13 agosto, 2012

Amadurecer para reinar com Cristo.

Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
(Mt 16:26).
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (2 Co 5:10)

Mt 16:24-25; Jo 3:16; 5:24; 10:28-29; 1 Co 3:12-15; 1 Pe 1:6-9; 4:12-13
Árvore da vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário

Deus tem para o homem uma importante comissão: governar o mundo que há de vir (Hb 2:5). Para isso, depois de crer no nome do Senhor Jesus e nascer de novo, ainda precisamos permitir que a vida divina cresça em nós, e isso acontece à medida que negamos a nós mesmos (Jo 1:12; 3:3-5; 12:24-26; cf. Mt 16:24-26). Sem o acréscimo da vida de Deus, não seremos aprovados no tribunal de Cristo.
Todos os que cremos em Cristo e fomos regenerados compareceremos perante o Seu tribunal para receber segundo o bem ou mal que tivermos feito por meio do corpo, isto é, de acordo com o crescimento em vida e a obra que cada um fizer (2 Co 5:10; Mt 25:1-30). Todavia, caso sejamos reprovados naquele dia, não seremos lançados no lago de fogo, pois o tribunal de Cristo não será para julgar se alguém tem a vida eterna ou se perecerá eternamente, mas para avaliar se os filhos de Deus ganharão o galardão ou se precisarão ser disciplinados (1 Co 3:12-15).
A salvação do nosso espírito é eterna, segura e eficaz (Jo 3:16; 5:24; 10:28-29), desde quando cremos no Senhor Jesus e, de coração, invocamos Seu nome (Rm 10:13). Ela é pela graça e não por nossas obras (Ef 2:8). Contudo, a fim de reinarmos com Cristo durante mil anos (Ap 20:6), nossa alma também precisa ser salva. Para que isso ocorra precisamos cooperar, uma vez que quanto mais negarmos a nós mesmos nesta era, mais cresceremos e amadurecemos na vida divina e esse amadurecimento nos qualificará a governar o mundo que há de vir.
Se não houvermos amadurecido o suficiente por ocasião da vinda do Senhor, ainda teremos a oportunidade de passar pelo calor do fogo, que nos obrigará a amadurecer durante o milênio. Somente após passar por essa disciplina, estaremos aptos a fazer parte da nova Jerusalém, por toda a eternidade futura. Esse “amadurecimento forçado” é semelhante ao utilizado para as frutas que ainda estão “verdes”, deixandoas em um local abafado e relativamente quente por um determinado período de tempo.
Se, porém, desejamos ser aprovados naquele dia, nossa alma precisa passar hoje pela prova do fogo, pelo sofrimento necessário para haver purificação e salvação (1 Pe 1:6-9). Portanto, é importante entendermos que A prova do fogo ardente que intitula a mensagem desta semana se refere ao sofrimento necessário nesta era para purificar nossa alma, para salvá-la, visando ao nosso amadurecimento para reinarmos com Cristo na era vindoura (4:12-13).
Diante disso, precisamos verificar nossa condição espiritual: se ainda estamos “verdes” ou se já amadurecemos o suficiente. Se formos sinceros e tivermos nosso coração voltado ao Senhor, perceberemos que ainda necessitamos negar a nós mesmos e ceder mais espaço à vida de Deus. Todavia é incomparavelmente melhor passar pela prova do fogo ardente hoje, escolhendo negar a vida da alma desde já, do que sermos surpreendidos com a disciplina do Senhor diante de Seu tribunal e termos de passar pelo fogo durante o reino milenar.

Nenhum comentário: