31 julho, 2012

Para Meditar.


Uma tríplice transformação

Na criação do homem, Deus usou o pó da terra: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7). Nesse contexto, podemos ver o primeiro passo para o cumprimento do plano de Deus – a criação do homem.
De posse do homem criado, Deus intentava concluir Seu plano, porém um fato ocorreu – a queda do homem. Isso retardou a vontade de Deus. Ao vermos o chamamento de Pedro no Novo Testamento, percebemos que o Senhor Jesus aponta para o homem como uma pedra. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). O nome Pedro (no grego, Petros) significa pedra ou homem-pedra. Para Deus poder Se trabalhar nesse homem-pedra, fez-se necessário mais um passo em Sua administração – a redenção providenciada pelo Filho. A redenção tornou possível o trabalhar do Espírito Santo no homem.
O apóstolo Pedro percebeu que nós somos materiais para a edificação de Deus: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). O próprio Senhor Jesus fora comparado com a pedra fundamental (cf. Isaías 28:16), a pedra de remate (cf. Zacarias 4:7), a pedra angular (cf. Salmos 118:22; Mateus 21:42; Atos 4:11; 1 Pedro 2:7).
A Bíblia ainda nos revela a terceira etapa do cumprimento de Sua administração – a transformação. Os materiais usados na edificação da nova Jerusalém são todos preciosos (cf. Apocalipse 21:11, 18 - 21). Por esse prisma, percebemos uma tríplice transformação: na criação, somos pó; com a redenção, fomos chamados pedras vivas; por fim, pela transformação que a vida de Deus opera em nós, atingimos um estado de pedras preciosas. Essa é a consumação do plano de Deus. Ele não quer nos melhorar exteriormente, mas Seu intento é transformar-nos por meio da infusão de Sua vida em nós. Assim, não mais seremos pó, seremos materiais preciosos que servirão para a edificação do edifício de Deus – a nova Jerusalém. Que todos nós estejamos debaixo do trabalhar de Deus até alcançarmos essa maravilhosa transformação!

Nenhum comentário: