28 março, 2012

Deixar todo tipo de fermento

O alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hb 5:14)

Mt 16:12; Mc 8:15; 1 Co 5:7-8; Gl 5:9



Em Mateus 16 lemos: “Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão. E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão” (vs. 5-7).
Jesus, contudo, não se referia à falta de pão nem à questão da comida, mas a que se acautelassem dos ensinamentos dos fariseus e saduceus (v. 12). A preocupação de Jesus era que Seus discípulos não se contaminassem com esses ensinamentos.
Quando o fermento é colocado na farinha, leveda toda a massa, tornando-a mais fácil de comer (Gl 5:9). O Senhor desejava que eles entendessem que as palavras dos fariseus e saduceus eram muito bonitas, fáceis de aceitar, contudo tinham fermento.
Precisamos ser muito simples: nosso “pão” só deve ter vida, nada deve ser acrescentado a ele. Embora o acréscimo do fermento deixe mais brandas as palavras da Bíblia, isso poderá diluir e alterar seu verdadeiro significado. Em toda a Bíblia vemos a reprovação do Senhor quanto aos muitos tipos de fermento, como os ensinamentos dos herodianos e de Jezabel, que não agradavam a Deus (Mc 8:15; Ap 2:20, 24).
Depois que os discípulos entenderam a questão do fermento, Jesus os levou para um lugar chamado Cesareia de Filipe, onde havia uma atmosfera límpida e livre da contaminação do fermento da religião que imperava em Jerusalém. Em Cesareia de Filipe, os discípulos poderiam ouvir a Palavra do Senhor e ganhar Sua revelação, sem a influência da religião degradada.
Hoje, conosco, pode ocorrer algo semelhante se estivermos cheios do fermento da religião, formatados de velhos conceitos e ensinamentos religiosos: não conseguiremos receber aquilo que o Senhor realmente deseja falar-nos. Precisamos ser levados para um lugar sem contaminação, sem poluição, para entender o que o Senhor quer dizer-nos. Para isso precisamos deixar de lado todo fermento acrescentado à Palavra de Deus, inclusive o que associa igreja a um local de reuniões.
A vontade de Deus é que comamos alimento sólido, sem fermento (1 Co 5:7-8; Hb 5:14). Por isso nosso desejo deve ser sempre receber a Palavra do Senhor, deixando de lado todo fermento, doutrinas ou ensinamentos que não estejam conforme Seu propósito.


Nenhum comentário: