10 janeiro, 2013

O último ministério: espírito e vida.

Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna (1 Jo 2:24-25)


Jo 3:3-5; 6:63; 14:16-17, 26; 21:21-22


alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape

Pedro deveria ter acatado logo as palavras do Senhor, mas ainda se preocupou com o que aconteceria com aquele que estava ao seu redor. Por isso, vendo que João O seguia, perguntou a Jesus: “E quanto a este?”. O Senhor lhe respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (Jo 21:21-22).Ao contrário do que entenderam os discípulos, o Senhor não havia dito que João não morreria, mas Suas palavras indicavam que seu ministério permaneceria até a Sua volta.

Após a ascensão do Senhor, os apóstolos saíram a pregar o evangelho. Os principais dentre eles, como Pedro e Paulo, por exemplo, foram perseguidos e martirizados pelos romanos. João, por não possuir tanto destaque, foi apenas exilado na ilha de Patmos, ou seja, sua vida foi poupada.

Durante os vinte anos em que João permaneceu preso, o Espírito lhe revelou muitas coisas, pois ele vivia e andava no espírito. Ele também se lembrou das palavras ditas pelo Senhor Jesus durante os três anos e meio em que O acompanhou. Pela soberania de Deus, João amadureceu, tendo recebido revelação para escrever o evangelho e as epístolas. A ele foi revelado que, quando estamos no espírito, temos comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo (1 Jo 1:3). Essa é a riqueza do Espírito: Nele, não temos acesso somente ao Espírito Santo, mas também a Deus Pai e ao Senhor Jesus. Graças a Deus, no exílio João teve o tempo necessário para receber revelação, passando a desempenhar seu importante ministério: revelar-nos que precisamos do Espírito para ter a vida divina e que é por meio dessa vida que podemos fazer a vontade de Deus e entrar em Seu reino (Jo 3:3-5; 6:63; 14:16-17, 26).

Os outros três evangelhos registraram a obra do Senhor Jesus na terra. O Evangelho de Mateus enfatiza o Senhor como Rei, dando destaque para o reino dos céus. Como Mateus desempenhava a função de coletor de impostos, ele tinha conhecimento acerca de como funcionava a administração e a autoridade de um reino. Ele foi escolhido especialmente pelo Senhor para registrar as palavras concernentes ao reino dos céus.

No Evangelho de Marcos, vemos como o Senhor, em Sua obra, curou enfermidades e expulsou demônios, ajudando os pobres e se compadecendo deles. Marcos enfatiza o Senhor como Aquele que veio servir, operando milagres e sinais diante do povo. O Evangelho de Lucas, por sua vez, tinha por objetivo apresentar um relato ordenado dos acontecimentos protagonizados pelo Senhor Jesus. Para isso, Lucas ouviu testemunhas oculares e ministros da Palavra. Como resultado dessa investigação, seu evangelho destaca a humanidade virtuosa do Senhor.

Todos esses três registros são importantes, mas apenas eles não apresentam de modo completo o significado da obra do Senhor na terra. Por esse motivo, foi necessário que o Espírito levantasse, por último, o ministério do apóstolo João.

Escrito por Dong Yu Lan

Nenhum comentário: