13 janeiro, 2013

Os detalhes revelados pelo Espírito.

Se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:5-6)

Jo 19:33-34; 1 Jo 5:6

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Vida para Todos, Bookafe, Ceape

A morte do Senhor não foi algo simples, mas um fato cheio de significados. Por meio dela Jesus queria resolver o principal problema que impede o homem de fazer a vontade de Deus: a vida da alma. João, em seu evangelho, registra de maneira detalhada a crucificação e a morte do Senhor.

Leiamos o trecho a seguir: “Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e a outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, com vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas” (Jo 19:31-33). Como Jesus já estava morto naquele momento, nenhum de Seus ossos foi quebrado. Isso tudo ocorreu conforme a soberania de Deus.

O versículo seguinte relata: “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança e logo saiu sangue e água” (v. 34). Aqui vemos que o Senhor já estava morto quando derramou Seu sangue. Até mesmo o local onde o Senhor foi traspassado estava de acordo com a soberania de Deus. Ao criar o homem em Gênesis, Deus lhe deu uma auxiliadora idônea. Esta foi formada de maneira específica: Deus fez cair pesado sono sobre o homem e retirou-lhe uma das costelas, a partir da qual edificou a mulher. De modo semelhante, a igreja foi gerada do lado do Senhor Jesus. Quando o Senhor foi traspassado pela lança, do Seu lado verteram sangue e água. O sangue é a base para o perdão dos pecados, enquanto a água, um líquido vital para o corpo, representa a vida de Deus. Por Sua morte, ganhamos vida. Por Sua vida, a igreja foi gerada.

Todos os que presenciaram a crucificação viram, de longe, o sangue jorrar do corpo do Senhor, mas não apresentam um relato tão completo quanto o de João. Apenas ele viu e testificou a respeito da água. Ele testificou isso pelo Espírito Santo (1 Jo 5:6). Além disso, o fato de a morte do Senhor ter precedido o derramamento do sangue indica que o Senhor crucificou o velho homem com suas concupiscências. Primeiro, o Senhor eliminou o problema do velho homem, que representa a vida da alma. Somente depois disso Ele derramou Seu sangue para nos redimir os pecados. Em outras palavras, quando o sangue de Cristo foi derramado, o velho homem já havia sido destruído. Louvado seja o Senhor!

João viu e testificou esses acontecimentos. Agora precisamos vivenciar esse fato, negando a nós mesmos. Esse ministério, que seguimos, permanecerá até a volta do Senhor.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


Nenhum comentário: