19 agosto, 2012

Ofertar e dar fruto.



Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam  (Mt 6:19-20)

At 4:33-37; 2 Co 9:7; Fp 1:5; 4:15-16; 1 Pe 4:12
Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Alimento Diário

O fogo ardente do Espírito serve para eliminar as impurezas do nosso coração (1 Pe 4:12). Em Mateus 13, nosso coração é representado por um tipo de solo no qual crescem espinhos que sufocam a palavra em nós plantada. A respeito desse solo, o Senhor explica: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (v. 22). O coração que se encontra sobrecarregado, com as preocupações mundanas e as riquezas materiais, é o resultado de se viver debaixo do controle da vida da alma. Nessa situação, a Palavra de Deus é “sufocada” e não conseguimos produzir fruto.
A fascinação das riquezas se refere às oportunidades que o mundo oferece para investirmos nosso dinheiro. Enquanto muitos almejam lucrar financeiramente no mundo de hoje, o Senhor nos mostra que devemos juntar tesouros no céu (6:19-20). Não precisamos nos preocupar com coisa alguma, pois Ele tem cuidado de cada uma de nossas necessidades (1 Pe 5:6). Sendo assim, temos a liberdade de ofertar nossos bens em favor da vontade do Senhor.
No livro de Atos há o registro de vários cristãos que, ao se converterem, venderam seus bens e depositaram o valor aos pés dos apóstolos (4:33-37). Nós também, ainda hoje, devemos ter um coração que não se apega às riquezas, mas deseja ofertar com alegria. Nossa oferta deve ser segundo o que estiver proposto em nosso coração e não apenas para as necessidades internas da igreja; ela também deve cooperar para a divulgação da Palavra e para a propagação do evangelho do reino, possibilitando que a Fé alcance muitas pessoas (2 Co 9:7; Fp 1:5; 4:15-16). Sem essas ofertas, muitos irmãos não seriam alcançados pela Palavra que promove a Fé e o crescimento espiritual.
Além disso, quando ofertamos, permitimos que o fogo do Espírito seja aplicado em nosso coração, eliminando todos os “espinhos” que sufocam o nosso serviço a Deus e, por fim, fazendo-nos uma boa terra frutífera para Deus. Graças a Deus, temos a oportunidade de ofertar, o que nos leva a negar a vida da alma e cooperar com o Senhor na propagação do evangelho em toda terra, preparando-nos para reinar no mundo que há de vir.

Nenhum comentário: