18 março, 2012

O velho homem já foi crucificado.

O Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. (Jo 10:17-18a). Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:6)

Jo 10:17-18a; 19:30, 32-34; Rm 6:4-5, 8; 2 Co 5:17a

Por meio do Espírito da realidade, João se lembrou do que ele próprio viu na crucificação do Senhor Jesus e por fim testificou o que os seus olhos viram. Segundo seu relato, João viu que o Senhor primeiramente morreu, rendendo Seu espírito, e depois, quando o soldado Lhe feriu o lado, é que o sangue e a água saíram (Jo 19:30, 32-34). Isso é diferente do nosso conceito antigo de que o Senhor Jesus primeiro derramou o sangue e depois morreu.
Essa ordem: morrer e depois verter o sangue, tem grande significado espiritual. Por meio de entregar sua vida primeiro (Jo 10:17-18a), o Senhor crucificou com Ele o nosso velho homem. Em Romanos 6:6 lemos: "Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos". O fato de o Senhor ter morrido antes de derramar Seu sangue é uma forte indicação de quão importante era para Ele lidar com o nosso velho homem primeiro.

Nós somos pecadores, por isso cometemos pecados desde a infância. Portanto a fonte dos pecados é o velho homem. Quando Jesus morreu, nós, pecadores, morremos com Ele (Rm 6:4-5, 8). Uma vez que nós morremos, o nosso velho homem morreu também. Dessa maneira, a fonte dos nossos pecados - o nosso velho homem, a nossa alma e os seus feitos - foi crucificada (Cl 3:9). Depois que o problema da fonte foi resolvido, Ele verteu Seu sangue para nos purificar de todo pecado.

Por isso Paulo diz: "Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura" (2 Co 5:17a).

Nenhum comentário: