13 março, 2012

Uma mudança de mente.


Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2)

Mt 3:2; 16:24; Rm 8:6

As semanas anteriores deste volume abordaram a morte de João Batista e também o milagre da multiplicação de pães e peixes realizado pelo Senhor Jesus. Vimos ainda que o Senhor esteve com Seus discípulos por três anos e meio, nos quais aproveitava as situações corriqueiras diárias para aperfeiçoá-los. Suas atitudes diante das diferentes circunstâncias que Lhe surgiam eram como lições de como se deve viver pelo espírito. Semelhantemente, também devemos extrair lições de vida de cada porção da Palavra e praticá-Ias no nosso dia a dia.
João Batista foi o precursor do Senhor Jesus; ele veio da linhagem dos sacerdotes, entretanto abandonou as práticas tradicionais do sacerdócio judaico. Quando iniciou seu ministério, ele proclamava: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mt 3:2). O arrependimento não é apenas lastimar-se do passado, mas é principalmente ter uma mudança de mente, ter uma nova maneira de pensar.
Romanos 8:6 diz: "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz". Ou seja, se colocamos os nossos pensamentos nas coisas da carne, o resultado é morte, mas, se colocarmos a mente no Espírito, o resultado será vida e paz. Por isso precisamos voltar a nossa mente para o Espírito.
Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, de modo que o homem se tornou alma vivente. A alma humana é composta de três partes: mente, vontade e emoção, sendo que a mente é a sua parte mais importante, aquela que o orienta.
Devido ao fato de o pecado ter entrado na raça humana, corrompendo-a, por completo, Deus não tem prazer na mente caída do homem. Assim, nossa alma precisa da transformação que ocorrerá à medida que colocarmos a nossa mente no Espírito. Essa é razão de o Senhor insistir em nos iluminar quanto à necessidade de negar a nós mesmos a fim de segui-Lo (Mt 16:24). Quanto mais negamos a vida da alma, nosso ser caído, mais a vida de Deus é acrescentada a nós.

Nenhum comentário: