatizando a prática de invocar o nome do Senhor, de guardar a Sua palavra e de negar a vida da alma.
Hoje podemos fazer parte do ministério de João, que é o ministério de Espírito e vida. Todos podem ser aperfeiçoados para aperfeiçoar os santos para a obra do Senhor por meio destes três pontos: invocar o nome do Senhor, guardar a Palavra e negar a vida da alma.
Mantendo-nos nesse fluir da vida, exercitando-nos na piedade, iremos gradualmente progredir em nossa experiência, até o ponto de alcançarmos o nível do amor ágape, quando a plenitude de Deus em nós nos capacita a amar todas as pessoas, assim como Ele as ama.

Nenhum comentário: