24 janeiro, 2013

Invocar o Senhor em meio à perseguição.

O firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor (2 Tm 2:19)


At 2:42-46; 4:32-37; 8:1, 4



alimento diário, árvore da vida, vida para todos, dong yu lan, bookafe, ceape

 
Após serem salvos, no dia de Pentecostes, invocando o nome do Senhor, os primeiros cristãos viviam a vida da igreja com simplicidade, tendo tudo em comum, fazendo suas refeições juntos e partindo o pão de casa em casa (At 2:42-46). Muitos deles venderam suas propriedades e depositaram os valores aos pés dos apóstolos (4:32-37).

A vida da igreja em Jerusalém era excelente, pois os irmãos cuidavam uns dos outros e prosseguiam na comunhão e no ensinamento dos apóstolos. Provavelmente, eles não eram diferentes do restante das pessoas no modo de se vestirem nem qualquer outro sinal visível os identificava, mas algo em comum eles praticavam: invocavam o nome do Senhor.

Como o número de cristãos se multiplicou em Jerusalém, eles passaram a ser perseguidos, conforme o registro de Atos 8. Os líderes judeus, principalmente os sacerdotes, zelavam pela religião judaica e desejavam prender os cristãos que difundiam a fé no nome de Jesus. Como a perseguição contra a igreja em Jerusalém aumentava, os cristãos foram dispersos para as regiões da Judeia e Samaria. O texto, entretanto, destaca que isso ocorreu com todos, “exceto os apóstolos” (v. 1).

A Bíblia não registra maiores detalhes desse episódio, mas podemos inferir que os apóstolos, líderes da igreja em Jerusalém, para evitar a perseguição, provavelmente deixaram de invocar o nome do Senhor em público. Embora eles já houvessem, até certo ponto negado a vida da alma, e promovido o ministério de invocar o nome do Senhor, parece que não perseveraram nessa prática saudável. Possivelmente, eles temiam ser presos ou martirizados.

Em meio àquele ambiente hostil contra a igreja, Saulo, um jovem judeu zeloso da lei, conseguiu autorização dos principais sacerdotes para prender aqueles que invocavam o nome do Senhor. Nessa época, ele assolava as igrejas e mandava os cristãos para o cárcere.

Quanto aos cristãos que foram dispersos, há um registro encorajador: eles iam por toda a parte pregando a Palavra (8:4). Graças a Deus, eles não pararam de invocar o nome do Senhor e estavam cheios do Espírito, que os capacitava a pregar o evangelho.

O Senhor já nos revelou que precisamos perseverar invocando Seu nome. Ele nos comissionou para isso. Mesmo que já tenhamos transmitido essa revelação a outros, nós mesmos devemos continuar a praticá-la. Ainda que as circunstâncias ao nosso redor sejam desfavoráveis, vamos perseverar nesse ministério e ser fiéis até o fim, invocando o nome do nosso amado Senhor Jesus!




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: