24 abril, 2012

Jesus, como Filho de Davi, recebeu o castigo de Deus em nosso lugar.

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.                 (2 Co 5:21)

Is 53:5; Jr 31:34b; Mt 26:28; Rm 6:8

O Senhor Jesus, segundo a carne, veio da descendência de Davi (Rm 1:3). Como sabemos, Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria. A narrativa do Seu nascimento está registrada em Mateus 1:18-21: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

Nisso consiste o primeiro aspecto do evangelho de Deus: o Pai nos revelou o Filho como um homem concebido pelo Espírito Santo em Maria. Sendo um homem, o Senhor Jesus tinha a vida humana em um corpo de carne e sangue, com a semelhança do pecado, mas sem pecado. Assim, Ele pôde morrer na cruz e derramar Seu sangue para a remissão dos nossos pecados (Mt 26:28).

Como vimos, Davi representa todos os pecadores, e o Senhor foi chamado de Filho de Davi, por ser proveniente de sua linhagem. Esse fato tem grande significado, indicando que o Senhor Jesus se identificou com toda a humanidade pecadora. Na cruz, Ele tomou sobre si todas as nossas transgressões e em Sua morte recebeu o castigo de Deus em nosso lugar (Is 53:5; Mt 27:46). Ó Senhor Jesus! Que graça!

O primeiro aspecto do evangelho é grandioso. Ele apresenta as boas-novas de Deus para o mundo. Nós cometemos os pecados, mas o Senhor Jesus, que não conheceu pecado, foi julgado em nosso lugar. Em Seu corpo Ele tinha apenas a forma do homem pecador, mas sem a natureza pecaminosa, assim como a serpente de bronze tinha a forma do réptil, mas sem o veneno.

A morte redentora do Senhor nos trouxe vida e Seu sangue precioso nos justificou diante de Deus. Quando cremos no Senhor, somos salvos, pois nos unimos a Ele em Sua morte. Isso significa que nossa união com Cristo implica reconhecermos que a morte Dele na cruz também é a nossa (Rm 6:8).

Graças ao Senhor por Sua morte redentora! Por meio dela, fomos salvos da condenação, libertos do velho homem e da carne pecaminosa. Além disso, pelo derramamento do sangue de Cristo em nosso favor, fomos perdoados e purificados dos pecados cometidos no passado. Dessa forma, somos justos diante de Deus, como se nunca tivéssemos pecado (Jr 31:34b). Que salvação!

Nenhum comentário: