02 março, 2012

Um coração sensível à vontade de Deus

Dar-Ihes-eí um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne (Ez 11:19)
Ez 36:26; Mt 3:16; 24:51; 25:30; 1 Co 3:15

Por termos nascido de Deus, já recebemos Sua vida, de modo que, mesmo que o Senhor não nos aprove no tribunal de Cristo, não seremos lançados no lago de fogo, mas passaremos pela disciplina do reino. Deus disciplina o filho a quem ama (Hb 12:6-7). Isso significa que, mesmo quando fracassamos, Deus, como Pai, continua a nos amar e não desiste de nós. Por isso os filhos de Deus que forem reprovados serão lançados fora da presença do Senhor, onde haverá choro e ranger de dentes (Mt 8:12; 22:13; 24:51; 25:30). Essa disciplina os fará amadurecer de maneira forçada (1 Co 3:15).
Deus, porém, nos ama sobremaneira, por isso deseja algo bem melhor para nós. Sua intenção não é nos disciplinar por ocasião do julgamento, mas amolecer nosso coração, para que hoje nos arrependamos, deixando de lado a vida da alma (2 Pe 3:9b).

Certa vez, um irmão me confessou que tinha o coração duro como pedra, comparando sua situação àquela mina subterrânea do Chile na qual os mineiros ficaram presos por um longo período de tempo. A rocha ali existente era muito dura e difícil de ser perfurada, até mesmo por brocas feitas de diamante. Mesmo após uma rocha ser partida, aparecia outra embaixo, e o serviço de perfuração parecia não ter fim. O irmão desabafou que seu coração era desse jeito. Quando uma "rocha" era perfurada, logo aparecia outra.

Essa situação não é vivida somente por esse irmão, mas por todos nós. Para resolver esse tipo de problema, o conhecimento bíblico sobre a vontade de Deus não é suficiente. Podemos conhecer a Bíblia, mas ainda precisamos adotar a prática de negar a nós mesmos, nos arrependendo e confessando nossos pecados e falhas. Isso fará com que a "rocha" seja perfurada e removida. Quando, diante da luz que recebemos na comunhão com o Senhor, percebemos nossa dureza e a rejeitamos, pedindo a Ele que nos dê um coração "de carne", isto é, um coração sensível à vontade de Deus e ao sentimento do Espírito, Ele tem caminho em nós.

Vamos permitir que o Senhor inscreva Suas palavras em nosso coração e as imprima em nossa mente, nos ensinando a andar em Sua presença, pois Ele é o nosso Deus e nós somos o Seu povo. Cada um de nós precisa conhecê- Lo de uma maneira íntima, a tal ponto que Ele se agrade do nosso coração e nos aprove em Seu reino.

Nenhum comentário: