22 janeiro, 2013

A salvação resultante do nome do Senhor.


Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos        (At 4:12)



At 1:14; 2:15-17, 21, 32-36; 4:2-4



Alimento Diário, Árvore da Vida, Vida para todos, Dong Yu Lan, Bookafe, ceape



Em Atos 2:21 percebemos como é preciosa a prática de invocar o nome do Senhor. Quase três mil pessoas foram salvas e batizadas no dia de Pentecostes, invocando o Seu nome. Mais tarde, em Atos 4 vemos que o número de cristãos subiu a quase cinco mil. Como tantas pessoas poderiam ser salvas ao mesmo tempo? Porque naquela época, eles anunciavam que não havia salvação em nenhum outro nome (vs. 2-4, 12).

Além disso, eles também encorajavam o povo a ser
batizado, pois isso tinha por objetivo esclarecê-lo de que Deus não aceita a nossa vida da alma, o nosso velho homem. Dessa maneira, aqueles judeus convertidos não somente invocaram o nome do Senhor, mas eram batizados e começaram a negar a si mesmos, vivendo a vida da igreja.

Só podemos ser utilizados por Deus para desempenhar esse ministério, como Pedro o foi no dia de Pentecostes, se negarmos a vida da alma. Ele, mais os onze, haviam perseverado unânimes em oração por dez dias (1:14). Além disso, os apóstolos também haviam aprendido alguma lição de negar a si mesmos. Assim, a vida de Deus foi dispensada a eles e o Espírito de poder os revestiu, capacitando-os a executar a obra do ministério. Naqueles dias os apóstolos testificaram com ousadia que Jesus Cristo é o Senhor (2:32-36).

Antes do testemunho de Pedro, não havia clareza entre os judeus sobre quem era Jesus. Eles o haviam crucificado há cinquenta dias. Mas, no dia de Pentecostes, quando ouviram os cento e vinte galileus falando em várias línguas as grandezas de Deus, não compreenderam imediatamente, e chegaram a pensar que eles estavam embriagados. Mas Pedro disse-lhes que na verdade eles estavam cheios do Espírito conforme havia profetizado Joel (vs. 15-17).

O objetivo das manifestações exteriores do Espírito, em Atos 2, era que todos viessem a ouvir as palavras ministradas por Pedro. Em seu discurso, ele testificou que Jesus era o Messias aguardado pelos judeus e que a maneira mais prática de obterem a salvação seria crer e invocar o Seu nome (v. 21). Nesse contexto, Pedro os conduziu ao arrependimento. Quando os judeus se arrependeram e invocaram o nome do Senhor, foram salvos. Aleluia!




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net

Nenhum comentário: