Como construir a casa dos sonhos! | |
Assim como na construção de uma casa, à medida que vamos construindo nossa família, precisamos também verificar se as colunas que temos em nosso casamento estão firmes o suficiente para mais um ano ou para mais uma etapa. Vamos considerar algumas colunas importantes para progredirmos na construção de nosso sonho segundo o projeto de Deus para nossa vida.
Entregar nosso casamento totalmente a Deus. Primeiramente devemos verificar se temos entregado e confiado nosso casamento totalmente a Deus. Nossa entrega significa nossa dependência. O Senhor certamente é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Porém Ele espera que Lhe entreguemos nossa vida e a de nosso cônjuge e confiemos a Ele a tarefa de nos ajustar e transformar. É crucial que creiamos que Deus é capaz de nos ajudar a superar as diferenças e frustrações da vida matrimonial. Cedo ou tarde precisamos reconhecer que não somos todo-poderosos e que todos os nossos esforços e tentativas de querer mudar nosso cônjuge são vãos. Por outro lado, quando nos entregamos – a nós e a nosso cônjuge - a Deus, precisamos crer que Ele é Todo-poderoso! Negar-nos a nós mesmos. Segundo, por nascermos egoístas e egocêntricos, sempre pensamos apenas em nós mesmos e queremos que tudo gire em torno de nossas preferências e gostos. Muitas vezes não percebemos que somos ou temos sido o maior inimigo de nosso casamento e, por nossa causa, porque buscamos nossos próprios interesses e queremos que nosso cônjuge seja nosso serviente para realizar nossos sonhos e anelos pessoais, fazemos com que ele ou ela se distancie de nós e daquilo que queremos. Nesse caso precisamos aprender a seguir uma simples lição que o Senhor Jesus nos deixou: pelo Espírito, precisamos negar a nós mesmos. Isto significa que precisamos negar nossas preferências, ações, impulsos, opiniões e palavras, submetendo-as ao controle do Espírito Santo por meio da oração. Para alguém negar a si mesmo é fundamental viver debaixo do iluminar da presença de Deus. É na presença de Deus que alguém pode conhecer a si mesmo e ver quão feios são seus atos e atitudes diante de Deus e das pessoas. Sem a luz da presença de Deus, sempre nos acharemos os melhores, mais capazes, mais inteligentes, os que detêm o melhor ponto de vista... Porém, pelo iluminar do Espírito Santo, toda a podridão de nosso coração é exposta... Por meio do Espírito, somos levados a rejeitar nossos pensamentos, atitudes e palavras contra nosso cônjuge. Também, pelo Espírito, somos capazes de rejeitar nosso orgulho, usado por Satanás para instigar-nos contra nosso cônjuge. Somente a luz da Presença de Deus pode ajudar-nos a abrir-nos para receber ajuda de outros. Quando nossos pensamentos não estão sob o controle do Espírito Santo, eles se tornam como um cavalo selvagem montado por Satanás cujo resultado são muitos coices naqueles que estão a nossa volta. Devemos rejeitar esses pensamentos selvagens e brutos. Uma boa maneira de verificar quem está no controle da mente é perguntar em oração: "Senhor, quem está me fazendo pensar assim? Quem está querendo me colocar contra meu cônjuge?". Depois de orar assim, devemos declarar: "Eu rejeito esse pensamento e condeno essa atitude contra meu cônjuge." Obedecer à Palavra de Deus. Terceiro, devemos gastar tempo conhecendo a Palavra de Deus. Principalmente no que se refere ao casamento, a Bíblia apresenta muitos exemplos, casos, princípios e ensinamentos sobre como um casamento pode estar debaixo do encabeçamento de Deus e debaixo de Sua bênção. Será muito bom perguntarmos: "O que a Bíblia tem a dizer sobre isso?" E depois devemos orar para que o Senhor nos conduza a obedecer e praticar o que a Palavra nos diz sobre determinado assunto. "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13:17).
Fonte: Jornal Árvore da Vida nº 145
|
15 setembro, 2012
Refletindo...
14 setembro, 2012
A Tua presença e nada mais, Senhor...
Ainda que seja com lágrimas nos olhos, devemos dizer dia após dia: "Senhor, nada senão a Tua presença sorridente me satisfará. Não quero nada, além do sorriso da Tua gloriosa face. Desde que tenha isto, não me importo se o céus vêm abaixo ou se a terra se decompõe. O mundo pode levantar-se contra mim, mas desde que tenha Seu sorriso sobre mim, posso louvar-Te, e tudo está bem!"
Extraído do livro O Cristo Todo-Inclusivo.
Extraído do livro O Cristo Todo-Inclusivo.
Refletindo...
Quem é o co-obreiro de Deus? | |
O co-obreiro de Deus é a Igreja. Em dois versículos de Efésios citados anteriormente temos um vislumbre das duas eternidades[1]:
(1) "Nos escolheu Nele antes da fundação do mundo" e (2) "Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus". E o nome do vaso por meio do qual isto é feito é "o Corpo de Cristo", que é o recipiente de Cristo. Quem é, então, um co-obreiro de Deus? Bem, não é alguém que deseja trabalhar para Deus, alguém que vê uma necessidade e deseja atendê-la; não é nem mesmo alguém que conduz pessoas à salvação; antes, é aquele que faz o que Deus lhe designou em Seu eterno propósito, e ele faz apenas isso. Se enxergarmos realmente aquilo para o que fomos conquistados por Cristo Jesus, todos os nossos labores, todas as nossas obras formais para Ele serão esmagados e feitos em pedaços. O alvo e objetivo de Deus em tudo é revelar Seu Filho, manifestar Seu Filho, mostrar a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Este é Seu eterno propósito. Este é o objetivo que você tem na obra que está fazendo agora? Se for menos do que isso, então você não é um co-obreiro, um cooperador com Deus. Você pode perguntar: "Como saberei se estou trabalhando junto com Deus?". Isso pode ser facilmente respondido. Você está satisfeito com o que está fazendo? Se você não satisfaz o coração de Deus, você mesmo não poderá se sentir satisfeito. Não se trata de comparar sua obra com a de qualquer outro. A questão é se tudo o que você realiza é bom, isto é, bom aos olhos de Deus, aceitável a Ele ou que procede Dele e é alinhado com Seu eterno propósito. Paulo declara: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus". Não precisamos olhar ao redor e criticar os outros, desejando saber se é possível que todo o resto esteja errado e nós, poucos, estejamos certos. Isso não tem qualquer valor e é prejudicial. Não se incomode com os outros. Asseguremo-nos de nós mesmos estarmos prosseguindo "para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". ________________________________________________ [1] Considerando do ponto de vista do tempo, da limitação do homem, o autor se refere à eternidade passada, antes do início do tempo, antes do início da criação de Deus, e à eternidade futura, no novo céu e nova terra. (N.E.)
Extraído do livro "A Obra de Deus" - W. Nee
|
Refletindo...
Os escritos de Paulo, Pedro e João | |
O autor de Apocalipse foi o apóstolo João. Há muitas evidências que provam isso. Não há necessidade de se falar muito aqui. Contudo, há uma coisa que devemos saber. Devemos conhecer a característica dos escritos de Deus por meio de João e o que distingue os escritos de João dos escritos de Paulo e de Pedro. Sabemos que Pedro e Paulo foram dois homens escolhidos pelo Senhor para a edificação da igreja. João não mencionou muito a respeito da grande verdade sobre a igreja no seu evangelho e nas epístolas. Todavia, o que o Senhor o ordenou escrever nas primeiras duas seções de Apocalipse foi sobre a igreja. Portanto, se quisermos entender a posição, a situação, e as características das igrejas nos primeiros três capítulos de Apocalipse, temos de investigar cuidadosamente as diferenças e as relações entre os seus escritos e os dos outros dois apóstolos, Paulo e Pedro.
Podemos provar pela Bíblia que Pedro e Paulo são ministros respectivamente da circuncisão e da incircuncisão. Pedro e os onze apóstolos permaneceram em Jerusalém. Eles continuaram a obra do Senhor, ajuntando na igreja as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo foi escolhido e chamado pelo Senhor para desvendar o princípio da igreja, que é pregar a toda criatura debaixo do céu por meio do evangelho (Cl 1). Ele foi quem estabeleceu esta fundação. A maior parte da obra de Pedro era limitada aos judeus. Ele nos considera como peregrinos na nossa jornada celestial para obter a herança celestial. A obra de Paulo foi especificamente focada sobre os gentios. Ele mostrou-nos que a nossa posição é nos céus e que qualquer herança que pertença a Cristo pertence também a nós. Há verdades dispensacionais do Novo Testamento, isto é, Deus lida com os homens de acordo com as dispensações. Em diferentes dispensações Deus tem diferentes maneiras de lidar com os homens e, diferentes e importantes verdades para eles. A obra de João é muito diferente. Ele não fala a respeito da doutrina de dispensação. No seu evangelho não menciona a ascensão de Jesus. Nas suas epístolas, ele não destaca a posição dos santos nos céus. Ele fala somente da encarnação do Senhor Jesus e a Sua descida do céu para a terra. Para ele, o Senhor Jesus é a vida eterna. No seu evangelho ele explica o nascimento por meio da vida eterna. Nas suas epístolas ele explica o caráter da vida eterna. Após a destruição de Jerusalém no ano 70 dC, houve uma mudança de dispensação. A igreja judaica que foi formada no dia de Pentecostes terminou. Na verdade, ela havia terminado muito antes, mas não fora anunciado oficialmente até então. A fé cristã e o judaísmo foram completamente separados depois disso. Os cristãos tinham de sair do acampamento judaico. A igreja estabelecida por Pedro entre os judeus fracassara. Cristo não podia mais levar a cabo a Sua autoridade no meio deles. Isso era verdade não somente entre os judeus, mas o era também entre os gentios. As igrejas estabelecidas pelo Senhor por meio de Paulo entre os gentios tinham também caído e não podiam herdar a herança abandonada pelos filhos de Israel. Paulo disse: “Pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Fp 2:21). Todos os da Ásia (incluindo a igreja em Éfeso) me abandonaram (2 Tm 1:15). Mesmo aqueles que conheciam tão bem a verdade sobre a igreja não foram capazes de permanecer na fé. Na verdade, a apostasia já havia começado naquele tempo. O mistério da iniqüidade já estava operando. Tanto a obra de Pedro como a de Paulo passaram por uma mudança dispensacional, porém a obra de João não envolve a questão de dispensação. Ele declarou somente que o Senhor Jesus é a vida eterna. Essa vida eterna nunca muda. A dispensação muda, as pessoas e coisas mudam, a vida eterna, seja no Senhor Jesus ou nos crentes, nunca mudará. Apesar de a igreja ser vomitada da boca do Senhor, o Senhor permanece imutável. A obra de João continua após Pedro e Paulo, e preenche a lacuna deles. O período de João liga a primeira vinda de Cristo à Sua segunda vinda. Ele trabalha entre essas duas vindas. Ele prega a Pessoa de Cristo e a vida eterna. Mesmo que a dispensação tenha mudado exteriormente e as coisas tenham se corrompido, a vida eterna é a mesma do começo ao fim. Podemos ver isso nos dois últimos capítulos do seu evangelho. No capítulo vinte vemos a figura do remanescente de Israel recebendo Cristo, começando de sua ressurreição até o tempo final. Tomé ter visto o Senhor traspassado era uma prefiguração. No capítulo vinte e um vemos uma prefiguração do ajuntamento total no milênio. E no encerramento do capítulo vinte e um o ministério particular de João e o de Pedro foram mencionados. O ensinamento de Paulo a respeito da igreja, que era totalmente celestial, evidentemente não foi abordado aqui. Os filhos de Israel como as ovelhas de Cristo foram confiados a Pedro. Todavia Pedro morreria. A sua obra não duraria e teria um fim depois de tudo. Finalmente, o ministério de Pedro terminou, e a igreja da circuncisão foi deixada sem pastor. Muito antes, Jerusalém foi destruída e o seu ministério foi completamente terminado. Aqui Pedro pergunta acerca de João. É estranho o nosso Senhor não falar sobre o fim de João. Ele somente disse a Pedro para segui-Lo, isto é, terminar o seu ministério na morte. Pedro deve ter pensado secretamente que o ministério de João permaneceria até que Ele venha. Ainda que o Senhor tenha se demorado e João morrera, o ministério de João nunca morreu. Os seus escritos e ensinamentos continuam a trabalhar até que o Senhor venha outra vez. Os ministérios desses três apóstolos são muito importantes. Se o Senhor permitir, um livro será escrito especificamente sobre eles, em algum outro tempo. O ministério de João está entre as duas vindas de Cristo. Agora podemos ver a verdade a respeito da igreja. Pedro falou sobre o fracasso da igreja judaica; Paulo falou sobre o fracasso da igreja gentílica. João não era nem ministro da circuncisão e nem ministro da incircuncisão. Nenhuma verdade dispensacional foi lhe comissionada. Portanto, ele não falou sobre qualquer mudança na igreja judaica e nem na igreja gentílica. No livro de Apocalipse, ele não disse sobre como a igreja passaria por mudanças até chegar ao seu estado de então. Ele falou somente sobre as condições depois da degradação de cada igreja individual e como o Senhor iria julgá-las. Quando a obra de Pedro e a de Paulo terminaram, João continuou a sua obra e descreveu as situações das igrejas que haviam se degradado no tempo da obra de Pedro e de Paulo. A igreja que ele se referia, com exceção da única referência em Apocalipse 22:17, era diferente da igreja que Paulo se referia. João testificou do ponto de vista das igrejas individuais. Alguns candeeiros da igreja têm a possibilidade de serem removidos. As igrejas que ele viu se degradaram e retrocederam e foram julgadas por Cristo. As igrejas fracassaram! Os gentios que foram enxertados pela fé não permaneceram na bondade de Deus. A verdade de Paulo acerca da igreja foi transmitida principalmente à igreja em Éfeso. Todavia, como ela perdeu o seu primeiro amor, não demorou muito para o seu candeeiro ser removido. Assim como os filhos de Israel foram cortados no passado, agora a igreja também foi cortada da mesma maneira. Mas a paciência de Deus foi manifestada à igreja assim como o foi com os filhos de Israel. Contudo, assim como Israel, a igreja não sustentou o testemunho de Deus no mundo. A igreja decaiu e fracassou. Apesar do fato de a dispensação da graça ter sido prolongada, a rejeição de Deus para com a igreja na terra havia começado no tempo de Apocalipse. O Senhor teve de usar outra maneira. Por um lado, o Espírito santo deu indicações de que Deus rejeitara a igreja. Por outro lado, Ele também indicou que Cristo obterá o Seu reino. O reino era a meta a partir daquele momento. O Senhor usou as sete igrejas existentes daquele tempo para representar a igreja como um todo. Ele mostrou que Deus havia rejeitado a igreja e que o fim estava próximo. Se o Senhor demorar-se, essas sete igrejas seriam a história da igreja (exterior) na terra. Assim, o Senhor deu indicações de que o fim estava próximo, e Ele mesmo viria a qualquer tempo. Esta é a sabedoria do Espírito Santo! O Senhor realmente demorou-se, e os capítulos dois e três de Apocalipse tornaram-se uma descrição da situação da igreja desde o tempo de João até a segunda vinda do Senhor. Devemos perceber que no tempo de Pedro e Paulo, a igreja já havia fracassado. Isso irá nos ajudar a entender os ensinamentos acerca da igreja nos primeiros três capítulos de Apocalipse. Por causa do fracasso da igreja, vemos que Cristo não é mais um Sacerdote intercessor, mas um Sacerdote que julga. A partir disso, entendemos que não há igreja perfeita hoje. Neste sentido, não tenhamos a vã esperança. Saberemos qual deve ser a nossa atitude para com a igreja. Todos os homens são falsos; somente Deus é verdadeiro.
Fonte: Texto extraído da revista THE CHRISTIAN – primeiro volume, escrito por Watchman Nee em 1925.
|
13 setembro, 2012
Refletindo...
Refletindo...
12 setembro, 2012
Refletindo...
O repouso do Senhor | |
O Senhor Jesus Cristo tem pleno cuidado de nós; ele conhece todas as nossas necessidades e sempre as supre. Se ele alimenta as aves do céu e veste as ervas do campo, quanto mais a nós? (Mat. 6:26; 28-30). Mas ele quer que aprendamos a descansar nele; que entremos em seu repouso. Por isso em 1ª Timóteo 2:1-3 o apóstolo Paulo nos aconselha que permaneçamos em constante oração para que vivamos quietos e repousadamente, porque isto é bom diante de Deus. Mas isto não é só um conselho do apóstolo, mas também um mandato de Deus, para que conheçamos que ele é Deus, e que está conosco (Salmo 46:10-11).
Hebreus nos fala sobre o povo do Israel, o qual Deus lhes negou a entrada no repouso por sua incredulidade e desobediência (Heb. 3:18-19); quer dizer, o não poder descansar em Cristo é uma conseqüência do nosso pecado de incredulidade. Se não aprendermos a descansar e a confiar no Senhor, é porque não cremos no Senhor; e, além disso, desobedecemos ao seu mandato de estar quietos e repousar nele. Só aqueles que crêem no Senhor são os que podem entrar em seu repouso. (Heb. 4:3a). Por isso aqui mesmo em Hebreus 4:1 também nos exorta a que tenhamos temor de Deus, para não acontecer que permanecendo ainda a promessa do seu repouso, alguns não a tenham alcançado. Porque, além disso, caímos em outro pecado: a falta de temor a Deus, e, além disso, nos leva a ser néscios, visto que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (Prov. 1:7). Em Mateus 15 é narrado a multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus mandou que a multidão se sentasse; e em seguida foram saciados. Primeiro o repouso, depois a plenitude. Igual no Pentecostes (Atos 2:1-2). Os discípulos, enquanto esperava a promessa, eles estavam sentados (em estado de repouso), então foram cheios do Espírito Santo. Este mesmo repouso é quando somos vencedores, não por nós mesmos, mas sim por Cristo, mas só quando descansamos nele. Em 2 Crônicas 20:16-17 o Senhor nos manda estar quietos na guerra, porque ele é quem peleja a batalha por nós. Por isso Isaías 30:15 nos diz que no descanso e no repouso seremos salvos. E em quietude e confiança estará a nossa fortaleza. Esta é a maneira de enfrentar qualquer situação que inquiete as nossas almas: descansando em Cristo (Salmo 62:5). Mas este não é um repouso qualquer, mas é um repouso consagrado ao Senhor, um repouso santificado (Jer. 17:21-22), pois Cristo é o nosso repouso e este repouso é sinal entre Deus e o seu povo (Êx. 30:13). Por isso este repouso é motivo de festa e regozijo no Senhor (Ester 9:17-18). Enquanto eu descanso, o Senhor supre todas as minhas necessidades. Por isso Hebreus 4:11 nos exorta a procurar entrar no repouso; e antes diz que "se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como no dia da provocação", pois o não entrar no repouso do Senhor é causa da nossa incredulidade, é motivo de desobediência, falta de temor, tolice e, além disso, provoca a ira do Senhor. Como Israel, que tentou o Senhor no dia da provocação, e jurou o Senhor em sua ira que não entrariam em seu repouso. E vagaram 40 anos no deserto.
Fonte: Contribuição recebia por e-mail
www.igrejaemuberaba.com.br
|
Refletindo...
Uma questão de visão... | |
Leitura bíblica: 2Co 3:13-18; 4:3-11,16-17
Um espelho reflete tudo o que contempla. Por isso quando estamos contemplando o Senhor o refletimos. Precisamos perceber que se desejamos viver no espírito, temos de estar fora da religião e temos de ser libertados de toda tradição. A religião é um problema real para as pessoas que buscam a Deus. Quem condenou Jesus à morte? Os religiosos judeus com o Velho Testamento nas mãos. Quem tem perseguido os seguidores do Senhor ao longo de toda a história da igreja? O povo religioso. Algumas vezes você pode ser seu próprio opositor por ser tão religioso. Em 2Co 3:16 diz nos que quando o coração "se converte ao Senhor,o véu é retirado." Se não tem andado, vivido, agido e se conduzido no espírito, você pode ter abandonado algumas tradições, mas vivendo em suas próprias tradições. Você pode ter abandonado uma religião somente para formar outra.Fora do espírito, mesmo você se torna uma religião. Existe também a religião autoconfeccionada. Um exemplo é você criar seus prórpios conceitos como achar que deve ir para terras estrangeiras para ser um missionário. Todos temos que ser libertados da religião."Ora o Senhor é o espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade" (2CO 3:17). A transformação provém do Espírito e não tem nenhuma relação com qualquer formalidade, religião,regulamentos,ensinamentos diferentes ou qualquer conhecimento pronto. Digo-lhe:não tente escapar do Senhor(Mt7:14).Precisamos perceber que não estamos em nossas próprias mãos.Ninguém sabe o que trará o amanhã.Não devemos temer. Se temos o tesouro dentro de nós,o destino deste é ser quebrado. Precisamos orar cabalmente a fim de cumprir o encargo de expressar o nosso tesouro interior através do Espírito.
(Adaptado do livro "Segunda Coríntios - A autobiografia de uma Pessoa no Espírito")
|
Pequena Chave Bíblica da Restauração.
A restauração da Igreja:
A história de Israel como um tipo da edificação, degradação e restauração da Igreja: Es 1:3-11; 1Co 10:6, 11. O começo, a peregrinação, a entrada em Canaã, o desvio, a divisão e o cativeiro - At 7:35-50; 1Cr 28:2-7; 5:13-14; 1Rs 11:9-13; 12:16-20; 2Rs 25:8-22. O retorno de Israel após 70 anos sob a liderança de Esdras e Neemias e a reconstrução do templo incentivada por Ageu e Zacarias - Es 1:1-3, 11; 2:1; Dt 12:5; Nm 2:11, 17; 6:16; 11:1, 2. A Igreja sofreu degradação. A restauração reveladas nas Epístolas - Tito, 2 Timóteo, 2João e Apocalípse.
A história da Restauração: Os mártires, Lutero, Guion, Zinzerdof, os morávios, W. Nee, W. Lee e Dong Yu Lan. Principais aspectos restaurados: A pessoa de Deus, de Cristo, a base da Igreja, a Economia de Deus, a Igreja, a edificação do corpo de Cristo e o Reino.
www.radioarvoredavida.net
A história de Israel como um tipo da edificação, degradação e restauração da Igreja: Es 1:3-11; 1Co 10:6, 11. O começo, a peregrinação, a entrada em Canaã, o desvio, a divisão e o cativeiro - At 7:35-50; 1Cr 28:2-7; 5:13-14; 1Rs 11:9-13; 12:16-20; 2Rs 25:8-22. O retorno de Israel após 70 anos sob a liderança de Esdras e Neemias e a reconstrução do templo incentivada por Ageu e Zacarias - Es 1:1-3, 11; 2:1; Dt 12:5; Nm 2:11, 17; 6:16; 11:1, 2. A Igreja sofreu degradação. A restauração reveladas nas Epístolas - Tito, 2 Timóteo, 2João e Apocalípse.
A história da Restauração: Os mártires, Lutero, Guion, Zinzerdof, os morávios, W. Nee, W. Lee e Dong Yu Lan. Principais aspectos restaurados: A pessoa de Deus, de Cristo, a base da Igreja, a Economia de Deus, a Igreja, a edificação do corpo de Cristo e o Reino.
www.radioarvoredavida.net
11 setembro, 2012
O Caminho...
O Caminho
"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida e são poucos os que acertam com ela (Mateus 7:13-14)."
O SENHOR é o Caminho à seguir.
O SENHOR te propõe um caminho, e você vagueia por ele, mas em meio ao caminho, começam a surgir dificuldades (pedras, no caminho) e isso precisa ser tirado antes que se torne pior do que era antes.
Mas muitas pessoas olhando essas dificuldades, voltam para um outro caminho, mas isso não vai solucionar o problema. Clame ao SENHOR, Ele não te deixará sozinho, Ele sempre estará te ajudando nas situações mais dificeis, e assim ele removerá a pedra, independentemente do tamanho dela.
O SENHOR é o Caminho à seguir.
O SENHOR te propõe um caminho, e você vagueia por ele, mas em meio ao caminho, começam a surgir dificuldades (pedras, no caminho) e isso precisa ser tirado antes que se torne pior do que era antes.
Mas muitas pessoas olhando essas dificuldades, voltam para um outro caminho, mas isso não vai solucionar o problema. Clame ao SENHOR, Ele não te deixará sozinho, Ele sempre estará te ajudando nas situações mais dificeis, e assim ele removerá a pedra, independentemente do tamanho dela.
A Necessidade do Homem: INVOCAR O NOME DO SENHOR
Invocar o nome do Senhor é a maneira mais simples e espontânea de entrar em comunhão com ele. Significa chamar, clamar ou bradar.
Esta prática teve início nos dias do patriarca Adão, quando a homem sentiu-se fraco, frágil e mortal. Em Gênesis 4:26 lemos:
A sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos: daí se começou a invocar o nome do SENHOR.
O nome significa a pessoa. Quando você chama alguém pelo nome ele reage. Se você disser: Oh! Senhor Jesus, de modo sincero, imediatamente a pessoa de Jesus estará disponível para você. O Senhor falou ao profeta Jeremias:
Invoca-me, e te responderei; anuciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jr. 33:3)
Davi certa vez afirmou:
Perto está o SENHOR de todos os que o invocam. (Sl. 145:18)
Invocar o nome do Senhor dever ser algo constante em nossa vida, seja na alegria, na tristeza ou na angustia. em Lamentações de Jeremias 3:55 encontramos:
Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome.
Salmos 116:3-4 fala:
Laços de morte me cercaram, e angustias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.
Na Bíblia encontramos personagens como Abraão invocando o nome do Senhor. Em Gênesis 13:4 está escrito:
... e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.
Paulo nos diz que Deus é rico e podemos tomar posse da sua salvação e riquezas ao invocarmos o nome do Senhor. Vejamos Romanos 10:12-12:
O mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Invocar o Senhor fará com que você experimente o Cristo maravilhoso, que é o Espírito que dá vida, do qual podemos sempre beber.
Pois assim está escrito: O primeiro homem, adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. (1Co. 15:45)
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (1Co 12:13)
Deus é Espírito, e esse Espírito é a água que tanto necessitamos beber. Podemos tirar águas das fontes da salvação todos os dias.
No íltimo dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. ( Jo 7:37-38)
Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. (Is 12:3-4)
Finalmente, chegará o dia em que todos os homens se renderão a Jesus, confessando que Ele é o Senhor.
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória Deus Pai. (Fp 2:9-11)
www.igrejaemrecife.com.br
Esta prática teve início nos dias do patriarca Adão, quando a homem sentiu-se fraco, frágil e mortal. Em Gênesis 4:26 lemos:

O nome significa a pessoa. Quando você chama alguém pelo nome ele reage. Se você disser: Oh! Senhor Jesus, de modo sincero, imediatamente a pessoa de Jesus estará disponível para você. O Senhor falou ao profeta Jeremias:
Invoca-me, e te responderei; anuciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jr. 33:3)
Davi certa vez afirmou:
Perto está o SENHOR de todos os que o invocam. (Sl. 145:18)
Invocar o nome do Senhor dever ser algo constante em nossa vida, seja na alegria, na tristeza ou na angustia. em Lamentações de Jeremias 3:55 encontramos:
Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome.
Salmos 116:3-4 fala:
Laços de morte me cercaram, e angustias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma.
Na Bíblia encontramos personagens como Abraão invocando o nome do Senhor. Em Gênesis 13:4 está escrito:
... e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.
Paulo nos diz que Deus é rico e podemos tomar posse da sua salvação e riquezas ao invocarmos o nome do Senhor. Vejamos Romanos 10:12-12:
O mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Invocar o Senhor fará com que você experimente o Cristo maravilhoso, que é o Espírito que dá vida, do qual podemos sempre beber.
Pois assim está escrito: O primeiro homem, adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. (1Co. 15:45)
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (1Co 12:13)
Deus é Espírito, e esse Espírito é a água que tanto necessitamos beber. Podemos tirar águas das fontes da salvação todos os dias.
No íltimo dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. ( Jo 7:37-38)
Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. (Is 12:3-4)
Finalmente, chegará o dia em que todos os homens se renderão a Jesus, confessando que Ele é o Senhor.
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória Deus Pai. (Fp 2:9-11)
www.igrejaemrecife.com.br
Refletindo...
Arrepender e pedir perdão | |
Tenho observado esses dois problemas na vida da igreja através dos anos. Quando certos irmãos ofendiam outros, não queriam arrepender-se e pedir perdão. Como resultado, ficavam fora da vida da igreja. Fora da vida da igreja, estavam fora do reino. Eu também via aqueles que estavam ofendidos e que não queriam perdoar quem os ofendeu. Eles também se mantinham fora da vida da igreja. Aparentemente aqueles que se arrependem e aqueles que não perdoam ou outros estão no reino. Na verdade, de acordo com a avaliação de Deus, eles não estão.
Sempre que uma igreja é recém-estabelecida, ela experimenta uma lua-de-mel. Durante a lua-de-mel, tudo é maravilhoso. Os irmãos e irmãs dizem: “Quão maravilhoso é estar na igreja! Estávamos espalhados e divididos nas denominações. Mas agora os resgatados voltaram ao lar. Louvado seja o Senhor por nos trazer de volta!” Contudo, à medida que o tempo passa, haverá ofensas. Na vida da igreja, simplesmente não podemos evitar ofender uns aos outros, pois estamos diariamente em contato uns com os outros. Podemos ofender os outros sem ter qualquer intenção de fazê-lo. Desde o dia em que comecei a ministrar até agora, nunca tive qualquer intenção de ofender alguém. Até tenho orado para que o Senhor me dê sabedoria para saber como agir entre o povo Dele. Mas não importa o quanto tenha orado ao Senhor a esse respeito, inconsciente e involuntariamente ofendi os outros. O mesmo é verdade na vida conjugal. Não creio que haja um casal que não tenha ofensas entre si. Ofensas são inevitáveis. Durante anos, visitei igreja após igreja. Todos numa igreja nova estavam contentes e todos os rostos sorrindo. Mas quando a revisitava dois anos mais tarde, via muitos rostos tristes ali. Particularmente, contatava alguns daqueles que pareciam os mais infelizes e perguntava o que acontecera com eles e porque estavam silenciosos nas reuniões. Eles me contavam sobre ofensas e os sentimentos de descontentamento em relação aos irmãos responsáveis e aos outros. Sempre que eu ouvia isso, orava desesperadamente pela igreja e dizia: “Senhor, a igreja simplesmente não pode prosseguir assim”. Então contatava os irmãos responsáveis e perguntava-lhes sobre a situação. Algumas vezes, eles diziam: ”Irmão Lee, esqueça aquela pessoa. Embora ela seja uma das primeiras na vida da igreja aqui, ofendeu quase todos”. Após ouvir isso, perguntava aos irmãos responsáveis se queriam perdoá-la. Em muitos casos não queriam fazê-lo. Assim, de um lado estava a falta de vontade de arrepender-se e, de outro, a falta de vontade de perdoar. Se tal situação continua, a vida da igreja está acabada. Os santos ainda podem se reunir e cantar alguns hinos, mas por causa das ofensas, do julgamento e da falta de vontade de arrepender-se ou perdoar, não há vida do reino naquele lugar. Deus, que vê todas as coisas, sabe o que está oculto sob a superfície da vida da igreja. Podemos nos reunir como igreja, mas entre nós pode não haver realidade da vida do reino. Por causa da falta de vontade de arrepender-se e perdoar, a vida do reino perece.
Fonte: Estudo-Vida de Mateus – W.Lee
|
Refletindo...
Andando sem tropeçar | |
Ele não permitirá que os teus pés vacilem. Salmos 121.3
Se o Senhor não permitirá isto, nem homens, nem demônios podem fazê-lo acontecer. Quão intensamente eles se regozijariam, se pudessem nos causar uma queda desastrosa, mover-nos de nossa posição e enterrar-nos sem deixarmos recordação! Eles seriam capazes de fazer tais coisas, para contentar seu próprio coração, se não houvesse apenas um obstáculo: o Senhor não permitirá. E, se Ele não o permitirá, nós não tropeçaremos. O caminho da vida é semelhante a viajar pelos Alpes. Caminhando pelas veredas das montanhas, uma pessoa está constantemente exposta aos deslizes de seus pés. Onde o caminho é mais elevado, a cabeça mostra-se propensa a sentir tonturas, e, deste modo, os pés logo escorregam. Existem lugares lisos como o vidro, e outros que são bastante ásperos, com muitas pedras soltas. Em qualquer desses lugares, uma queda é difícil de ser evitada. Aquele que, durante toda a sua vida, é capacitado a preservar-se de pé e a andar sem tropeços tem muitas razões para ser grato a Deus. Nenhum filho de Deus permaneceria de pé, por um momento sequer, diante de abismos, armadilhas, fraquezas físicas e inimigos sutis, se não fosse por causa do fiel amor de Deus, que não permitirá que os pés de seus filhos vacilem. Estou em pé, rodeado de armadilhas, Por tua mão sustentado e guardado. Tua mão invisível ainda me susterá E ao teu monte santo me levará. C.H.Spurgeon
www.igrejaemuberaba.com.br
|
A expansão do ministério de Espírito e vida.
Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim (Mc 1:38).
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1:8)
Mt 24:14; At 26:16-20
Muitas perseguições e mentiras surgiram contra nós, mas não vamos desanimar diante dessas coisas negativas. Por invocar o nome do Senhor, já estamos em mais de três mil cidades da América do Sul. Essa obra se expandiu para Europa, África, México e América Central.
Por muitos anos, era-nos muito difícil realizar a obra do Senhor na América do Norte. Havíamos planejado pregar o evangelho no México e preparar pessoas para, a partir dali, entrar nos EUA, mas vimos que não era tão simples assim. Todavia, recentemente, o presidente americano abriu as portas dos EUA para brasileiros e chineses, facilitando a concessão de vistos. Isso aconteceu no dia 20 de janeiro, justamente quando falávamos sobre esse assunto com um grupo de irmãos numa reunião no sul do país.
Nesse mesmo período havia alguns irmãos em Miami procurando um lugar para instalar um bookafé, isto é, um espaço agradável para acolher as pessoas e colocar à disposição delas o evangelho do reino por meio de livros espirituais. Enquanto oravam, o Senhor os levou a entrar em um restaurante chinês. Ali tiveram comunhão com o dono, que era um brasileiro, e falaram sobre a visão do reino e o encargo do bookafé. Ele ficou maravilhado e se prontificou a ajudá-los a encontrar um bom lugar. Assim, surgiu o primeiro bookafé nos EUA.
Graças o Senhor pelo ministério de João em sua maturidade, pelo ministério de Espírito e vida. O Senhor abriu-nos uma porta, agora levaremos o evangelho do reino também para os norte-americanos. Apesar de aquele país ter sido fundado por cristãos, a sociedade americana hoje está muito longe da Palavra de Deus; é por isso que o Senhor nos comissionou a ir até lá para restaurar as pessoas com o evangelho do reino, na esfera de Espírito e vida. Se o Senhor nos usar para fazer Sua obra naquele lugar, Sua volta estará mais próxima, pois essa é a promessa do Senhor: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24:14).
O Senhor nos abriu a porta e nós entramos, mas ainda precisamos de mais pessoas que tenham encargo pela pregação do evangelho do reino e que tenham disposição de migrar para outros países. Por isso encorajamos os irmãos, especialmente os jovens, para se levantarem diante do Senhor e serem aperfeiçoados no CEAPE – Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho – a fim de se tornarem colportores. Dessa forma muitos serão preparados e enviados para cooperar com o avanço da obra do Senhor nos Estados Unidos e em outros países.
Que sejamos fiéis ao chamamento que o Senhor nos fez! Que Ele nos conceda Sua graça para desempenharmos nosso ministério, a fim de apressarmos Sua vinda e introduzirmos Seu reino. Jesus é o Senhor!
08 setembro, 2012
Refletindo...
O corpo e a esposa de Cristo | |
A dimensão presente e a dimensão futura da igreja.
Aos olhos do Senhor, a igreja tem duas posições: com respeito a sua vida, a igreja é o corpo de Cristo, mas quanto a seu futuro, ela é a esposa de Cristo. Com respeito à unidade de Cristo e a igreja, a igreja é seu corpo; quanto à estreita relação entre Cristo e a igreja, a igreja é a sua esposa. Em qualquer lugar que a Palavra de Deus fala da unidade entre Cristo e a igreja, vemos a Cristo como a cabeça e a igreja como o seu corpo. Em qualquer lugar que a Palavra mostra diferença entre Cristo e a igreja, vemos à igreja como esposa de Cristo. A Adão e Eva lhes disse, com efeito, que os duas seriam «uma só carne», mas apesar disso eram duas pessoas; Deus seguiu lhes considerando como dois. Adão seguiu sendo Adão e Eva sendo Eva. Eles eram dois que se uniram para ser um. Esta também é a relação entre a igreja e Cristo. Um se converteu em dois, e dois se converteram em um. Quando Deus criou o homem, criou-o como homem e mulher. Eva nasceu de Adão, por isso é que ela e Adão eram um. Igualmente a igreja nasce de Cristo; por isso a igreja e Cristo também são um. Mas apesar de Adão e Eva existirem ao mesmo tempo, entre eles havia uma diferença: em relação à unidade eram um, mas no que diz respeito à pluralidade, distinguiam-se um do outro. Estas duas diferentes posições guardam relação com a diferença no tempo. Hoje a igreja é o corpo de Cristo, no entanto, no futuro será a esposa de Cristo. Hoje a igreja é o corpo de Cristo a fim de que por meio dela se manifeste a vida de Cristo. No entanto, o dia que a igreja tiver amadurecido em vida, Deus conduzirá a igreja a Cristo, e então se converterá na esposa de Cristo. Há pessoas que crêem que hoje em dia a igreja já é a esposa de Cristo, mas isto é incorreto. Tal coisa não pode ser. Se o Senhor Jesus ainda não é o marido, como é possível que a igreja possa já ser a sua esposa? Não, somente o dia em que a obra da igreja como corpo de Cristo for consumada, então Deus apresentará a igreja a Cristo e se converterá em sua esposa. Se nós contemplarmos o simbolismo de Gênesis 2, também podemos ver a relação entre o corpo e a esposa. Eva teve a sua origem na costela de Adão, deste modo se tornou corpo de Adão. Se para criar a Eva foi utilizada uma porção do corpo de Adão, então a posição dela era a do corpo de Adão. Mas uma vez que Eva foi formada, Deus a trouxe para Adão, e então se converteu na esposa de Adão. Esta é a relação entre o corpo e a esposa. Quando se faz referência que Eva nasceu de Adão, então isto significa que ela é o corpo de Adão; por outro lado, quando Eva foi apresentada a Adão e se converteu em sua ajudadora idônea, isto nos mostra que se converteu na esposa de Adão. O que saiu do corpo de Adão é o corpo de Adão, e o que foi apresentado a Adão é a sua esposa. Só o que procedia de Adão podia ser a ajudadora idônea de Adão. O que não procedia de Adão jamais poderia ser sua ajudadora idônea. Daí que quando lhe foram apresentadas todas as aves do céu Adão não tomou nenhuma delas como ajudadora idônea, pois elas não procediam dele. E quando compareceu perante ele todo o gado, Adão também não tomou a nenhum, também porque nenhum procedia dele. O mesmo aconteceu com os outros animais. Sua procedência não era correta. Se tudo aquilo não procedia de Adão, não podia ser sua ajudadora idônea. Então, o que podia ser a ajudadora idônea de Adão? Eva! Também Eva foi trazida diante de Adão da mesma forma que foram as aves do céu, os animais do campo e o gado, mas entre a Eva e eles existia uma diferença fundamental: eles não procediam de Adão. Se Eva é a única que procedia de Adão, ela era a única que era qualificada para poder ser a esposa de Adão. Ela saiu dele e retornou para ele. O que saiu dele é o seu corpo; o que lhe foi devolvida é a sua esposa. Somente o que sai de Cristo pode retornar a Cristo. O que não vem de Cristo jamais pode retornar a Cristo. O que não vem de Cristo jamais pode voltar para Cristo. Somente o que vem do céu pode voltar para o céu. Se nós não viemos do céu, não estaremos em condições de retornar para lá. O lar é o lugar da nossa procedência. Quando dizemos que fomos para casa, estamos dizendo que retornamos ao lugar de onde tínhamos vindo. Somente o que veio do céu pode retornar ao céu. Somente o que veio de Adão podia retornar para Adão. Adão só pôde aceitar aquilo que era dele mesmo. Isto é um símbolo que mostra que Cristo só aceitará o que provém dele mesmo. Somente aqueles que procedem de Cristo podem voltar para ele. Somente aqueles que recebem a sua vida podem ser aceitos por ele. Há pessoas que pensam que devem pôr a disposição do Senhor tudo o que têm e são. Mas Deus não pode aceitar nada do que lhe é oferecido por uma fonte humana. Deus não pode aceitar ou utilizar nada que provenha do próprio homem. Entre os cristãos — particularmente entre os fervorosos – é cometida uma falta grave. Eles crêem que oferecendo ao Senhor tudo o que têm, incluindo as suas capacidades e talentos, tudo estará em ordem. No entanto, temos que pensar nisto: que Cristo só aceitará o que provém dele mesmo. Ele não aceita nada do que provém do homem. Talvez você diga: Mas não houve um Paulo entre os apóstolos? Ele não era muito instruído? Não era um homem de grande inteligência? Aqui não deveríamos esquecer as palavras que Paulo falou de si mesmo: «Pois me propus nada saber entre vós coisa algum senão a Jesus Cristo, e a este crucificado. E estive entre vós em fraqueza, e muito temor e tremor; e nem a minha palavra nem a minha pregação foi com palavras persuasivas de sabedoria humana, mas com demonstração do Espírito e de poder…» (1ª Coríntios 2:2-4). Nós damos graças a Deus porque na igreja pode haver homens inteligentes e eloquentes, mas a inteligência de origem natural e a eloquência de origem natural, na igreja não têm nenhum valor espiritual. Na igreja só uma coisa é aceitável: aquilo que provém de Cristo. Só o que vem de Cristo pode voltar para Cristo. O material com que deve ser edificada esta esposa é o próprio Cristo. Sobretudo temos que nos fixar em uma coisa: só o que vem de Cristo tem algum grau de valor ou utilidade espiritual na igreja. Deus jamais utiliza a velha criação para levantar a nova criação. De igual maneira, Deus nunca utiliza algo que provém do homem para erigir aquilo que é de Deus. Nós nunca podemos aproveitar coisas da carne para produzir coisas espirituais. O Senhor Jesus nos disse: «O que é nascido do Espírito, é Espírito». É possível que algo nascido da carne possa converter-se em Espírito? Não! «O que é nascido da carne, é carne». Todos os assuntos estão relacionados com o tema da procedência. Se nós quisermos saber se o resultado será espiritual, só temos que perguntar se a origem é espiritual. O Senhor Jesus disse: «O que é nascido do Espírito, é Espírito». Nós não podemos utilizar nada da carne para com isso produzir algo espiritual. A mensagem que brota do intelecto não produz mais que conhecimentos. A obra realizada estimulando as emoções só pode dar lugar a atos emotivos. Só uma obra feita com o Espírito pode produzir Espírito. Aqui não se trata de saber se a meta ou a intenção são corretas, mas sim do ponto de partida. O homem sempre pensa que se o objetivo for bom todo o resto também será bom. Mas Deus não só pergunta se o objetivo é bom, ele também pergunta como as coisas estão sendo feitas. Talvez alguém diga: «Eu sou do Senhor, e a obra que faço é para a igreja» – seja uma obra de salvar almas, algum trabalho espiritual ou uma obra para estender o reino de Deus – «eu tenho colocado nisso todas as capacidades e inteligência, não vai ser bom?». Contudo, aqui também vale dizer: as capacidades naturais e a inteligência do homem – aquilo que ainda não foi tratado pela cruz – não tem nenhuma utilidade espiritual. O Senhor disse: «O que é nascido da carne, é carne». Por isso não basta perseguir uma meta espiritual, mas o desenvolvimento (o processo) também tem que ser do Espírito. O método tem que proceder do Espírito, mas também o homem mesmo tem que proceder do Espírito. Só o que procede do Espírito Santo pode ser espiritual. Só o que saiu de Adão pôde voltar para Adão. Primeiro teve que ser o corpo de Adão, e só depois pôde se tornar a esposa de Adão. Assim também nós: primeiro temos que ser o corpo de Cristo e então poderemos retornar a Cristo como esposa. Cremos que neste assunto estamos tocando a realidade espiritual. O que ele exige é isto: que tudo provenha de Cristo, que tudo tenha nascido do Espírito. Portanto todo cristão tem que desejar a vida do corpo. Se nós não procurarmos a vida do corpo (de Cristo) tampouco podemos aspirar à vida de esposa. Não creiam que não tem importância o que experimentamos ou não da vida do corpo, no futuro também teremos a vida da esposa. Vivemos hoje vagamente e sem meta? Então jamais chegaremos a conhecer a vida de esposa. Todo cristão tem que conhecer o corpo de Cristo. Aos olhos de Deus, o corpo de Cristo é aquilo ao qual devemos aspirar. Não podemos viver simplesmente como indivíduos. Temos que andar junto com outros filhos de Deus. Um cristão tem que ver que ele é simplesmente um membro de todo o corpo. Ele não é unicamente um cristão entre muitos outros: ele também é um membro. Como membro, ele tem que viver com muitos outros cristãos tendo para com eles uma reciprocidade apoiada em uma relação do corpo. Quando nós conhecermos a vida do corpo iremos notar que um cristão verdadeiramente não pode viver um só dia sem o Senhor Jesus, nem tampouco pode viver um só dia sem outros cristãos. Sem o Senhor Jesus não pode existir. Deus quer um corpo, não um montão de cristãos soltos e isolados. O que Deus deseja é uma Eva completa; não uma mão aqui e um pé ali. Ele tem que obter uma Eva como um ser completo, só assim lhe será de utilidade. Ele não pode servir-se de uma que seja incompleta. Ele quer um novo ser, um ser coletivo. Por este motivo tem que desaparecer tudo o que seja desunião e individualismo. Isto de estar separados não é simplesmente algo externo; é um problema do nosso coração (um problema de base). Martin Lutero dizia: «O Papa maior não vive em Roma, mas em nosso próprio coração». Nós temos que reconhecer que o nosso maior obstáculo para a vontade de Deus não são as separações externas, mas nós mesmos, estas pessoas isoladas que não conhecem a vida do corpo. Sobre este ponto temos necessidade de duas revelações diferentes: 1° Temos que ver que o corpo é um. 2° Tenho que ver que eu sou uma parte dele (eu sou um membro desse corpo). Quando reconhecemos que o corpo é um, nunca mais seremos divisivos. Quando nós reconhecemos que como membros só somos uma parte de todo o corpo, nunca mais nos atreveremos a nos justificar a nós mesmos, nem pensaremos que como membros soltos nós poderíamos ser uma unidade em si. Só o conjunto de todo o corpo pode representar uma unidade. Como membros soltos, nós somos muito pequenos, muito insignificantes. Oh, que o Senhor conceda nos libertarmos do nosso individualismo! Cristo ama a Igreja Agora vamos ler Efésios 5:28-29. «Assim também os maridos devem amar as suas mulheres como aos seus próprios corpos. Aquele que ama a sua mulher a si mesmo se ama. Porque ninguém aborreceu jamais a sua própria carne, mas a sustenta e a cuida, como também Cristo à igreja». Por que os maridos devem amar as suas mulheres? Porque amar as suas mulheres significa que eles amam os seus próprios corpos. As pessoas sempre alimentam e cuidam do seu corpo, e Cristo faz exatamente o mesmo quando alimenta e cuida da sua igreja. Aos olhos de Cristo a igreja é o seu próprio corpo, osso dos seus ossos e carne da sua carne. Estes versículos nos mostram que a igreja é o corpo de Cristo e que hoje a Sua tarefa para com a igreja consiste em sustentá-la e cuidar dela, pois a igreja é ele mesmo. Visto que nós, todos os que nascemos de Cristo, certamente ele nos alimentará e cuidará. Nós sabemos o quanto nos alimentamos e cuidamos bem de nós mesmos. De igual maneira Cristo nos sustentará e cuidará de nós. Que ninguém jamais aborreceu a sua própria carne, isto é um fato. Quando um homem normal machuca uma mão logo trata essa mão com muito cuidado. Caso tenha ferido um pé, então cuida muito bem dele. As pessoas alimentam-se e cuidam de si em todo momento. Assim também Cristo ama a igreja, porque a igreja é ele mesmo. Leiamos Efésios 5:25-27: «Maridos amai a vossas mulheres assim como Cristo amou à igreja e se entregou a si mesmo por ela para santificá-la, havendo-a purificado na lavagem da água pela palavra, a fim de apresentar-lhe a si mesmo, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga nem coisa semelhante, mas fosse santa e sem mancha...». Estes três versículos falam da igreja como a esposa de Cristo. As palavras «a fim de apresentar-se a si mesmo uma igreja gloriosa», traz diante dos nossos olhos a cena quando Deus apresentou Eva a Adão. Da mesma maneira Cristo tomará a igreja e a apresentará a si mesmo. No entanto, esta «apresentação» ainda está no futuro. Hoje a igreja ainda não alcançou esta posição. Hoje Cristo faz a sua obra na igreja passo a passo até chegar o dia em que possa apresentá-la a si mesmo. Em outras palavras, estes versículos 25-27 falam do caminho que vai da Salvação até o reino de Deus. Passo a passo agora a igreja está sendo preparada de maneira que naquele dia Cristo possa apresentá-la a si mesmo. Por que aqui diz: «havendo-a purificado»? Porque agora estamos em Efésios 5 e não em Gênesis 2. A maior revelação de Deus quanto à igreja nós achamos na epístola aos Efésios. O extraordinário desta epístola é que ela não começa com a salvação dos pecadores, mas que nós fomos escolhidos na eternidade «antes da fundação do mundo». Romanas 1 fala primeiro do pecado, da maneira como nós pecávamos e como fomos salvos. Efésios 1 ao contrário começa pela eternidade e mostra como nós fomos escolhidos já antes da fundação do mundo. Só no capítulo 2 chega a mencionar o assunto do pecado. A epístola aos Efésios revela duas linhas: alguém se estende da eternidade até a eternidade; a outra, desde a queda do homem até a sua salvação. Na epístola aos Efésios nos é revelado algo grandioso. Ali vemos como a igreja nasce de Cristo, como ela foi escolhida antes da fundação do mundo, e como na eternidade ela manifestará a glória de Cristo pelos séculos dos séculos. Mas ao mesmo tempo a epístola também nos mostra que a queda do homem é um fato, que o homem peca também é um fato, e finalmente que a presença de nossa vida natural é outro fato. Por isso no capítulo 5 diz que Cristo irá nos purificar pela lavagem da água pela Palavra até que sejamos santificados. Ele quer nos restaurar até que estejamos à altura da vontade eterna de Deus. Por outro lado temos que aprender a reconhecer que nós não somos mais que um grupo de pecadores que fomos salvos por graça e que temos necessidade da «lavagem da água pela Palavra». Necessitamos da sua vida mediante a sua palavra; isto nos santifica e nos restaura para o mais alto grau. Que o Senhor nos conceda a sua graça para que possamos alcançar este grau! Fonte: Watchman Nee (1903-1972). |
O nosso ministério e o mover do Espírito.
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia (2 Co 4:16)
1 Co 4:6-16; 9:1-2; 2 Co
12:11-13, 15
Enquanto estava vivo, o
irmão Lee restringia muito a vinda de obreiros dos EUA para a América do Sul.
Certa vez, um cooperador o procurou e disse que tinha encargo de vir para o
Brasil. O irmão Lee já havia percebido que a obra aqui foi iniciada pelo
Espírito Santo, e como ele era cheio de sabedoria, respondeu: “Ah, muito bom!
Mas, primeiramente siga o irmão Dong, aprenda com ele por um ano, depois
vocêpoderá fazer a obra”.
Mas, como o inimigo é sutil,
ao ver nossa fidelidade ao Senhor e nossa perseverança na prática de Sua
Palavra, suscitou inveja em algumas pessoas que decidiram se opor, de forma
implacável, à obra do Espírito em nosso meio. Esse grupo passou a fazer duras
críticas a nós para tentar causar divisão nas igrejas. Mas o Senhor nos tem
sustentado ao longo dos anos. Esperamos que as pessoas que agiram e agem dessa
forma se arrependam diante do Senhor e também se ocupem com coisas que edificam.
Que, assim como nós, também procurem praticar a Palavra e fazer a vontade de
Deus e não seguir seus próprios conceitos e suas tradições.
Mesmo diante das pressões, das
perseguições, das injustiças cometidas contra nós por pessoas invejosas e
ciumentas, não desanimamos. Não importa o que eles falam de nós. Prosseguimos
positivamente com o encargo que o Senhor nos deu. Por invocar o nome do Senhor
Jesus, Deus passou a usar-nos mais. Temos ido e enviado colportores – irmãos que
atuam na divulgação e distribuição da palavra impressa – para diversos países a
fim de pregar o evangelho do reino. Por isso, não vamos parar para discutir com
aqueles que querem nos distrair, fazendo oposição a nós. Vamos seguir o Senhor
por onde quer que Ele vá! Aleluia!
Assinar:
Postagens (Atom)