15 agosto, 2012

O que está por trás do lado bom da vida da alma.


Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia          (Jó 42:3)


Gn 4:3-5; Mt 16:21-23
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário

A vida da alma de Pedro se manifestou principalmente quando tentava fazer o bem. Em Mateus 16:21-23, vemos que Pedro começou a reprovar o Senhor, quando Ele disse que Lhe era necessário seguir para Jerusalém, sofrer, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro disse ao Senhor que tivesse compaixão de Si mesmo, pois isso de modo nenhum Lhe aconteceria. No lugar de Jesus, nós provavelmente aprovaríamos a atitude de Pedro. Essa é uma visão superficial da situação. Muitas vezes expressamos nossa opinião segundo o lado bom de nossa vida da alma e não segundo a vontade de Deus.
O Senhor, porém, era fiel à vontade de Deus Pai acima de tudo e reconheceu que Satanás estava utilizando a emoção de Pedro para impedi-Lo de realizá-la. Quem imaginaria que as palavras amorosas de Pedro eram um obstáculo para a vontade de Deus? Se o Senhor tivesse dado ouvidos a ele e não tivesse sido crucificado e morto, não teríamos a redenção nem a igreja seria gerada. Assim, o propósito de Deus em salvar o homem e prepará-lo para reinar seria prejudicado. Esse era o intento de Satanás, e, foi por isso, que o Senhor disse a Pedro: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (v. 23).
O mesmo que aconteceu com Pedro pode ocorrer conosco, porque a alma possui dois aspectos: o bom e o mau. A parte má da vida da alma nós facilmente percebemos e rejeitamos, porque ela nos leva diretamente ao pecado. A parte boa, por outro lado, não é notada com facilidade, pois diz respeito até mesmo ao nosso serviço a Deus. Por exemplo, quando Caim apresentou uma oferta ao Senhor, ele o fez segundo o esforço proveniente da alma. Ao ser rejeitado, entristeceu-se. Quando Deus o aconselhou sobre o que deveria fazer, Caim não se arrependeu. Pelo contrário, aquele que parecia tão bom em sua alma, tornou-se mau, a tal ponto que assassinou seu irmão, Abel (Gn 4:3-5).
Como a vida da igreja é seguir o Senhor, devemos negar não somente a parte má da vida da alma, mas também a parte boa, pois ambas têm a mesma origem: Satanás. No registro da experiência de Pedro, o Senhor repreendeu Satanás, pois a origem daquela boa atitude era satânica. De fato, tudo o que é produzido pela vida da alma, seja bom ou mau, tem origem em Satanás. Daí a importância de negarmos o ego, tanto naquilo que se inclina para o pecado, como naquilo que produz coisas boas, mas que impedem que a vontade de Deus se cumpra. Isso é o que devemos praticar, não somente nas reuniões da igreja ou quando estamos envolvidos no serviço a Deus, mas em todo o tempo, principalmente na vida familiar e social.

Nenhum comentário: