24 abril, 2012

Davi representa todos os pecadores

Não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:22b-23)

1 Sm 18:5; 24:10; 2 Sm 11:15; Rm 3:23

Davi foi escolhido por Deus para ser rei de Israel. Na juventude, ele era pastor e cuidava das ovelhas de seu pai, enquanto seus irmãos mais velhos participavam do exército de Israel. Ainda assim, ele já havia experimentado o livramento do SENHOR, quando no campo feriu e matou um leão e um urso para proteger o rebanho.

Conforme o registro de 1 Samuel 17 os filisteus estavam em guerra contra o povo de Israel, governado na época pelo rei Saul. Dentre eles, havia um gigante chamado Golias, que afrontou os exércitos de Israel por vários dias seguidos. Ninguém do povo tinha coragem de enfrentá-lo. Davi estava no campo de batalha para entregar alimentos aos seus irmãos, quando ouviu os insultos proferidos por Golias, e disse: “Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (v. 26).

As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que mandou chamá-lo. Davi se dispôs a enfrentar o filisteu, confiante de que o Senhor o livraria das suas mãos, como de fato ocorreu. Ele não usou armadura nem lança, mas escolheu cinco pedras lisas do ribeiro. Embora Golias zombasse dele e o desprezasse, Davi o enfrentou em nome do SENHOR, lançando uma pedra que o atingiu e matou. Após essa vitória, os homens de Israel foram encorajados, perseguiram e feriram os filisteus, despojando seus acampamentos.

Davi respeitava a Saul, sob cujas ordens passou a fazer parte do exército de Israel. Ele logrou muitas vitórias. Davi se conduzia com prudência (1 Sm 18:5), mas ainda assim o seu sucesso nas batalhas despertou a inveja de Saul, que deixou de vê-lo com bons olhos. Essa inveja o levou a querer eliminar Davi. Ele, por sua vez, temia a Deus e, mesmo perseguido por Saul, jamais o feriu (24:10); antes, o honrava.

O próprio Davi foi coroado rei, se fortaleceu e venceu muitas batalhas porque o SENHOR era com ele (2 Sm 5:10). Porém, numa ocasião em que deixou de sair para a guerra, cobiçou a esposa de Urias, chamada Bate-Seba, e cometeu adultério com ela. Isso possivelmente aconteceu porque ele estava ocioso quando deveria ter saído para as guerras. Bate-Seba engravidou, o que revelaria o pecado de adultério, porque seu marido estava na batalha (11:4-5). Diante disso, Davi tentou encobrir o pecado, mandando trazer Urias para casa. Ele, porém, era um soldado fiel e não voltou para a própria casa.

Davi ainda encobriu o pecado, tramando a morte de Urias (vs. 15, 17). Sob sua ordem, Urias foi colocado na frente mais forte da peleja e morreu. Davi, então, se casou com a viúva, Bate-Seba. Ele cometeu pecados graves: cobiçar, adulterar e matar, e isso desagradou a Deus. Podemos assim dizer que Davi representava todos os pecadores, porque todos temos a mesma natureza pecaminosa e todos pecamos (Rm 3:23).

Nenhum comentário: