13 agosto, 2012

Estudo Biblico...

Servir conforme a determinação de Deus

Semana 1 – Domingo

Leitura bíblica: Gn 4:2-5, 8; 8:21; Sl 23:2; 1 Co 5:6; Hb 9:22; 11:4

Ler com oração:

Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala (Hb 11:4).


 
SERVIR CONFORME A DETERMINAÇÃO DE DEUS

Depois de expulsos do jardim, Adão e Eva tiveram dois filhos. O mais novo, Abel, começou a criar ovelhas, e o mais velho, Caim, foi lavrador (Gn 4:2).

Aconteceu que, no fim de uns tempos, ambos trouxeram uma oferta ao Senhor. Abel provavelmente deve ter percebido pelo testemunho de seus pais que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9:22), por isso ofereceu das primícias de seu rebanho e da gordura deste. Caim, por sua vez, trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Sabemos que Deus agradou-se de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou (Gn 4:4-5). Vejamos por que a oferta de Abel foi aceita.

Para se oferecer uma ovelha, primeiro deveria haver o derramamento de sangue; depois havia necessidade de retirar sua pele; por fim tirar a gordura e queimá-la. O sangue derramado é para resolver o problema dos nossos pecados. A pele representa Cristo como nossa cobertura para justificação. E a gordura, ao ser queimada, produz uma fumaça que sobe para Deus como um suave cheiro (8:21), simbolizando que Deus nos reconciliou Consigo. Foi por isso que Deus se agradou da oferta de Abel (4:4).

Ao contrário deste, Caim foi trabalhar no solo (v. 3). Um lavrador trabalha na terra antes mesmo de o sol sair, e, ainda com o sol a pino, continua trabalhando. Caim escolheu esse caminho e ofereceu do fruto de seu labor a Deus, achando que Ele certamente o aceitaria. Essa é a maneira de o homem natural pensar. Todo homem quer servir a Deus e servi-Lo da melhor maneira, entretanto, se não viver no espírito, Deus não aceitará sua oferta, como não aceitou a de Caim (v. 5).

O serviço de Abel, que pastoreava as ovelhas, era mais tranquilo. Ele não precisava acordar muito cedo, pois as ovelhas não podem comer a pastagem úmida de orvalho, uma vez que provoca indigestão. Abel precisava esperar o sol sair e secar o pasto. Esse não é um trabalho árduo, pois um pastor de ovelhas não precisa cortar o capim nem levar água para as ovelhas. O salmo 23 fala que o pastor leva as ovelhas onde há pasto e depois as deixa descansar junto às aguas (v. 2). O pastor de ovelhas não precisa fazer nada, fica sentado esperando e desfrutando Deus.

Ao ver seu irmão, Caim deve ter imaginado: “Estou suando ao sol e você descansando”, e possivelmente concluiu: “Meu irmão vive tão tranquilo, enquanto eu estou trabalhando duro. Certamente Deus vai agradar-se de mim e do suor de meu trabalho”. Caim não entendia que Deus deseja que o homem O sirva segundo Sua determinação.

Abel foi aceito porque ofereceu segundo a determinação de Deus. Ele criava ovelhas somente para ofertar a gordura, a parte mais rica da ovelha, para Deus. A oferta dele tinha o sangue, a pele e a gordura, por isso ele obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas (Hb 11:4).

Caim ficou insatisfeito porque Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a sua (Gn 4:5). Ele não entendia por que, com seu labor, não podia agradar a Deus, e seu irmão, com uma vida mais tranquila, podia. Isso fez com que ficasse insatisfeito com Deus. Como resultado de servi-Lo na alma, Caim irou-se sobremaneira, e descaiu-lhe o semblante, pois não compreendia como o fruto de seu esforço não fora aceito por Deus. Pior ainda, além da insatisfação, teve ciúmes de seu irmão e o matou (v. 8). Essa é a história de alguém que vive na alma.

O homem guarda insatisfação, a qual, se não for controlada, irá crescer. Na igreja, muitas vezes você é ajudado pelos irmãos e às vezes um irmão o corrige e mostra o que não está bem em você. Se você é uma pessoa acostumada a viver pela vida da alma, em lugar de aceitar essa ajuda como benefício, começa a argumentar, a justificar-se e a ficar insatisfeito. Isso é resultado da sua alma. Se você não lidar com essa insatisfação, ela irá desenvolver-se e, como um fermento colocado na farinha, fermentará tudo (1 Co 5:6).

Que o Senhor nos guarde do orgulho, da insatisfação e de servi-Lo segundo nossa própria maneira e opinião. Sejamos simples como Abel e sirvamos a Deus conforme o que Ele determinou. Amém!

Ponto-chave: Servir a Deus conforme Sua determinação.

Leitura de apoio:“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 1 – Dong Yu Lan.
“Os perigos do lado bom da alma” – cap. 2 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário: