10 janeiro, 2013

Seguir Aquele a quem amamos.

Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará (Jo 12:25-26)

Jo 21:15-19b; Rm 8:9, 11; 2 Co 3:17

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape

Após terem se alimentado, o Senhor perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (Jo 21:15). Essa pergunta que o Senhor fez a Pedro é bastante significativa. De fato, Ele estava perguntando se Pedro O amava mais do que todas as coisas, até mais do que os meios de obter sustento. Pedro afirmou que amava o Senhor, ao que Ele disse: “Apascenta os meus cordeiros”. O Senhor fez a pergunta novamente e Pedro afirmou que O amava. Então Ele lhe disse: “Pastoreia as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, o Senhor refez a pergunta, ao que
Pedro respondeu, entristecido: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo”. E o Senhor lhe disse: “Pastoreia as minhas ovelhas” (vs. 16-17).


Pedro havia se entristecido porque teve a impressão de que o Senhor não dava crédito às suas palavras. Na verdade, com isso o Senhor queria mostrar que ele não deveria valorizar mais a pesca do que a comissão que havia recebido. Embora, no passado, Pedro houvesse sido um exímio pescador, tendo obtido sustento a partir dessa habilidade, ele havia deixado tudo para seguir o Senhor. Evidentemente, a presença física do Senhor não mais o acompanharia, mas Seu cuidado amoroso, por meio do Espírito, sim. Agora o Senhor novamente estava chamando Pedro para segui-Lo.


Ao aplicarmos essa lição em nosso viver, somos levados a verificar como está nosso coração. Será que amamos mais os meios de obter sustento do que ao Senhor? Muitas vezes temos a oportunidade de ruminar a Palavra quando nos encontramos com os irmãos, mas preferimos falar de outros assuntos: negócios, automóveis, salário, bens etc. Deveríamos aproveitar as oportunidades que o Senhor nos dá para ruminar e digerir Sua Palavra. Infelizmente, parece que, após ouvirmos ou lermos a Palavra, a deixamos de lado e passamos a pensar e cuidar de nossos próprios interesses. Isso é um desperdício. Devemos dar prioridade ao Senhor e à Sua vontade; do contrário, estaremos despreparados para Sua vinda.


Quando nos sentimos livres para tomar nossas próprias decisões à revelia da vontade do Senhor, é porque ainda somos espiritualmente imaturos. Foi o que o Senhor disse a Pedro em João 21:18-19b: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres [...].Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me”. Isso não significa que Pedro só seria conduzido quando fosse idoso fisicamente, e sim que, com o crescimento de vida no espírito, ele não mais agiria por conta própria, pois iria negar mais a si mesmo.


Agora o Senhor já se tornou o Espírito e está em nós (2 Co 3:17; Rm 8:9, 11). Desse modo, não podemos andar da maneira como queremos; é o Espírito que nos conduz. Quando somos imaturos, não gostamos de ser restringidos em nossa vida da alma. Mas, com o amadurecimento, negamos a nós mesmos, pois essa é a única maneira de seguir Aquele a quem amamos (Jo 12:25-26).



Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamosEscrito por Dong Yu Lan


Nenhum comentário: