16 agosto, 2012

Para Meditar...

O evangelho que gera vida

Leitura bíblica: Mt 13:1-9


Ler com oração:
Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus (Lc 8:11
).

O EVANGELHO QUE GERA VIDA

Vimos ontem que o surgimento da porção seca de terra, no terceiro dia da criação, está relacionado com a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após Sua morte. Somente após a terra emergir é que foi possível o surgimento da vida.

A importância da terra para o aparecimento e crescimento da vida foi muito bem ilustrada pelo Senhor Jesus, quando proferiu a parábola do semeador que lançou suas sementes sobre diversos tipos de terra (Mt 13:1-9).

O primeiro tipo de terra sobre a qual a semente caiu era a que estava próxima a um caminho. O tráfego de pessoas e animais tornou aquele chão muito duro, e as sementes não puderam germinar. Dessa forma, ficaram expostas e foram comidas pelas aves.

Outra parte das sementes caiu em um solo pedregoso, onde a terra era pouca. A escassez de terra impede a retenção de água e, por isso, as sementes não conseguiram desenvolver-se e ter raízes. Nesse processo, a água se refere às águas do segundo dia – águas de cima. Somente quando há água na terra a vida pode ser produzida.

Outra parte caiu entre os espinhos e pôde crescer só até determinado ponto, visto que os espinhos cresceram mais e a sufocaram, impedindo-a de frutificar.

Uma parte das sementes, contudo, caiu em boa terra, que produziu fruto em abundância. Desse modo, podemos ver a grande importância que a terra tem para a produção da vida. Se a terra não for adequada, as plantas não crescem, mas, se ela for boa, há pleno desenvolvimento e frutificação.

No quarto dia da criação, Deus criou os luzeiros: o sol, a lua e as estrelas. A luz do sol era essencial para que as plantas criadas no dia anterior florescessem e frutificassem. Portanto a luz do quarto dia se refere à luz da vida; quando temos essa luz, nosso viver produz frutos (Jo 8:12). Por meio da luz do primeiro dia a vida pode ser gerada. Podemos aplicar isso à luz que recebemos ao ouvir o evangelho da graça e ao crer. Todavia, para que a vida divina cresça em nós, precisamos estar constantemente debaixo da luz da vida que recebemos por meio do evangelho do reino.


Ponto-chave: Permanecer sob a luz.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Qual é a importância da terra no processo de recriação de Deus?
Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.


www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: